Por Laura Souza

O inverno veio com tudo esse ano e diminuiu consideravelmente a temperatura no Rio. Os cariocas ficam divididos: há quem não goste, há quem adore. Para dar mais motivos para quem já curte e para conquistar o coração dos amantes do sol, o Rio Book fala um pouco sobre as delícias de Visconde de Mauá.

paisagem2

Localizada em uma área de proteção ambiental no alto da serra da Mantiqueira, no eixo Rio-São Paulo, a região tem como atividade principal o turismo, oferecendo para seus visitantes uma grande variedade de estabelecimentos com conforto e sofisticação, como ótimas pousadas, bares e restaurantes. Distrito do município de Resende, Visconde de Mauá atrai por suas belezas naturais, principalmente de vales, cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas.

Para quem decidir subir a serra e curtir o cenário bucólico, aí vão algumas dicas para montar seu próprio roteiro e aproveitar tudo que Visconde de Mauá proporciona!

CACHOEIRAS
A água limpíssima e cristalina ganha destaque. Já são mais de 100 cachoeiras catalogadas e as principais ficam em um circuito de fácil acesso, não sendo necessário guia nem longas caminhadas para realizar o passeio. Nesse inverno, para quem não gosta muito de água gelada, a atração fica por conta da beleza deslumbrante e do contato com a natureza. O passeio vale, nem que seja para colocar os pés na água e tirar uma foto!

Cachoeira do Escorrega
É um programa obrigatório, pois é o cartão postal de Visconde de Mauá! Tem fácil acesso, principalmente para quem fica hospedado nos arredores da Maromba – dá para ir caminhando. Após uma forte tempestade em 1966, uma única placa de rocha fez o leito do rio, permitindo um deslizamento perfeito que desemboca em uma piscina natural profunda. É um tobogã natural esculpido pela natureza!

Cachoeira-do-Escorrega-em-Visconde-de-Maua
Cachoeira do Escorrega

Poção da Maromba
O Poção tem 7 metros de profundidade. Para os radicais, um lugar reservado para saltos de uma pedra de 8 metros de altura. Para aqueles que dispensam o salto, uma trilha para entrar nas piscinas naturais sem precisar pular.

Cachoeira da Santa Clara
Essa é uma das mais altas e mais conhecidas da região. Uma piscina natural após a queda d’água possibilita um mergulho tranquilo ou a prática do rapel.

 

PASSEIO A CAVALO
Uma cavalgada é um passeio diferente, que proporciona conexão com a natureza. Existem vários pontos de locação, desde “pangarés” até cavalos de raça, e diversos tipos de roteiros. Você poderá escolher desde uma visita para conferir o visual das Agulhas Negras até uma cavalgada para as Cachoeiras da Prata, com duração de aproximadamente 5 horas, incluindo tempo livre para um mergulho na cachoeira.

cavalgadas

 

TRILHAS E CAMINHADAS
Outra maneira de conhecer a região: andando. Para isso, existem várias trilhas, de diferentes graus de dificuldade, intensidade, tempo e rotas. A maioria atravessa rios e cachoeiras. Uma das mais famosas é a que une Visconde de Mauá ao Pico das Agulhas Negras. Aberta ao público, a trilha começa na cachoeira do Escorrega ou no vale do Pavão e tem alto grau de dificuldade. Muito verde, canto dos pássaros e paisagens de tirar o fôlego são as recompensas do passeio.

pico das agulhas negras
Pico das Agulhas Negras

 

LUGARES PARA COMER
Rosmarinus
A descrição soa como um quadro. É um belo casarão vermelho, de estilo rústico, às margens do rio Preto. O salão é aconchegante, com lareira silenciosa e luz de velas à noite. O lugar é perfeito para encontros a dois – mas grupos maiores também são bem-vindos. Da cozinha, saem especialidades vindas das águas locais – como a truta Visconde de Mauá – e da horta orgânica própria, além do confit de pato com molho de amoras e batatas douradas. Só delícias!

Informações do Local:

Estrada Mauá-Maringá, Km 1 – Visconde de Mauá

24 3387-1550


Terças: 19h às 22h. Quartas, Quintas, Sextas e Sábados: 13h às 22h. Domingos: 13h às 17h.

Babel Restaurante
Eles se definem como uma cozinha contemporânea, criativa, miscigenada, aberta a todas as línguas, onde simplicidade, poesia e requinte são o prato principal. Dois chefs são os donos do Babel. Eles realizaram o sonho de ter um restaurante em um sítio, com produtos frescos e da estação, misturando gastronomia e as flores e os verdes de Visconde de Mauá. O lugar é lindo e os pratos são de comer com a boca e com os olhos!

BABEL - Filé Vale do Pavão
Filé Vale do Pavão
Informações do Local:

Vale do Pavão, s/n – Visconde de Mauá

24 99999-8121


Café Maringá Bistrô
O ambiente agradável é um local de encontro para um almoço gostoso, um lanche ao entardecer ou um jantar romântico. As delícias vêm da gastronomia local, com ingredientes produzidos na região, que conferem mais leveza ao pratos. Tudo isso ao som de blues, jazz, bossa e rock’n’roll, sem deixar os velhos clássicos de fora. Um lugar charmoso, com boa comida e boa música!

Informações do Local:

Alameda Gastronômica Tia Sofia, Vila de Maringá – Visconde de Mauá

24 3387-1314


Segunda a domingo, de 12 às 22 horas

Fotos: divulgação