Celebrado em 23 de abril, o Dia do Choro entra para o calendário cultural oficial da cidade. Para festejar, o Instituto Casa do Choro faz uma maratona musical gratuita neste domingo para homenagear Pixinguinha, nascido há 120 anos, e o centenário do choro-canção “Carinhoso”, feito em 1917 por este que é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira.

Os shows acontecem simultaneamente a partir das 14h30 em diferentes espaços, até todos tomarem a direção do Largo da Carioca para o encerramento. Entre os grandes nomes reunidos estão Os Matutos, Cordão do Boitatá, Choro da Glória, Choro na Rua com Zé da Velha e Silvério Pontes, Marcelo Bernardes, Pedro Amorim e o projeto Pixinguinha para Crianças.

O encerramento será com a Orquestra Furiosa Portátil e participação especial de Pedro Miranda, Pedro Paulo Malta e Nina Wirtti (assista aqui uma palhinha da Orquetra  com Nina Wirtti).

O evento tem patrocínio da Prefeitura do Rio, pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

orquestra e nina

SERVIÇO

CONCENTRAÇÃO ÀS 14H, SAÍDA DA BARCA E DO VLT ÀS 14H30

– Barca Paquetá x Rio
“Show na Barca*: Pedro Amorim, Marcelo Bernardes e Choro da Glória
– Estação VLT Rodoviária
Roda de choro com Os Matutos

ENTRE 14H30 E 16H

– Praça XV
Show “Pixinguinha para Crianças”, voltado para o público infantil, e Roda de choro do Cordão do Boitatá
– Rua do Ouvidor (em frente à Livraria Folha Seca)
Roda do Choro na Rua, com participação de Zé da Velha e Silvério Ponte
– Largo da Carioca
Bandão da Escola Portátil de Música

ÀS 17H30

– Largo da Carioca
Bandão e Coral da Escola Portátil de Música recebem os grupos para execução de “Carinhoso” e outras músicas de Pixinguinha. Grande encontro de encerramento, com a Orquestra Furiosa Portátil. Convidados Especiais: Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta.

*Passagens do VLT e Barca serão cobradas normalmente.