O Rio nunca teve tradição de sorvete. Cidade de praia, calor grande e o carioca nunca teve o hábito de frequentar as sorveterias e nem muitas opções à disposição. Os tradicionais e bons sorvetes das redes Mil Frutas, Sorvete Brasil e Itália ganharam companhia. Hoje as lojas dedicadas às misturas geladas estão aos montes pelas ruas cariocas e com personalidades marcantes: com ingredientes italianos, receitas naturais, sotaque espanhol…

Momo Gelato

Com lojas no Leblon e na Gávea, a casa oferece sorvetes feitos com técnica italiana (ficam cremosos e fazem aquele topete típico no copinho), baixo nível de açúcar e batidos diariamente. A lista de sabores é para deixar qualquer um indeciso. Entre os de fruta, graviola, banana com canela e limão com manjericão e azeite. Nos cremosos, destaque para o caramelo com flor de sal e capuccino.

 Venchi

Sorveteria e chocolateria italiana de tradição, que marca presença em cerca de 60 cidades do mundo. No Rio há lojas em Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Sorvete artesanal, cremoso e com sabor marcante. Experimente o de doce de leite e o cuor di cacao.

Freddo

Sorveteria argentina que já tinha fama por aqui. Todo brasileiro que passava uns diazinhos de férias em Buenos Aires chegava falando maravilhas das misturas que encontrava por lá. Pois a Freddo chegou. Aposte nos sabores tipicamente portenhos (porque a marca lançou alguns que só circulam por aqui, como o de brigadeiro), como o chocolate Freddo; o banana split, de banana com doce de leite e chocolate; e de doce de leite com doce de leite.

Bacio di latte

Sorvete artesanal, com ingredientes frescos e batido diariamente. Não são muitos os sabores disponíveis, mas todos são irresistíveis. O cliente pode escolher até três em cada copinho. O baciodilatte, feito com creme de leite e leite, combina com todos. Destaque para o  Nutellina, com creme e flocos de Nutella, e o Stracciatella, creme com flocos de chocolate belga. No Rio há lojas na Barra e no Leblon.