Por Laura Souza

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa hoje! O Rio Book já contou um pouco sobre o maior evento literário do país. A programação é bem extensa: entre a oficial e a que rola nos estandes são cerca de mil eventos acontecendo durante os 11 dias, entre palestras, debates, entrevistas e sessão de autógrafos.

Para não se perder e aproveitar o que a Bienal tem de melhor, o Rio Book preparou um roteiro com os destaques. Para conferir a programação completa e o mapa dos eventos é só dar um pulo no site oficial. Agora é preparar a listinha e seguir rumo ao RioCentro. Boa leitura!

Café Literário
É o principal local de encontro entre o leitor e o autor. Lá, as barreiras físicas e imaginárias caem e admiradores e criadores podem se conhecer e dialogar sobre variados assuntos. Nessa edição, toda a programação desse espaço segue o tema da diversidade. O mote é bem atual e precisa ser debatido cada vez mais, trazendo novas visões e quebrando paradigmas toda vez que é posto na roda.

Observação importante: no Café Literário a lotação é de 220 pessoas. Portanto, é preciso chegar 1 hora antes de cada evento e se dirigir ao balcão em frente para garantir a pulseira que dá acesso à entrada.

bienalcaféliterario
Espaço Café Literário

06/09, quarta-feira, às 19h30
Literatura e história
Mary Del Priore, Alberto Mussa, Samir Machado de Machado e Fabiano Costa Coelho
Mediação: Rodrigo Casarin
Mary Del Priore, autora de inúmeros sucessos relacionados à história do Brasil, Alberto Mussa, mestre na fusão entre fato e ficção, além de Fabiano Costa Coelho e Samir Machado de Machado, autores de dois excelentes romances históricos recém-lançados, procuram identificar as fronteiras entre a narrativa literária e a mãe das ciências humanas.

08/09, sexta-feira, às 19h30
100 anos do samba
Luiz Antonio Simas, André Diniz e Marcelo Moutinho
Mediação: Alvaro da Costa e Silva
O centenário daquele que é talvez o maior símbolo da cultura brasileira: o samba. Sua incrível variedade, sua força, seus grandes nomes e muito mais, em uma roda de conversa para quem não é ruim da cabeça e nem doente do pé.

09/09, sábado, às 17h
A pós-verdade: fatos e narrativas
Leandro Karnal e Daniela Pinheiro
Mediação: João Gabriel de Lima
O duelo frenético de narrativas, as dificuldades da imprensa tradicional e a proliferação de boatos e meias-verdades pela internet têm tido forte impacto na política de todos os países. Novos fenômenos de grande impacto na vida contemporânea, que precisam ser discutidos e compreendidos.

Leandro Karnal
Leandro Karnal

Entreletras
A área de 500 m² compreende dois espaços. O primeiro, totalmente lúdico, foi pensado para encantar os que estão se aventurando pelo mundo da leitura: um ambiente onde os livros são casas de letras, palavras e histórias. O cenário é para brincar, explorar com o corpo, conhecer por dentro. Coisas que flutuam com o vento, lentes de aumento, ilusão de ótica, espaço para colorir.

O local possui também um teatro, onde serão apresentadas mais de 80 sessões do espetáculo “O Mundo das Letras”.  A peça é uma fábula de como as palavras surgiram, explicando todo o processo de junção das letras para que as histórias aconteçam. Elementos cênicos de grande impacto visual, surpresa com acrobacias, muita música e encantamento esperam as crianças – de todas as idades!

Observação importante: a lotação do teatro é limitada. Portanto, as pulseiras que dão acesso ao espetáculo serão distribuídas 1 hora antes de cada sessão, na entrada do espaço.

Encontro com Autores
É o local onde os fãs conseguem dialogar diretamente com os autores. Com uma programação vasta e variada, o Auditório Madureira (no Pavilhão 4 – Verde) contará com presença de personalidades nacionais e internacionais para um bate-papo descontraído!

Observação importante: com capacidade para 400 pessoas, o acesso ao Encontro com Autores é feito através de pulseiras distribuídas no dia de cada apresentação, em horário a ser divulgado em breve, na Central de Senhas da Bienal Rio.

01/09, sexta-feira, 11h: Ziraldo

03/09, domingo, 17h: Mauricio de Sousa

bienal mauricio de sousa
Cebolinha, Mauricio de Sousa e Mônica

07/09, quinta, 14h: Pedro Bandeira

Arena #Semfiltro
A ideia desse espaço é agregar todos os tipos de assuntos, públicos e debatedores. Serão 26 conversas sobre diversos temas, sem filtro e com a participação da plateia. Os debates serão focados nas diversas plataformas de conteúdo e nas novas formas que os autores têm de publicar suas obras e de se relacionar com seus leitores através de um ecossistema midiático. A ideia é também refletir sobre os movimentos e as produções relacionados ao universo jovem de várias gerações, proporcionando o encontro de inúmeras juventudes.

Uma observação importante: Com capacidade para 400 pessoas, o acesso à Arena #SemFiltro será feito através de pulseiras distribuídas no dia de cada apresentação, em horário a ser divulgado em breve, na Central de Senhas da Bienal Rio.

01/09, sexta, às 19h
Cidadania, Só Que Não!
Mario Sergio Cortella e Marcelo Tas
Mediação: Lucas Salles
Marcelo Tas, escritor, apresentador, ator e humorista, e Mario Sérgio Cortella, escritor, filósofo e educador, lançaram recentemente o livro Basta de Cidadania Obscena!. Além disso, têm em comum o fato de tratarem de temas polêmicos, pertinentes à sociedade e com popularidade nas redes sociais.

Marcelo Tas
Marcelo Tas

02/09, sábado, às 12h30
Crescendo com a Mídia
Maisa Silva e Priscilla Alcantara
Mediação: Ana Paula Lisboa
Espontâneas e autênticas, Maisa Silva e Priscila Alcantara cresceram expostas a várias mídias do mundo digital. Talvez por isso transitem com tanta facilidade entre redes, telas e formatos. Apesar de nativas digitais, ambas têm livros, uma das mais antigas formas de contar uma história.

maisa silva
Maisa Silva

02/09, sábado, às 19h
Game é Coisa de Menino?
Malena Nunes e Spok
Mediação: Chandy Teixeira
Videogame é coisa de menino? Hoje em dia, os gamers discordam completamente desta máxima. Malena Nunes irá conversar com Spok e o bate-papo terá a mediação de Chandy Teixeira, jornalista do Globo Esporte e do SporTV.

07/09, quinta, às 15h
Feminista: A Novidade
Fernanda Young, Jéssica Ellen, Ana Rios, Jarid Arraes e Clara Averbuck
Mediação: Ana Paula Lisboa
Ana Rios, Jéssica Ellen, Fernanda Young, Clara Averuck e Jarid Arraes são feministas e vão conversar sobre como o ativismo digital ajudou na divulgação das pautas do movimento e sobre o desafio de extrapolar as discussões virtuais para o mundo real.

Geek e Quadrinhos
O universo geek e das histórias em quadrinhos é muito maior e mais rico do que imaginamos, além de ser uma maravilhosa porta de entrada para jovens e crianças terem o contato inicial com a leitura. Por conta disso, a Bienal vai ganhar o super poder de reunir os maiores autores, artistas e influenciadores da cultura pop em um espaço multiuso que promete, além de muito bate-papo, diversas atividades, como experiências com realidade virtual, games, oficina de poções, oficina HQ, apresentações de cosplay, mesas de jogos de tabuleiro, batalha ilustrada e até sessões de swordplay.

E se você acha que só os geeks vão curtir esse espaço, está muito enganado! Quem não gostaria de saber como é trabalhar com os desenhistas da Marvel? Ou debater conflitos fantásticos com o pessoal do Pipocando ou do Omelete? Além de gravar um podcast ao vivo com o Não Salvo e a turma do Matando Robôs Gigantes, ainda poderá jogar em primeira mão o RPG de A Hora da Aventura no lançamento!

Observação importante: Com capacidade para 90 pessoas, o acesso ao auditório de bate-papo do Geek & Quadrinhos é feito através de pulseiras distribuídas 1 hora antes de cada sessão, em frente ao espaço.

Espaço Geek & Quadrinhos
Uma parte do Espaço Geek & Quadrinhos

Fotos: Divulgação