Considerado por muitos uma “modinha passageira”, o vegetarianismo e o veganismo conquistam mais adeptos a cada dia. E no Rio de Janeiro não poderia ser diferente. Restaurantes, bares e empresas de delivery oferecem cada vez mais opções sem carne ou sem qualquer produto de origem animal. E cresce também o número de restaurantes com essa especialidade. Já temos até um açougue vegano e um bar badalado com variedade de petiscos!

Os adeptos afirmam que esse modo de vida traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente e ainda ajuda a criar um mundo mais limpo e saudável. Já os “do contra” encaram como mais uma moda passageira e até mesmo como chatice de politicamente correto. Nós do Rio Book adoramos uma polêmica, como todo bom carioca, mas não queremos convencer ninguém! Vamos apenas mostrar opções para cariocas e visitantes se alimentarem com a melhor culinária dentro de suas preferências. Vai um hamburguer de quinoa aí?!

Vegano e Vegetariano

Vegetariano Social Clube
O restaurante é pequeno e charmoso, com um clima acolhedor. Além de ficar aberto a semana toda (sim, almoço de domingo com a família pode ser lá!), a culinária é cotidiana, porém com toques de ousadia. O cardápio é vegano, mas traz uma variedade de itens como pizza, panqueca e a famosa feijoada (toda quarta!). Como boa carioca, a casa aderiu também ao clima boêmio e serve comidinhas de boteco veganas nas sextas e sábados, acompanhadas de uma cerveja geladíssima. Ah, e se não quiser sair de casa, eles entregam!

vsc feijoada vegana e caipirinha de gengibre
Feijoada vegana e caipirinha de gengibre

Rua Conde de Bernadotte, nº 26 / Loja L – Leblon
Tel.: 2294-5200 / 98493-4420
Funcionamento: Segunda a sábado: 12h às 23h / Domingo: 12h às 17h30
Mais informações, aqui!

Dona Vegana
A escolha do nome veio da associação do restaurante a algo caseiro, popular, mas com respeito e carinho. O Dona Vegana nasceu com a proposta de oferecer ampla linha de produtos com sabor e sem dor, tanto para o animal, quanto para o bolso. A comida é diversificada e saborosa, com pratos e petiscos tradicionais ou temáticos, como feijoada, sopas, falafel, quibes, pastéis e pizzas, além de uma boa linha de bolos, doces e tortas.
Avenida Marechal Floriano 13 – Centro
Tel.: 2283-2012
Funcionamento: Segunda a sexta: das 8h às 18h
Mais informações, aqui!

Refeitório Orgânico
No coração de Botafogo, o restaurante agrada ao mesmo tempo o paladar e o olhar. Além dos pratos deliciosos, como risoto de castanha do Pará no arroz negro, a casa tem uma decoração acolhedora e relaxante.É possível fazer pedido e reserva pelo site.

Refeitório Orgânico
Decoração relaxante do Refeitório Orgânico

Rua Dezenove de fevereiro, 120, Botafogo
Tel.: 2537-0750
Funcionamento: Segunda a sábado, de 11h às 16h
Mais informações, aqui!

Quintal Zen
O conceito é proporcionar paz de espírito de maneira geral, em um ambiente que não se parece com um restaurante, mas com a casa de um amigo, onde você pode relaxar e aproveitar o momento. Para isso, além do espaço gastronômico, conta com ambiente reservado à prática da meditação. A comida proporciona uma alimentação com alta qualidade nutricional e deliciosa. A cereja do bolo: todos os ingredientes são orgânicos (sim, todos!) e, por opção, não utilizam produtos ultraprocessados (nem de origem animal, é claro!).

panquecas quintal zen
Panquecas no Quintal Zen

Rua Lopes Quintas, 37G – Jardim Botânico
Tel.: 2294-9887
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 12h às 19h / Sábado, das 12h às 15h30 / Almoço de 2ª à Sábado, das 12h às 15h30
Mais informações, aqui!

Açougue Vegano
O nome já instiga: curioso para os leigos e encantador para quem não consome alimentos – nem derivados – de origem animal. Como poderia existir um Açougue… Vegano? É exatamente isso: um açougue sem carne. No lugar dos tradicionais pedaços de carne pendendo do teto, você vai encontrar: hambúrgueres (de shimeji e shitake, grão de bico, especiarias e legumes selecionados ou de quinoa, batata doce e espinafre), “carne” moída vegana (de couve-flor, nozes e especiarias), bacon de coco, coxinhas de jaca, espinafre ou legumes, entre outros quitutes. Bem-vindo ao futuro da carne!

A chef de “culinária saudável” e vegana Michelle Rodriguez e pelo empreendedor e chef Celso Fortes, admirador do cardápio.
A chef de “culinária saudável” e vegana Michelle Rodriguez e o empreendedor e chef Celso Fortes: donos do Açougue

Shopping Uptown Barra – Avenida Ayrton Senna, 5500 – Barra da Tijuca
Tel.: 97239-3003
Funcionamento: de terça à sexta, de 13h às 19h / Sábado das 10h às 18h / Domingo das 11h às 18h
Mais informações, aqui!

Hareburguer
O Hareburger nasceu em 2006, na praia de Ipanema, “após uma fusão de estrelas mágicas em pleno verão carioca”, segundo seu criador Raphael Marques. A fórmula mágica do hambúrguer vegetariano conquistou adeptos rapidamente com um conceito de fast-food saudável. Atualmente, são 10 lojas (no estado do Rio e São Paulo) e sua divertida linha de hare-comidinhas continua ganhando mais corações (e estômagos exigentes). Uma verdadeira revolução astro-gastronômica!

hareburguer
Hareburguer: o melhor hambúrguer de todas as galáxias!

Endereços, funcionamento e mais informações, aqui!

Teva
Restaurante e bar com foco noturno, o Teva se autointitula “um restaurante à base de vegetais”. E é exatamente por isso que esse nome foi escolhido: a palavra “teva” significa “natureza”, em hebraico. O cardápio é 100% vegano, sazonal, produzido com ingredientes frescos, cultivados localmente e orgânicos. A pegada é servir pratos e porções para uma refeição descolada entre amigos. Típico lugar para comer e beber, curtir com os amigos e quebrar tabus!

teva drinks
Drinks sem álcool do Teva

Avenida Henrique Dumont, 110 (loja B) – Ipanema
Tel.: 3253-1355
Funcionamento: de terça à quinta: 12h às 18h / sexta e sábado: 12h à 1h / domingo: 12h às 22h
Mais informações, aqui!

Vegetariano com outras opções

Celeiro
A história do Celeiro começa nas areias da Praia do Pepê. Na época, a comida natural era novidade e foi daí que surgiu o famoso bolinho de cenoura das irmãs Herz. Tão famoso que, em 1982, depois de muitos pedidos, fez com que elas abrissem as portas do Celeiro, no Leblon. As irmãs sofisticaram o conceito da cozinha natural, criando seu próprio estilo de culinária, muito variado e inventivo. O cardápio passa por massas, carnes, sushis, cozidos e… por uma parte vegetariana, é claro!  Um pequeno espaço de grandes prazeres gastronômicos!

Rua Dias Ferreira, 199 – Leblon
Tel.: 2274-7843
Funcionamento: segunda a sábado, das 11 às 17h.
Mais informações, aqui!

Casa Carandaí
Um conceito misto de bistrô, deli e empório com produtos do Brasil e do mundo: na bela casa tombada se misturam, em uma grande cozinha, a fabricação e a venda. O cardápio, caseiro e bem variado, utiliza sempre as melhores matérias-primas da Casa e oferece receitas deliciosas – inclusive com opções vegetarianas, como sanduíche no ciabatta com legumes grelhados e mussarela de búfala, salada de quinoa com legumes e ravióli de ricota e espinafre. E ainda tem a opção de entrega!

Bistrô com o chef Maurício
Bistrô da Casa Carandaí com o chef Maurício ao fundo

Rua Lopes Quintas, 165 – Jardim Botânico
Tel.: 3114-0179 / 2259-8765 (entrega)
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 22h / domingo, das 8h30 às 18h
Mais informações, aqui!

Fotos: Divulgação