Por Laura Souza

É bem verdade que o boteco, o botequim, o barzinho já habitam nossa cultura há tempos. Mas a gastronomia botequeira tem se destacado cada vez mais, ocupando um lugar importante na rotina dos cariocas e dos que vêm passear por aqui e querem conhecer o estilo de vida dos moradores da Cidade Maravilhosa.

Com tanta oferta de bebida e comida gostosa, fica difícil escolher um só destino. Pensando em resolver esse problema, o Downtown realiza a 2ª edição do evento Botequim Downtown. Com a curadoria de Juarez Becoza, jornalista e colunista do jornal O Globo e especialista em bares e botecos da cidade, o encontro gastronômico promove a tradição da cultura de boteco, a boa cerveja e o estilo carioca de ser.

Como a proposta é reunir o máximo de delícias em um só lugar, a festa será regada a samba, choro e MPB. Serão quatro dias, entre 7 e 10 de setembro, para aproveitar as maravilhas dos botecos escolhidos a dedo por Becoza.

Confira os participantes para já ficar com água na boca!

STANDS DE BARES:

Aconchego Carioca
O tradicional boteco que dispensa apresentações marcará presença com bolinhos de feijoada, arroz de costela e os pastéis de bobó e de moqueca de palmito.

Aconchego Carioca

Pavão Azul
O popular bar de Copacabana trará suas concorridíssimas pataniscas de bacalhau, os recém-criados bolinhos de feijão branco com frutos do mar e o caldinho de feijão.

Pavão Azul

Petit Paulette
O botequim do mestre dos magos da cozinha de boteco, o cozinheiro Paulo Roberto Araújo, fundador do Aconchego Carioca, trará barriga de porco marinada, bolinho de camarão, jiló recheado e bolinho de feijão branco com frutos do mar.

Adega do Pimenta
O bar de comida alemã com sotaque carioca promete mostrar “o que o alemão tem” com embutidos e croquetes.

Boteco Colarinho
O famoso bar cervejeiro de Botafogo levará para o evento seu novo cardápio de petiscos feitos em parceria com a padaria artesanal Los Paderos. O jovem clássico promete delícias como sanduíche de filé com queijo, sanduíche de pernil com queijo, choripan com queijo e bolinho de abóbora com carne seca.

Tasca Carvalho
A nova sensação portuguesa de Copacabana, especializada em charcutaria, não vai economizar no cardápio lusitano de raiz: punheta de bacalhau, morcelas, salpicão português, chouriço, alheiras e vinho verde em taça.

Salve Simpatia
Segundo Becoza, o melhor boteco de Niterói. As porções de torresmo e croquetes de costela que o digam!

Brasserie Rosário
O francês mais carioca do Rio promete conquistar muitos corações – e estômagos – com os sanduíches de carne assada do chef Frederic Monnier, sanduíches de linguiça com cebola, carne assada com batata e com o vinho e espumante em taça.

Hell’s Burguer
Os deliciosos e premiados hambúrguers artesanais.

Hell's Burguer

Meza Bar
Para muitos, a melhor carta de drinques carioca! Além de seus drinques mais famosos, o Meza vai preparar um rabo de galo especial para o evento.

Meza Bar

 

CineBotequim
O boteco dos amantes do cinema e do samba traz coxinhas com recheios diversos.

Ceviche da Fabi
A cevicheria traz tudo do mar com muito amor. Ótima pedida para degustar o ceviche clássico ou o ceviche de frutos do mar e ostras frescas.

A Melhor Costelinha do Mundo
Costelinhas, sanduíches de pão de queijo com pernil, torresminho e pastéis de angu do boteco mineiro. Bão dimais, sô!

Belga
Aqui a aposta é o sanduíche de pernil. Cheio de charme!

STANDS DE CERVEJA E CACHAÇA:
Casas e marcas que são a cara da escola cervejeira carioca, e da cachacinha também. Aqui só entram os rótulos 100% cariocas!

Jeffrey
Participando pela primeira vez de um evento fora do Leblon, traz Niña Witbier, Red Pilsen e rótulos Jeffrey Lab.

Jeffrey

BottoBier
A pioneira do mestre cervejeiro Leonardo Botto lançará rótulos novos e relançará antigos clássicos em um stand em forma de barril gigante. Estarão presentes: BottoBier Zoontje – Belgian IPA, BottoBier Thor – Doppelbock, BottoBier Tcheca – Bohemian Pilsner e BottoBier Czech Amber Lager. Digno de um brinde!

Botto Bar

Irada!
A cerveja praiana que só pelo nome já está na boca dos cariocas traz a sua Posto 12 American Lager.

Brewsil
A jovem marca está fazendo sucesso com o bar recém-inaugurado em Botafogo. ´Para o evento marcará presença com as suas Errejota Lager, Sampa Witbier e Floripa IPA.

Buena Beer
Aqui tem cerveja para todos os gostos. Seja em garrafa ou torneiras, você poderá beber todas elas: Delirium tremens, La guillotine, Grisette, Piraat tripel, Memminger, Perro Libre, Bamberg e Blondine.

Baródromo
O bar que faz o trocadilho com o Sambódromo e é todo caracterizado com o tema do Carnaval carioca promete trazer a alegria dos foliões com o seu chope Brahma geladíssimo!

Cachaçaria 7 Engenhos
Diretamente de Quissamã, toda a tradição e qualidade do Norte Fluminense traduzida em doses da premiada cachaça branca.

FOODRTRUCKS:

Frites
Especializado no petisco que todo mundo gosta, promete simplesmente a melhor batata frita que você já comeu… Tentador!

Belisque
Um foodtruck só de petiscos de botequim: dadinho de tapioca, palitinho de mussarela, frango empanado, bolinho de aipim, coxinhas e o Sandubelisque – um sanduíche de petiscos.

Vulcano
Combinando com o nome, os sanduíches de costela desfiada são feitos na brasa e depois recebem o fogo do maçarico em frente aos olhos dos clientes.

Vulcano

SHOWS:
As atrações musicais também serão de primeira e prometem ficar à altura dos comes e bebes. Anota aí para não perder!

Quinta-feira (7) – Monica Mac / Carlão
Sexta-feira (8) – Branka
Sábado (9) – Marquinhos Diniz e Monarco: representantes da velha e da nova guarda da Portela.
Domingo (10) – Arranco de Varsóvia: tradicional grupo de samba carioca. / Carlão: o sambista que promete emocionar muita gente com a sua voz.

Mais informações, aqui!

Fotos: Divulgação e Acervo Rara Cultural.

Informações do Local:

Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca

2494-7072 / 2494-7073


De 7 a 10 de setembro, das 12h às 22h. Sexta e sábado, até 0h.