Amanhã, dia 4/5, às 19h, é o primeiro dia da Mostra Musical Brasil-Cuba na Caixa Cultural Rio de Janeiro. Serão três dias de shows com entrada franca, com os cubanos Pepe Cisneros e Fernando Ferrer e a cantora brasileira Thai, além de dois workshops gratuitos, de percussão e de piano. De quinta a sábado, o evento vai celebrar a riqueza musical dos dois países, revelando suas semelhanças culturais e históricas.

Cubanos radicados no Brasil, os músicos Fernando Ferrer e Pepe Cisneros se apresentam com suas bandas, respectivamente, na quinta e sexta-feira. Já o lado brasileiro da festa traz a jovem cantora Thai, dona de um timbre único e versátil, para o show de sexta-feira, como convidada de Ferrer, e, no sábado, num grande encontro entre os três artistas.

A entrada para os shows é gratuita, e os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada apresentação. A distribuição é limitada a um par de ingressos por pessoa.

O cubano Fernando Ferrer abre a mostra (foto: Leonardo Benaci)
O cubano Fernando Ferrer abre a mostra (foto: Leonardo Benaci)

Workshops
A sedutora musicalidade cubana também poderá ser explorada em duas atividades que integram da mostra. Na quinta-feira (4), às 17h, Franklin Santos e Rodrigo Bueno ministram o workshop “Percussão”, que trabalhará a similaridade entre os ritmos de Brasil e Cuba, entre eles a charanga, o ijexá, a clave e a cascara. No dia seguinte (5), também às 17h, é a vez de o próprio Pepe Cisneros apresentar o workshop “Escola Cubana – Piano”. O artista fará um panorama histórico da música cubana e abordará harmonização, improvisação e o uso do piano em diversos gêneros musicais.

Ambas as atividades são gratuitas, com vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas até um dia antes de cada curso pelo email: inscricao@rhadarcultural.com.br.

SERVIÇO

Mostra Musical Brasil-Cuba
DIA/HORA: de 4 a 6/5 maio, shows às 19h; e, nos dias 4 e 5/5, workshops às 17h
LOCAL: Caixa Cultural RJ – Teatro de Arena  – Av. Almirante Barroso 25, Centro
Entrada franca – ingressos distribuídos 1h antes de cada apresentação, limitado a um par de ingressos por pessoa

Bilheteria: (21) 3980-3815, de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

(fonte: Agência Caixa de Notícias)