Neste 8 de março, as mulheres querem não somente flores, mas respeito e direitos iguais. E um pouco de música e diversão também. A Cidade Maravilhosa recebe o tour “Das Imperatrizes Leopoldina e Teresa Cristina à Rainha Marlene”, que promove uma viagem pela trajetória de mulheres importantes para a história do Rio. Coordenado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello, o evento faz parte do projeto Roteiros Geográficos do Rio. O passeio contempla desde a Praça Mauá até o Cais do Valongo, em homenagem às Imperatrizes, Rainhas e Soberanas.

MARRR
MAR: entrada franca para as mulheres

O ponto de encontro será no Edifício A Noite, na Praça Mauá, 7, às 11h. O roteiro passou pelo Museu de Arte do Rio (MAR); o Cais de desembarque da Imperatriz Leopoldina, no sopé do Morro de São Bento; os contrastes entre a Praça Mauá, Av. Rio Branco, Rua São Bento e Rua Acre; Rua Sacadura Cabral e seu restauro; Igreja de São Francisco da Prainha; Pedra do Sal e o poder do samba; Jardins Suspensos do Valongo e Cais do Valongo, em homenagem à Teresa Cristina, terminando no Boulevard Olímpico. Aliás, quem quiser pode aproveitar e visitar o MAR. Em comemoração ao Dia Internacional de Mulher, o museu vai liberar a entrada para todas as mulheres. O MAR fica na Praça Mauá, 5. Horário de funcionamento das 10h às 17h.

jean renault
Jean Renoir em mostra no CCBB

As comemorações, atrações e homenagens não param por aí. Hoje, quem for ao cinema no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) terá entrada gratuita. A mostra ‘A vida lá fora: cinema de Jean Renoir’ traz três filmes do diretor: “O testamento do Dr. Cordelier”, às 14h; “Nana”, às 16h; e “A grande ilusão”, às 19h. E tem mais: o projeto Música no Museu leva a pianista Alda Leonor ao placo do Teatro II do CCBB para um concerto em homenagem às mulheres. O recital acontece das 12h30 às 13h30. “O projeto Música no Museu dá sequência às comemorações de seus 20 anos com grandes conquistas, e neste mês dedicado às mulheres e apresentando somente musicistas”, explicou o diretor do projeto, Sérgio da Costa e Silva. A entrada é franca! O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro do Rio.

Alda
Alda Leonor homenageia as mulheres

As cantoras Áurea Martins, Amanda Bravo, Patricia Mellodi, Flavia Dantas, Dilma Oliveira e Leila Maria fazem uma bela homenagem às mulheres no show Elas (en) cantam Tom Jobim, na Sala Baden Powell, em Copacabana. Sucessos como Discussão, Samba de Uma Nota Só, Luiza e Desafinado, além de arranjos instrumentais do consagrado maestro brasileiro, serão lembrados. Não perca a oportunidade de ouvir esse arco-íris de vozes, timbres, estilos e interpretações que se unificam através da obra Tom Jobim. Qual o endereço? Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 360. Quanto? R$ 30. Que horas? 20h.

mauro mattos
Vozes femininas cantam Tom Jobim