No próximo domingo (13) comemoramos o Dia dos Pais em todo Brasil. Como festa é a especialidade do carioca – e do brasileiro! – a data não pode passar em branco para quem é pai e tem pai. Todo ano é a mesma história: os filhos ficam em dúvida de como agradar o seu “velho”, rodam as lojas, não sabem o que comprar, pedem ajuda… Para não cair na mesmice de dar uma gravata ou uma meia, o Rio Book vai te ajudar com algumas dicas (de presente e de passeio!) de acordo com a personalidade do paizão. É para derreter o coração do coroa!

PAI SAUDOSISTA
Ele vive lembrando do passado, contando como as coisas eram diferentes na sua época e a frase “ah, a aurora da minha vida” já é praticamente o seu bordão.
Dica de presente: Livro “Anos 40 – Quando o mundo, enfim, descobriu o Brasil”
Um saboroso passeio pelos anos 40 no Rio de Janeiro (com escalas fundamentais em São Paulo!). Com humor e leveza Ricardo Amaral faz o leitor se sentir passeando de bonde e vendo o enredo passar em uma tela de cinema: o cenário da guerra e da política e curiosidades sobre Getúlio Vargas, o cinema colorido, o Maracanã, as peças de Nelson Rodrigues, o início da Kibon e da Coca Cola, a criação do brigadeiro (!), as roletas girando, os balangandãs de Carmen Miranda, as ondas do rádio e as do mar de Copacabana… E muito, muito mais.

Capa Anos 40

Dica de Passeio: Lugares que existem desde a época dele, para matar as saudades!
Confeitaria Colombo (do Forte)
A Confeitaria Colombo é considerada patrimônio cultural, histórico e artístico da cidade. Não se pode contar a história do lugar sem associá-la à história urbana do Rio de Janeiro. Além disso, quem conhece, ama! No domingo a matriz, no Centro, não abre, mas a filial de Copacabana reserva delícias com uma vista de tirar o fôlego! Não tem como passar por lá e não degustar uma coxa-creme, um camarão empanado ou os doces maravilhosos. Um Dia dos Pais para entrar para a história!
Endereço: Praça Cel Eugênio Franco nº1 – Posto 6, Copacabana – RJ (Forte de Copacabana)
Tel.: 3201-4049 / 99603-2171
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h as 20h.
Mais informações, aqui!

Confeitaria Colombo - Forte

Passeio de “bonde”
A versão atualizada do bonde é mais conhecida como VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Lançado em 2016, como parte do projeto Porto Maravilha, o VLT é uma ótima oportunidade de passar calmamente ao lado de prédios centenários, como o do Theatro Municipal e o do Museu de Belas Artes, e ir da Praça XV — de onde partem as barcas para Niterói — ao Saara, região de comércio popular do Rio, passando pela Confeitaria Colombo e pela Praça Tiradentes. A estrutura pode até ser um pouco diferente, mas vai fazer seu pai se lembrar dos tempos de moleque, passeando pelas ruas do Rio.
Funcionamento: diariamente das 6h às 0h
Passagem: 3,80
Mais informações, aqui!

Orla de Copacabana
A orla de Copacabana é um cenário conhecido internacionalmente. Não existe lugar no mundo onde a calçada com os desenhos de ondas brancas e pretas não façam sucesso e não soem quase poéticas. Na década de 1940 a prática do footing (caminhar pela orla) era um hábito quase que obrigatório. Para relembrar os tempos idos, nada como uma boa caminhada e um bom papo em um cenário de novela!

PAI TURISTÃO, MOCHILEIRO, VIAJANTE
Aquele pai que quando você vê, já viajou! Ele vive passeando por aí, carregando uma mala e uma câmera fotográfica e gosta de curtir paisagens deslumbrantes.
Dica de presente: Livro “Rio Book”
Rio Book é um livro de arte bilíngue (POR-ING), um luxuoso catálogo do Rio de Janeiro, que ressalta a cidade como o maior polo turístico da América Latina, com suas diversas opções de cultura, gastronomia, esportes, entretenimento, turismo e comércio. Uma iniciativa inédita para o carioca redescobrir sua cidade e o turista construir belas memórias.

capa

Dica de passeio: Pontos turísticos!
Cristo Redentor
Simplesmente o maior monumento do Brasil. De braços abertos sobre a Guanabara, eleito uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno e um dos mais belos monumentos de art déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor é a imagem brasileira mais reconhecida mundialmente. Tão grande quanto amor de pai!
Endereço: Rua Cosme Velho, 513, Cosme Velho.
Tel.: 2558-1329
Funcionamento: das 8h às 19h
Mais informações, aqui ou aqui!

Floresta da Tijuca
Considerada a maior floresta urbana do mundo, reúne atrativos naturais da Mata Atlântica, resquícios da História do Brasil e um playground para atividades ao ar livre. Apesar de ser ideal para quem tem disposição, se seu pai quiser ir mais devagar também oferece confortos, como áreas reservadas para piqueniques, restaurantes e um grande centro de visitantes onde há exposição permanente das espécies nativas.
Endereço: Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista
Tel.: 2491-1700
Funcionamento: diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão).
Mais informações, aqui!

Parque Madureira
O subúrbio do Rio não é mais o mesmo desde que o Parque Madureira foi inaugurado. Com 93 mil metros quadrados, 432 árvores, laguinhos e chafarizes, é a terceira maior área verde do Rio, atrás apenas do Aterro do Flamengo e da Quinta da Boa Vista, e tem feito a festa de milhares de cariocas antes carentes de boas áreas de lazer perto de casa. Tem quadras de vôlei e basquete, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol e ainda fontes, riachos, quiosques, pista de skate, pomar e brinquedos.
Endereço: Rua Soares Caldeira, 115 – Atrás do Madureira Shopping
Funcionamento: de terça a domingo, das 05h às 22h.
Mais informações, aqui!

madureira

PAI GOURMET
Com ele, tudo gira em torno da boa mesa. Seja saindo para comer no restaurante preferido, explorando um restaurante novo, se aventurando como chef em casa ou sendo cobaia em experimentações gastronômicas, não importa!
Dica de presente: Livro “Histórias da Gastronomia Brasileira”
Você sabia que o primeiro gourmet de que se tem notícia neste país era um tal de Cururupeba? Sabia que D. João VI, encantado com o arroz com feijão, foi o grande responsável por difundir o prato país afora? Esse livro promove um delicioso passeio com os personagens que formam os pilares da gastronomia brasileira, em textos repletos de casos e curiosidades. Agora seu pai vai poder cozinhar e comer sabendo a história do prato. Um experiência gastronômica completa!

Histórias da gastronomia brasileira - capa

Dica de Passeio: Lugares para comer!
Rio Gastronomia no Vogue Square
O Rio Gastronomia é a melhor pedida para um pai gourmet! O maior evento de gastronomia do Brasil chega a sua 7ª edição ocupando o badalado Vogue Square, novo destino na Barra, e o Pier Mauá. Além de bares, food trucks, aulas e debates sobre gastronomia e uma feira de produtores, alguns dos melhores restaurantes do Rio também estarão participando. Uma experiência gastronômica para nenhum chef botar defeito: com muitas e variadas delícias!
Local: Vogue Square – Av. das Américas, 8585 – Barra da Tijuca.
Data: 10 a 13 de agosto.
Horário: Quinta (10 de agosto) – a partir das 15h30 / Sexta – a partir das 16h / Sábado e domingo – a partir das 14h.
Classificação Livre
Mais informações, aqui!

Aconchego Carioca
Um ninho de quitutes que hoje é plataforma para a nova cozinha carioca, com reinvenções como o bolinho de feijoada, um ícone que foi do Rio para todo o país. O tabuleiro de Kátia Barbosa também traz versões de iguarias nordestinas, como o baião de dois, a moquequinha de camarão com creme de tapioca, a picanha de sol e a incrível costelinha ao molho de goiabada. Até nas sobremesas sobram petiscos, como as almofadinhas  recheadas com doce de leite.
Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira
Tel.: 2273-1035
Mais informações, aqui!

Mee
No Copacabana Palace, um modelo gastronômico diferente, um combinado entre japonês e chinês, com sushis e assados saídos do wok convivendo no mesmo cardápio. O ambiente é elegante e despojado, com luzes e decoração bem planejadas tanto nas mesas do salão quanto no balcão.
Endereço: Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana Palace / Copacabana
Tel.: 2548-7070
Mais informações, aqui!

mee

PAI CURIOSO E CARIOCA DA GEMA
Se ele gosta de saber dos meandros da história do Rio, das curiosidades, dos bastidores, dos eventos marcantes, é quase um historiador profissional e tem assunto em qualquer roda de conversa, ele se encaixa aqui!
Dica de presente: Livro “A Cara do Rio”
Uma celebração das carioquices, uma carta de amor ao Rio de Janeiro!
O Rio de São Sebastião pelos acontecimentos curiosos, pelos personagens peculiares, pelos bastidores! Com humor e um texto saboroso, Ricardo Amaral, com a ajuda de Raquel Oguri, reconta o que já é conhecido e resgata pequenas grandes histórias que andavam perdidas em esquinas, ruelas e sebos. E constrói, assim, um inusitado painel, mostrando a cara do Rio.

Capa_450_Anos_26mm.indd

Dica de passeio: Lugares marcantes na história do Rio!
– Roteiros Geográficos do Rio / Domingo no Centro do Rio
Um projeto gratuito com roteiros diurnos e noturnos, onde todos os trajetos são percorridos a pé. Uma aula-passeio que explora a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade, as artes e a cultura, além do cotidiano e hábitos do Rio, expondo seus meandros, origens, expansão, simbologias e metamorfoses. Início às 9h55 no alto do morro de São Bento – Rua Dom Gerardo, 40 – 5º andar. Itinerário: Mosteiro de São Bento (assiste-se a cinco minutos da missa com cantos gregorianos), Mirante do Morro de São Bento / Vista Panorâmica da Praça Mauá, Área Portuária e Baía de Guanabara, Av. Rio Branco, Largo de Santa Rita/Largo da Sardinha, Rua Teófilo Otoni de magníficos sobrados  (e de Lamartine Babo), Avenida Presidente Vargas, Igreja Nossa Senhora da Candelária (visita), Centro Cultural Banco do Brasil.
Mais informações: 98871-7238 (whatsapp), site, Facebook ou roteirosgeorio@uol.com.br.

– Passeio marítimo / Ilha Fiscal
Projetado pelo engenheiro Adolpho Del Vecchio o prédio da Ilha Fiscal foi concluído em 1889, com pedras (gnaisse) retiradas do morro do Pasmado, na Urca, e vitrais importados da Inglaterra. Em 1913, foi transferido para a Marinha pelo Ministério da Fazenda. Sua arquitetura foi inspirada no estilo gótico das construções francesas do século XIV, cuja principal característica é o formato de curvas terminadas em ogivas. Foi cenário do “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, e é um elo entre o presente e o passado, além de testemunha de muitos fatos históricos. Para conhecer o local é só ir ao Espaço Cultural da Marinha (ECM), no Boulevard Olímpico. O passeio pode ser feito por escuna, microônibus ou van. Compre o ingresso, embarque e divirta-se!
Endereço: Boulevard Olímpico, Praça XV, Rio de Janeiro, RJ – próximo à Pira Olímpica.
Tel.: 2532-5992 /2233-9165
Funcionamento: às 12h30, 14h e 15h30
Mais informações, aqui!

 

ilhafiscal

– Petrópolis
Se a intenção for dar uma esticada, Petrópolis é um destino perfeito para agradar o paizão. Com todo o seu enredo histórico, a “cidade de Pedro” tem variados programas que podem fazer do Dia dos Pais um dia de história e cultura. Para surpreender o coroa, que tal contar para ele que a construção do Palácio de Verão no alto da serra foi uma ideia inspirada pelo mordomo de D. Pedro II, Paulo Barbosa da Silva?
Além das ruas da cidade imperial terem seu charme característico, ainda dá para complementar o passeio com uma ida ao Palácio Quitandinha, Museu Imperial e Casa de Santos Dumont.

Mais informações sobre Petrópolis no site oficial da cidade, aqui!

Fotos: Divulgação e Acervo Rara Cultural

Os livros sugeridos são encontrados nas melhores livrarias em formato impresso e digital.