Por Laura Souza

O Rock in Rio é um festival de proporções faraônicas: já começou sendo o maior do planeta. Idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, teve sua primeira edição em 1985, no Rio de Janeiro. Naquela época, o Brasil passava por grandes transformações: depois de um longo período de ditadura militar, iniciava seus passos em direção à democracia. E foi nesse cenário que, pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical desse porte. Nesta primeira edição, Fred Mercury marcou a história com o Queen, na apresentação icônica da música “Love of My Life”. A partir daí, Medina e o Rock in Rio não pararam mais!

Roberto Medina, idealizador do Rock in Rio

Depois das edições cariocas, o Rock in Rio foi para Lisboa (2004, 2006, 2008, 2012, 2014 e 2016), Madrid (2008 e 2012) e Las Vegas (2015). E fez sucesso por lá também, com atrações brasileiras e internacionais.

Fato é que se existe uma fórmula para a criação de um festival de música, Roberto Medina a inventou e com ela realizou um dos maiores festivais do mundo. Fez (e faz!) história com seu Rock in Rio, mesmo quando este ainda era um sonho que parecia impossível no Brasil.

rir2

Em 2017, o evento comemora 32 anos de muito som. E a promessa é não parar por aí! Segundo publicação no site oficial: “A busca pelas melhores experiências e por um festival cada vez melhor continua!”. Enquanto aguardamos, vamos falando um pouco mais das atrações que nos esperam na edição de 2017. Teremos um post a cada semana, até o dia do início do evento.

PROGRAMAÇÃO – 15 de setembro

Palco Mundo 
Lady Gaga

Ela é considerada a cantora que revolucionou a indústria da música com toda a sua ousadia nas performances, letras e discursos firmes e ousados. Stefani Joanne Angelina Germanotta também é atriz, compositora, produtora musical, modelo, ativista e dançarina. Influenciada por artistas como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Queen, ela já vendeu um número estimado de 27 milhões de álbuns e 66 milhões de singles no mundo, o que fez dela uma das recordistas de vendas de discos no mundo. Extravagante, diferente e exagerada são adjetivos constantemente destinados à dona da “Poker Face” mais famosa do mundo. Gaga já lançou cinco álbuns e foi eleita a quarta na lista das “15 Mulheres Mais Bem Sucedidas do Entretenimento” da Billboard.

gaga

 

5 Seconds of Summer

A banda de pop punk australiana é formada por Luke Hemmings, Michael Clifford, Calum Hood e Ashton Irwin. Os meninos representam bem a nova geração: ficaram famosos pelos covers de outros artistas que faziam e postavam no YouTube. Depois de descobertos, começaram abrindo os shows da banda One Direction e, a partir daí, ganharam destaque internacional. O primeiro álbum da banda foi lançado em 2014 e atingiu o número 1 da Billboard dos EUA. Sucesso meteórico!

5sos 2

 

Pet Shop Boys

Neil Francis Tennant e Christopher Sean Lowe formaram uma dupla no início dos anos 1980. O que eles não sabiam era que, junto com outros ícones da música pop eletrônica, seriam os responsáveis pela ascensão do gênero nos anos 1980 e 1990. As letras inteligentes e os arranjos ousados fizeram do Pet Shop Boys a dupla de maior sucesso a história do pop inglês. Com 13 álbuns, são aclamados pela crítica a cada lançamento. Sorte do público ter esse clássico da música pop!

pet shop boys

 

Ivete Sangalo

Ivete é um símbolo da música brasileira. Cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, atriz, produtora musical e empresária, a baiana faz jus aos apelidos de “Furacão baiano” e “Rainha do Axé”. Com uma voz poderosa e inconfundível e toda alegria que espalha por onde ela passa, a artista alcançou, ao longo da sua carreira, uma das maiores vendagens de disco no Brasil. Dona de um currículo que conta com vários prêmios de música, apresentações em Copas e shows que arrastam multidões, a morena certamente não vai deixar ninguém parado no Rock in Rio!

IVETE SANGALO

Sunset
Salve O Samba!
Fernanda Abreu Convida Focus Cia De Dança & Dream Team Do Passinho
Céu Convida Boogarins
Sg Lewis

Eletronica
The Black Madonna
Midland
Selvagem
Gop Tun Djs (Caio T & Nascii)
Groove Delight
Fatnotronic

Rock Street
Les Tambours De Brazza
Fredy Massamba
Tyous Gnaoua

Rock District
George Israel
Rock Street Band

Digital Stage
Mc’s Bruna e Marcão
Mc’s Marcão e Bruna
Luba
Malena
Pipocando
Pyong
Mariana Nolasco
Fitdance
Castro Brothers
Kondzilla convida Mc Guimê
Kondzilla convida Mc Kekel
Mc’s + Convidados

Street Dance
Rock In Rio Dance Crew

Mais informações, aqui!

Fotos: Divulgação