É quase uma unanimidade apontar os botequins cariocas como uma marca do  Rio de Janeiro. Mas como esquecer das casas de suco? A fachada colorida, as frutas expostas decorando o balcão. Elas se espalham pela cidade, cada bairro tem a sua e todo morador tem sua preferida. Se permitir conhecer algumas das mais famosas (há as que ganharam filiais em diferentes regiões) e tradicionais é programa dos mais prazerosos.

Balada Mix

A casa era das mais tradicionais, mas chamava atenção pelas misturas caprichadas de suco e os sanduíches bem feitos. No fim de 2002, ganhou visual moderno, decoração colorida, e um cardápio que foi muito além do suco e inclui sanduíches elaborados, carnes e saladas. Hoje conta com uma série de casas pela cidade, em bairros como Leblon e Barra da Tijuca.

Bibi Sucos

SUCOS

Começou com uma loja de esquina no Leblon, com mesinhas espalhadas pela calçada e hoje tem 12, em bairros como Jardim Botânico, Botafogo, Copacabana e Tijuca. Tem visual surfista e 44 sabores  de sucos, dos tradicionais laranja e limão a mais exóticos como de berinjela, mangaba, blueberry, carambola, umbu e graviola. Você ainda pode inventar misturas mais criativas, acrescentando alguns acompanhamentos, como água de coco, aveia, gengibre, hortelã, sorvete e iogurte.

BB Lanche 

Uma referência quando o assunto é casa de sucos. Localizado no Baixo Leblon, o BB Lanches participa da badalação da região e é point de quem volta da noitada. Inaugurado em 1964, passou por uma reforma em 2010 e ganhou um visual mais moderno, sem se descaracterizar. Uma lista caprichada de bons sucos, além de sanduíches e salgados.

Polis Sucos

15/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Polis Sucos - Foto de Berg Silva / Studio Bs

Criada em 1958, tem fama de ser a primeira casa de sucos da cidade. Por lá, só suco feito com fruta, nada de polpa congelada, por isso, o cardápio varia de acordo com a época do ano. Conta com lojas em Ipanema e Barra da Tijuca, sem mesinhas por perto. É para pedir o seu suco e degustar em pé no balcão, com as frutas como cenário.