Por Laura Souza

Cada vez mais próximo… Faltam apenas 23 dias! O Rio Book está contando os segundos e traz mais detalhes sobre o maior festival de música do mundo.

O Rock in Rio, além de ser um evento enorme e pioneiro em todo o globo, também tem a iniciativa de ajudar a transformar o nosso planeta em um lugar melhor. A música contribui (e muito!) para isso e é através dela como linguagem universal, usando seu poder para reunir pessoas, que consegue se impactar a vida de quem mais precisa. As causas sociais, ambientais e culturais são fundamentais para caminharmos em direção a um mundo melhor.

Esse movimento de usar a força do festival para motivar as pessoas a buscarem melhorias de vida sempre esteve presente, mas tomou forma concreta em 2001, na terceira edição do evento, com 98 milhões de pessoas em silêncio por três minutos. Era o início do projeto “Por um mundo melhor”.

Foi na mesma edição que parte da renda passou a ser doada para projetos sociais. Além disso, a organização pensa sempre em formas de reduzir o impacto ambiental em suas ações. E amplia essa iniciativa, fornecendo um plano de sustentabilidade para as empresas que trabalham no evento, pois uma andorinha só não faz verão.

O Rock in Rio foi o primeiro festival 100R, selo que garante a valorização e reciclagem do lixo produzido, tanto no Brasil como em Portugal, mantendo uma média de reciclagem na ordem dos 70%. A organização se preocupa também em reduzir as emissões de CO2 e resíduos gerados, para que possam sempre melhorar no quesito sustentabilidade a cada edição e manter a certificação na norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis (obtida pela primeira vez em 2013).

Música, conscientização e ação. Isso é Rock in Rio.

PROGRAMAÇÃO – 21 de setembro

PALCO MUNDO
Aerosmith
A banda representa um dos grandes clássicos do rock’n’roll, está entre as 50 maiores de todos os tempos na Billboard e já vendeu mais de 100 milhões de álbuns no mundo todo. Formado nos anos 1970, o Aerosmith trará os sucessos que se tornaram verdadeiros hinos do rock na voz de Steven Tyler. O vocalista, Tom Hamilton, Joey Kramer, Joe Perry e Brad Whitford estreiam no Rock in Rio com um show que vai ser um armageddon no Palco Mundo – com a permissão do trocadilho, é claro!

aerosmith

Def Leppard
A banda inglesa que iniciou sua trajetória em 1977 é considerada um dos principais nomes do Hard Rock mundial e já vendeu mais de 100 milhões de álbuns. Donos de sucessos meteóricos como “Pyromania”, de 1983, e “Hysteria”, de 1987, os representantes da chamada “New Wave of British Heavy Metal” expandiram seu som para além das fronteiras do Heavy Metal e hoje, com 40 anos de estrada, estão em excelente forma. O quinteto fantástico trará seus hits para o quarto dia de shows. Um verdadeiro clássico!

Def-Leppard

Fall Out Boy
A banda de pop funk formada em 2001 já lançou seis álbuns que, somados, venderam mais de 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Reconhecidos internacionalmente, o Fall Out Boy já alcançou o cobiçado topo da Billboard por três vezes e bateu recordes de vendas no iTunes. Atualmente, são considerados uma das bandas mais premiadas de sua geração. Para o Rock in Rio, eles trarão o show da turnê de “American Beauty/ American Psycho”.

fall out boy

Scalene
Apesar da banda ter sido formada em 2009, após a participação e classificação como segunda colocada no programa Superstar, da Globo, ganhou projeção nacional. Desde então, o sucesso tem sido cada vez maior – e o reconhecimento também: já de início eles levaram o prêmio de “Melhor álbum de rock brasileiro em Língua Portuguesa” no Grammy Latino. A atração nacional do dia 21 de setembro está sendo considerada como um sinal de renovação do rock brasileiro. E vem provando ter fôlego e principalmente talento para fazer jus ao título!

scalene

Sunset
Alice Cooper convida Arthur Brown
The Kills
The Pretty Reckless
Ana Cañas convida Hyldon

Eletronica
Rob Garza
Nightmares On Wax
Sg Lewis
Leo Janeiro
Ney Faustini
Mumbaata

Rock Street
Ba Cissoko
Mamani Keïta
Alfred Et Bernard

Rock District
Rodrigo Santos
Rock Street Band
Tudo Pelos Ares

Digital Stage
Mc’s Marcão E Bruna
Pyong
Mc’s + Convidados
Mc’s
Fitdance
Parafernália
Damiani
Gusta
Davie 504
Lua Blanco

Street Dance
Rock In Rio Dance Crew

Já deu frio na barriga de ansiedade? Clica no vídeo para ter um gostinho do que está chegando por aí!

Mais informações, aqui!

Fotos e vídeo: Divulgação