Eles são um símbolo da cultura fast food e dos enormes lanches norte-americanos. É falar em hambúrguer e imaginar duas fatias de pão meio molengas e uma carne no meio com pouco gosto e muito complemento, certo? Se você disse sim para esta pergunta, está precisando experimentar alguns dos hambúrgueres gourmets de respeito que vêm sendo preparados em restaurantes e lanchonetes cariocas. Há desde a perfeita combinação dos ingredientes básicos, todos no ponto, preparados pela chef Roberta Sudbrack, até versões moderninhas e muito saborosas, como os exemplares de Thomas Troigros, com o molho de goiaba que vem se transformando em uma das marcas da casa. É para deixar o preconceito de lado e conhecer as delícias de um hambúrguer bem feito.

Roberta Sudbrack

10_FHA_rshow_hamburguer3

A receita brinda quem reserva um jantar às quarta-feiras, em seu restaurante do Jardim Botânico. Não há espumas e nem invenções mirabolantes, mas o resultado é de tirar o chapéu e pedir para repetir. Pão caseiro, carne fresca, brotos de rúcula, tomate cortado em cubinhos e queijo gratinado para fechar. Tudo perfeito.

T.T. Burger

Na porta da casa do chef Thomas Troigros, um quadro-negro enaltece açúcares e gorduras. Depois de experimentar o hambúrguer da casa, o cliente nem lembra que essas palavras existem. Há poucas opções no cardápio, mais qualidade e menos diversidade. São hamburgueres feitos com pão de batata doce, 180  gramas de carne (uma mistura de cortes que faz diferença),  ketchup de goiabada. Para completar, a casa tem visual moderninho e decoração bem-humorada.

Botero 

O bar trouxe novo ar ao tadicional Mercadinho São José, em Laranjeiras. E, esse ano, deu filhote. O chef Bruno Magalhães abriu o Botero em Pé, em Copacabana. Nos dois espaços uma boa pedida é o hambúrguer de aioli, com queijo minas padrão, compota de cebola e bacon, no brioche caseiro com gergelim.

P.J. Clarke’s

Para quem gosta de um hambúrguer clássico, mas com carne alta e saborosa, o Cadillac chega com cheddar, bacon, salada e picles. A lista de hambúrgueres, porém, vai bem além do trivial. O General San Martin é feito de salmão, pepino, cebola roxa com molho thai e saladinha de brotos de alfafa orgânica. Delícia!

Rubaiyat

Rubayat

Em meio à paisagem deslumbrante do Jockey, entre um cardápio recheados com opções primorosas de peixes e carnes, o hambúrguer do Rubayat também merece destaque. A iguaria é feita com pão salpicado de sementes de girassol crocantes; cebola caramelada; carne alta, crocante por fora e macia por dentro; queijo em porção generosa e rúcula. Para ficar na memória.

Pub Escondido

Pub Escondido CA_1261

Um lugar para degustar cervejas exclusivas. E, para acompanhar, hambúrguer, hambúrguer, hambúrguer!  São quinze, entre opções tradicionais e gourmets. O Liberty tem dois discos de carne, bacon, chedar, cebola caramelizada, molho barbecue e pão de lúpulo. Os pães servidos na casa têm todo um diferencial.

Bar da Gema

HAMB BAR DA GEMA2

Dos primeiros bares a surgir na cidade. Por lá, toda quarta é dia de sanduíches e o hambúrguer tem lugar de destaque. Carne levemente mal passada, queijo envolvendo tudo e compota de berinjela. Para acompanhar, batatas fritas em tiras largas e molho bérnaise.