Por Laura Souza

Para divulgar e homenagear a cultura japonesa, conectando os descendentes com as tradições de seus antepassados e apresentando-as para os curiosos – moradores do Rio ou turistas –, a Associação Nikkei do Rio de Janeiro (NIKKEIRJ) realiza nesse final de semana a 16ª Festa do Japão.

O evento será realizado em volta do prédio da Administração do Parque do Flamengo e contará com diversas atrações, gastronomia e venda de produtos japoneses. O público poderá conferir apresentações de taiko (tambores) e de artes marciais (judô, sumô, aikido e karatê), mostras de ikebana, origami, oshiê e shodô, shows com canções japonesas com o cantor Nobuhiro Hirata e com o conjunto japonês de rock J. Coração, além dos tradicionais cosplays.

A culinária japonesa, além de muito rica, já conquistou os brasileiros há algum tempo. Lá estarão disponíveis pra degustação os já conhecidos yakisoba e hot filadélfia, karê, guioza, harumaki, tempura, temaki, banana caramelada, vários tipos de sushis, obentô, entre outros. Para quem gosta mais da versão brasileira, os espetinhos de alcatra, a linguiça no pão e os salsichões matam a fome. Para beber, além de água, refrigerante, muito saquê, caipisakê e cerveja Kirin Ichiban.

A Festa do Japão está no Calendário Oficial do Município. No entanto, para quem vai sentir saudades até a próxima edição, nada melhor que levar um mimo para casa. Os visitantes poderão escolher entre produtos orientais, doces japoneses, artesanato, kimonos, artigos de animê, chaveiros, bijuterias, equipamentos de massagem e muito mais. Sayonara!

Informações do Local:

Parque do Flamengo, altura da Rua Corrêa Dutra, na Rua Praia do Flamengo

2556-9010


19 de agosto (sábado), das 17h às 23h / 20 de agosto (domingo), das 10h às 18h

Foto: Divulgação.