Por Laura Souza

Um dos principais eventos de arte da América Latina volta ao Rio para reunir importantes colecionadores, galerias e artistas e apresentar projetos curatoriais diferenciados. A Feira Internacional de Arte do Rio apresenta sua sétima edição, tendo nada menos que a Marina da Glória como palco. Até domingo, 17, será possível ver obras de grandes mestres e o trabalho de novos artistas em uma seleção especial das principais galerias do país e do mundo.

artrio 17 montagem
Montagem da ArtRio na Marina da Glória

Mas não é somente no evento que a ArtRio incentiva a cultura. Durante todo o ano, contribui de forma ativa para o sucesso da cadeia produtiva da arte, através do apoio a exposições, destacando novas galerias, estimulando o colecionismo, a formação de público e a promoção de artistas jovens. Também são promovidas ações como ciclos de palestras, ArtRio Social, doação de obras de arte para museus, prêmio para jovens artistas, vídeos de arte brasileira, além de um portal de notícias totalmente dedicado à área. A Feira é o ápice de todas essas ações, funcionando como uma ferramenta na construção de um legado artístico para o público carioca e brasileiro.

A novidade desta edição é a parceria com o Club Hippo e o chef Ricardo Lapeyre. Um menu especial para o evento será servido até sábado e o chef conta para o Rio Book o que preparou.

lapeyre

Rio Book: Como foi desenvolver esse menu em homenagem ao ArtRio? 
Ricardo Lapeyre: Fizemos pelo menos quatro testes por prato, trabalhamos bastante as montagens. São três pratos:  boudin de cavaquinha com linguado, cordeiro em croûte e uma charlotte revisitada, de pera com chocolate branco. Usamos sempre algum ingrediente nacional e tentamos valorizar os produtores locais e pequenos o máximo possível.

RB: Você acha que arte e gastronomia se relacionam?
RL: Apesar de considerar os chefs de cozinha artesãos e não artistas, acho que os dois tem uma proximidade grande. Na época em que era chef do Laguiole,  no MAM, sempre fazia pratos inspirados nas exposições, isso trouxe esse universo da arte para perto da minha cozinha.

RB: Como a gastronomia pode incentivar a busca pela arte?
RL: Com ações como essa, por exemplo. Acredito na gastronomia como expressão cultural e assim como arte ou outras expressões culturais devemos sempre incentivar essas proximidades.

hippo artrio2
Charlotte de pera e chocolate branco no menu ArtRio para o Club Hippo

Para saber mais sobre a ArtRio e a Feira Internacional de Arte do Rio, conhecer os expositores e as galerias participantes e acompanhar todas as notícias, acesse o site e acompanhe pelas redes sociais.

Informações do Local:

Avenida Infante Dom Henrique, S/N – Glória

3114-7808


De 14 a 16 de setembro, das 14h às 21h. 17 de setembro, das 14h às 19h

Fotos: divulgação