O Brasil está no topo da lista de países que mais utilizam agrotóxico em suas plantações. Motivo para preocupação. Mas o fato é que uma onda de culto à comida orgânica passou a se espalhar entre os brasileiros. Tem muita gente disposta a cultivar sua própria horta e outras tantas querendo investir em produtos sem agrotóxico. Tudo isso fez com que mais e mais restaurantes se especializassem na comida natural. Atualmente, há orgânicos com os mais diferentes perfis, com donos famosos, dedicados aos pequenos clientes… Isso sim é motivo para comemorar.

PEQUENOS NOTÁVEIS

Naturalie Bistrô

rota

Bistrô vegano que abriu no início do ano, em Botafogo. Como todos os pratos são feitos com ingredientes orgânicos, o cardápio muda de acordo com a estação e a época da colheita dos ingredientes. Não dá para ter certeza, portanto, de que aquele prato que você tanto amou vai estar no cardápio da próxima vez, pelo menos com os mesmos itens. A feijoada veggie tem abóbora, tofu defumado, arroz integral com linhaça, couve e farofa de cenoura. A casa também procura estender a consciência ambiental para além da comida. A granola, por exemplo, tem embalagem reciclável. Depois da primeira compra você só leva o refil para encher o pote que já tem em casa.

.Org Bistrô

foto01-715x343

O bistrô da chef Tati Lund, a mesma do programa Tati com Limão, do canal Woohoo, é pequenininho, mas depois de uma refeição por lá a sensação é quase como se você tivesse saído de uma prática de yoga: de paz e tranquilidade. A

decoração é cheia de pequenos detalhes fofos, quadrinhos e palavras de arame presas à parede, mesas coloridas e o restaurante ainda fica perto da praia, no inicinho da Bara da Tijuca. Apesar de manter um cardápio com (poucos) pratos fixos, todo dia tem uma novidade. Há sempre duas saborosas sugestões do dia, que chegam à mesa em uma apresentação de restaurante estrelado. Para acompanhar, sucos com misturas como maracujá, camomila e mel e cooler de melancia com toque de canela. Há ainda uma pequena lojinha com produtos orgânicos selecionados, como chocolates AMMA e queijos de cabra.

GLOBAIS

Pomar Orgânico

pomar_ambiente-042

Os donos são Giovanna Antonelli e Reynaldo Gianecchini , associados à chef Andrea Henrique e a Anisia Henrique. A presença dos atores globais dá um clima de badalação ao local. Decoração aconchegante, visual verde e a tranquilidade do Itanhangá como pano de fundo. Comida vegana e orgânica saborosa. Uma simpática mercearia, em uma área do restaurante, vende produtos orgânicos industrializados, além de verduras e legumes.

PARA OS PEQUERRUCHOS

Empório da Papinha

papinha

Orgânico para bebês. Papinhas salgadas, sobremesas, lanchinhos… Tudo dentro dos conformes, com embalagens sem bisfenol, certificadas pelo Inmetro, produtos orgânicos, sem conservantes e prontinhos para o consumo. Ideal para encomendar e levar em viagens e passeios mais compridos. Mas as lojas da marca ainda têm mesinhas para as crianças degustarem ali mesmo, brinquedos e lounge para os pequenos se esparramarem. A marca mantém 16 lojas pelo país, além de estar presente em uma série de pontos de venda e manter um sistema de delivery

EM GRANDE ESTILO

Le Manjue Organique

home-1-150x150

O ambiente é convidativo, amplo, com decoração moderninha e as sugestões do dia escritas em um enorme quadro-negro, ocupando uma das paredes. A casa, que fica em Vila Nova Conceição, São Paulo, é comandada pelo chef Renato Caleffi e tem a proposta de servir comida orgânica, não vegetariana. O cardápio vem recheado de petiscos, saladas, massas, peixes e carnes e sobremesas caprichadas, como o bolinho de cacau quente funcional, com castanhas, polpa de banana verde, ganache quente de chocolate belga, sorbet de framboesa e amêndoas laminadas.