O premiado projeto “Grandes Músicos para Pequenos” foi criado para preservar a memória de grandes artistas da música popular brasileira e, ao mesmo tempo, homenageá-los contando sua história, apresentando a vida e a obra para as novas gerações. São experiências inesquecíveis que promovem o resgate da cultura brasileira através de apresentações que envolvem toda a família.

Milton
Milton em sua juventude.

O mais novo homenageado é Milton Nascimento. No musical “Bituca – Milton Nascimento para Crianças”, que estreia dia 5 de agosto no Teatro dos Quatro, do Shopping da Gávea, a trajetória do músico é contada para expor temas importantes e delicados, como respeito às diferenças raciais e sociais, adoção e o papel da família e da amizade na formação dos indivíduos.

“O musical é um tributo ao Milton Nascimento, então nos inspiramos em passagens da vida dele, mas também criamos momentos ficcionais para debater temas como adoção, bullying e preconceito racial de maneira lúdica”, explica o diretor Diego Morais. “Também fazemos uma grande homenagem à maternidade e à ampliação dos modelos de família”.

Milton e sua mãe, Lilia.
Milton e sua mãe, Lilia.

Ao ficar órfão aos dois anos de idade, o pequeno Milton foi adotado pelos patrões da avó. No musical é bem marcante a ternura e os desafios inerentes ao processo de adoção e as dificuldades de inserção de uma criança negra em um ambiente majoritariamente branco, enfatizando o preconceito e o racismo. Todo esse enredo é embalado por grandes sucessos do cantor, como “Coração de estudante”, “Travessia”, “Canção da América”, “Canção do sal”, “Um índio”, “Quem sabe isso quer dizer amor” e “Maria Maria”.

 

Serviço
Local: Teatro dos Quatro – Rua Marquês de São Vicente, 52, Gávea – Tel.: 2239-1095
Data: 5 a 27 de agosto
Horário: Sábados e domingos, às 17h
Classificação: Livre

Mais informações, aqui!

Fotos: Divulgação