Quem conhece bem o Rio de Janeiro sabe como o carioca acha a Barra da Tijuca longe. O problema na verdade não é a distância, mas o trânsito, que faz com que uma ida ao bairro seja sinônimo de horas dentro do carro. No ano que vem tudo conspira para que este cenário mude definitivamente. Isso porque o metrô vai chegar à Barra em meados de 2016. Mas, mesmo antes disso, a cara do inicinho do bairro, local onde se instalará a estação subterrânea, já mudou. As duas principais ruas da região, a Olegário Maciel e a Érico Veríssimo, ganharam uma série de novos estabelecimentos gastronômicos. Virou um point, com restaurantes, cafés, boulangerie e lanchonetes.

Boulangerie Carioca

No início do ano a Boulangerie Carioca abriu as portas no finzinho da Olegário Maciel. A casa é ampla, com dois andares e mesinhas na varanda, ambiente aconchegante e equipe sempre simpática e atenciosa. Logo na entrada há uma tentadora vitrine com éclairs e tortas de diversos sabores (são cerca de vinte doces diferentes diariamente), para deixar qualquer um indeciso. Bons pães de fabricação própria e pratos preparados pelo chef Vitor Chuai.

Reserva T.T Burger

Pertinho dali, Thomas Troisgrois abriu mais um Reserva T.T.Burguer. Hamburgueres artesanais no cardápio, ketchup de goiabada e o tentador sacode de doce de leite com flor de sal para acompanhar. Outra nova aquisição da via é a D.O.N. Barber & Beer. Uma barbearia com jeitão antiguinho, ambiente clássico e confortável e um bar com carta de cervejas importadas e chope Therezópolis.
Opções de bares e lanchonetes não faltam. O Bar do Elias abriu no fim de 2014 uma filial na Olegário (a casa conta com dois restaurantes a quilo no Centro), com mesinhas no salão e em um deque ao ar livre. Há um balcão de petiscos e uma série de iguarias da culinária árabes. Cerca de setenta rótulos de cerveja tornam a escolha por uma bebida uma atração à parte.

Bistrô Padano

A vizinha Érico Veríssimo abriga restaurantes de peso como o Gero, a pizzaria Bráz, o Paris 6 e o bistrô Padano. Para quem está interessado em um lanche rápido mas saboroso, o Balada Mix tem casa ampla e ambiente sempre animado, com opções de sucos, saladas, sanduíches e opções de carnes para o cliente incrementar com diferentes acompanhamentos. O Chez Michou com seus crepes garante o lanche da tarde e a Cavist boas opções de vinhos.

Bráz Pizzaria

Chez Michou

O Chez Michou com seus crepes garante o lanche da tarde.

Cavist

e suas boas opções de vinhos.

Entre os muitos bares tradicionais, o Bar do Adão, bem no início da via, serve seus tradicionais pastéis, com trinta sabores diferentes.

Bar do Adão

Para os moderninhos, o Void General Store (com uma loja também no Leblon) chega com um misto de loja,conveniência e bar, com visual londrino. Do outro lado da rua, a Vezpa vende suas fatias avulsas de pizza, com um lounge na entrada e DJ nos fins de semana. Ainda estão para aportar na Olegário uma filial do Hell’s Burguer e Deli delícia, misto de delicatessen, loja de doces e padaria.