Por Laura Souza

Se você vai além de ser apenas um(a) apreciador(a) de cerveja e gostaria de se aprofundar mais nessa deliciosa – literalmente! – arte, esse é o momento! O Curso de Produção de Cervejas Artesanais do Botto promete ensinar a fazer sua própria cerveja artesanalmente, em casa, sem conservantes ou aditivos químicos, de acordo com o seu gosto. Isso mesmo: uma cerveja personalizada para agradar o seu paladar!

Leonardo Botto é o cara da cerveja! O currículo do rapaz é extenso: ele é Cervejeiro Artesanal e fundador, diretor, e duas vezes presidente, da ACervA Carioca (Associação dos Cervejeiros Artesanais Cariocas), Sommelier de Cervejas formado na primeira turma no Brasil em 2010 (parceria entre a Doemens Akademie da Alemanha e o Senac-SP), juiz internacional dos principais concursos cervejeiros da América Latina e professor. Botto foi um dos primeiros no Brasil a ter o hobby de fazer cerveja em casa, participando ativamente do mercado de cervejas artesanais desde 2005. Em 2008, iniciou seu Curso de Produção de Cerveja em vários lugares do Brasil, além de ser professor do Curso de Sommeliers de Cervejas do Science Of a Beer.

Hoje ele é dono da marca de cervejas Bottobier, consultor para elaboração de receitas para micro-cervejarias e dono dos três Botto Bar (na Praça da Bandeira, Barra e Botafogo). Segundo ele, um dos seus maiores prazeres atualmente é ver o sucesso dos seus ex-alunos, que do hobby e de suas panelas empreenderam e hoje estão com suas marcas e cervejarias arrebentando pelo Brasil.

O curso acontece nesse sábado, no Vizinha 123, bar que é – literalmente – vizinho do Botto de Botafogo. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo site. Corre lá que ainda dá tempo! E pode até ser um presentão para o papai. Um brinde!

Serviço
Endereço: Rua Henrique de Novaes, 123 – Botafogo
Tel.: 2226-9691 / 99374-7562
Horário: das 9h às 21h
Inscrições aqui!

Foto: Divulgação