Ricardo Amaral apresenta 10 botecos que visitou recentemente.

ADEGA PÉROLA

adegaperola-01

Um dos mais tradicionais e gastronômicos botequins do Rio. Prestes a fechar depois da morte de seu último sócio original, a casa acabou sendo vendida para um grupo de fiéis frequentadores. O negócio deu muito certo, e hoje o imenso balcão de vidro da Adega Pérola voltou a oferecer, com toda a qualidade, uma variedade sem igual de tapas ibéricas, em que se destacam o polvo ao vinagrete, as morcelas e os inusitados rollmops, feitos com sardinha crua.

Rua Siqueira Campos, 138 – Copacabana
Tel.: 55 21 2255-9425
Mais informações sobre o Adega Pérola?

GALETO SAT'S

Galeto Sat's 2 (Acervo Guia - Berg Silva)

Inaugurada há quase 40 anos, a galeteria boêmia de Copacabana se transformou em bar aclamado pelo ótimo chope e pelas carnes feitas na brasa. E, mais recentemente, pela seleção de mais de 150 cachaças de alta qualidade, expostas com orgulho pelos donos, o casal Sérgio e Elaine Rabello, numa cristaleira sobre o balcão que nunca para de funcionar antes do dia raiar. O ambiente é de botequim bem cuidado, e além dos galetos e carnes há petiscos muito bem-feitos, como os corações de galinha com alho e salsa, a cebola assada com alecrim e o pão de alho na brasa. No ano passado abriu uma filial em Botafogo, maior e mais confortável.

Rua Barata Ribeiro, 7 – Copacabana / Tel.: 55 21 2275-6197

Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo / Tel.: 55 21 2266-6266
Mais informações sobre o Galeto Sat's?

JOBI

17/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Jobi - Foto de Berg Silva / Studio Bs

Ícone da boemia no Baixo Leblon, o pequeno bar avarandado com mesas sempre cheias traz aos dias de hoje os sabores de um Rio que não existe mais. Um dos poucos da Zona Sul que fica aberto durante a madrugada, o Jobi serve um delicioso bolinho de bacalhau e petiscos de dar água na boca, sempre acompanhados pelo chope bem tirado. Quem não foi ao Jobi não conhece bem a cidade.

Avenida Ataulfo de Paiva, 1.166 – Leblon
Tel.: 55 21 2274-5055
Quer saber mais sobre o Jobi?

CHICO E ALAÍDE

02/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Chico e Alaíde - Foto de Berg Silva / Studio Bs

A varanda de madeira é como um palco na calçada da avenida Bartolomeu Mitre. Ali se apresentam, para deleite da plateia, os bolinhos imbatíveis da mineira Alaíde, cozinheira que fez a fama das panelas do vizinho Bracarense. Com o Chico, seu sócio e ex-garçom também do Bracarense, Alaíde abriu esse bar de azulejos azuis e brancos, chope gelado e petiscos imperdíveis. Entre eles, o “Choquinho”, um sucesso que envolve camarão e catupiry numa crosta de batata palha.

Rua Dias Ferreira, 679 – Leblon
Tel.: 55 21 2512-0028
Quer saber mais sobre o Chico e Alaíde?

BOTERO

02/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Botero - Foto de Berg Silva / Studio Bs

O Botero fez história no simpático Mercado São José das Artes, em Laranjeiras, onde as famosas gordinhas do pintor colombiano homenageavam a comida farta, suculenta e sem culpa. Da pequeníssima cozinha, quase improvisada atrás do balcão, saíam petiscos que misturam cultura de boteco com alta gastronomia, como os pastéis de costela, as “bruschettas de botequim” e os sanduíches de Stracotto. A opção de drinques também é caprichada. Do Mercadinho alçou vôo para uma casa maior e mais confortável no mesmo bairro. E com a mesma qualidade, claro.

Travessa Euricles de Matos, 46 – Laranjeiras
Tel.: 3734-3701
Quer saber mais sobre o Botero?

ACONCHEGO CARIOCA

aconchego 8393

Berço dos bolinhos de feijoada – recheados com linguiça e couve e servidos com laranja, torresmo e batidinha de limão –, a já célebre casa da cozinheira Kátia Barbosa e sua sócia, Rosa Lêdo, está na Praça da Bandeira, próximo ao Maracanã. Tem redes penduradas no teto, quadros de artistas nordestinos na parede e um jardim com mesas ao ar livre. Para acompanhar os bolinhos e os também famosos camarões na moranga, além de uma extensa seleção de pratos e petiscos de inspiração nordestina e execução contemporânea, a carta de cervejas oferece mais de 150 rótulos do mundo inteiro.

Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira
Tel.: 55 21 2273-1035
Quer saber mais sobre o Aconheco Carioca?
BAR DA FRENTE

bar da frente

Localizado no endereço antigo do Aconchego Carioca, que agora fica do outro lado da rua, o Bar da Frente já deixou há muito de ser um mero satélite do vizinho mais famoso. Graças ao menu de petiscos criativos e deliciosos, o pequeno botequim da professora aposentada Valéria e sua filha, Mariana, é uma daquelas experiências que só o Rio tem, com direito a uma competente carta de cervejas especiais. Um dos bares favoritos da Zona Norte.

Rua Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira
Tel.: 55 21 2502-0176
Quer saber mais sobre o bar da Frente?

BAR DO MOMO

O típico pé-sujo que um dia pertenceu a um Rei Momo do carnaval carioca hoje tem algumas das mesas mais concorridas entre os bares da Zona Norte. Nos finais de semana, dobram a esquina as filas para experimentar quitutes saborosos e inusitados, como o Bolinho de Arroz Carnavalesco, feito com linguiça calabresa e parmesão, os jilós recheados e os hambúrgueres com ingredientes alternativos. Mesmo simples e desconfortável, o Momo recebe frequentes visitas de chefs da Zona Sul, que vão não apenas para conhecer novas receitas, mas para se divertir e comer com simplicidade.

Rua General Espírito Santo Cardoso, 50 – Tijuca
Tel.: 55 21 2570-9389
Quer saber mais sobre o Bar do Momo?

CACHAMBEER

Na rua Cachambi, via central no bairro homônimo da Zona Norte, o aroma das churrasqueiras na calçada anuncia a casa famosa por pratos robustos. O mais conhecido é a imensa costela de boi assada no bafo, servida com cebola, arroz, farofa e batatas fritas. No menu variado e bem-humorado, chamam a atenção o pastel de camarão “sem creminho” e o “Infarto Completo”, prato que reúne carne-seca, torresmo, coração de galinha, aipim frito, linguiça, farofa e manteiga de garrafa. Típico boteco suburbano, o Cachambeer é uma experiência antropológica que fica ainda melhor graças à simpatia do proprietário, Marcelo Novaes, que recebe cada cliente como se fosse um velho amigo.

Rua Cachambi, 475 – Cachambi
Tel.: 55 21 3597-2002
Quer saber mais sobre o Cachambeer?

BAR DA PORTUGUESA

Bar da Portuguesa

 

A lista de petiscos é digna de aplausos de pé. Fritada de bacalhau, jiló recheado com lingüiça, pastéis, empadas, um torresmo de barriga admirável e… as sardinhas fritas!!! Todos os petiscos são saborosas razões para visitar a casa de Dona Donzília e seus filhos em Ramos, mas não são os únicos motivos. O que faz o lugar é também o ambiente familiar, as mesas na calçada e a vida calma, à moda antiga, dos botequins de subúrbio do Rio, onde o freguês é amigo, e o amigo é da família. Pelas paredes do bar, fotos e lembranças de Pixinguinha – que morou ali ao lado e é até hoje o cliente mais famoso- convivem com a coleção de camisetas históricas do Vasco da Gama, time de coração da família.

Rua Custódio Nunes, 155 – loja D – Ramos
Tel.: 55 21 2260-8979

Saiba mais sobre o bar.

Fotos: Acervo Guia Boni & Amaral /Rara Cultural (Berg Silva)