A região portuária do Rio tem recebido cada vez mais visitantes depois das obras de revitalização. Muitas pessoas, no entanto, sejam elas cariocas ou turistas nacionais ou estrangeiros, acabam passeando só pelo circuito turístico mais badalado, que engloba o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, e perdem a oportunidade de explorar a grande riqueza material e imaterial presente nas ruas dos bairros vizinhos, com representações da cultura africana, galpões ferroviários, palacetes e sobrados do início do século XX.

Um desses achados é o prédio da Antiga Fábrica Bhering, no bairro Santo Cristo, com cinco andares repletos de ateliês de pintura, escultura, fotografia, moda, restauração, entre várias outras manifestações artísticas, além de lojas e um terraço com vista panorâmica da zona portuária.

Fachada da Bhering (foto: Soraya Albuquerque/facebook)
Fachada da Bhering (foto: Soraya Albuquerque/facebook)

 

Atelier do Terraço (cerâmica)
Atelier do Terraço (cerâmica)

Construído na década de 1930 para abrigar a tradicional fábrica de chocolates, e desativado na década de 1990, começou a ser ocupado por artistas em 2005, quando o dono da fábrica resolveu alugar seus espaços por preços mais atraentes que os da zona sul da cidade. A construção foi tombada pela prefeitura municipal e mantém suas características originais e até alguns maquinários. As paredes tampouco foram pintadas e mostram a arte feita pelo passar dos anos.

Exposição nos corredores da fábrica (foto: facebook/antigafabricadabhering)
Exposição nos corredores da fábrica (foto: facebook/antigafabricadabhering)

Quem mora no Rio ou estiver na cidade no primeiro sábado de cada mês tem uma ótima oportunidade de curtir a Bhering com a certeza de que vários ateliês estarão abertos à visitação. O evento mensal “Circuito Interno” inclui, ainda, exposições diversas e convidados gastronômicos, das 12h às 20h, com entrada franca. Há estacionamento no local, mas, quem preferir o transporte público (e não tiver pressa), o VLT é uma boa pedida. É só descer na estação Cordeiro da Graça, que fica próxima à Fábrica.

SERVIÇO

Antiga Fábrica da Bhering

Rua Orestes 28, Santo Cristo.
Para saber a programação, acompanhe a página no Facebook