Quem acha que já conhece todas as boas pedidas entre os restaurantes cariocas, pode caprichar no visual e tirar o carro da garagem. Há uma série de novos e bons restaurantes abrindo as portas. Um tour pelas casas promete sensações das mais agradáveis. Há desde o visual deslumbrante do Cota 200, localizado no Morro da Urca, com o típico bondinho do Pão de Açúcar como transporte, até o acento estrangeiro de pratos marcantes como os do bistrô Formidable, nova casa do chef Pedro Aragão, e da argentina La Cabrera, com seus cortes de carne especiais.

COTA 200

Aproveite a vista deslumbrante. De fora, o restaurante chama atenção pelas formas arredondas e a estrutura metálica. De dentro, você não consegue prestar atenção em mais nada. Localizado no alto do Morro da Urca, dá para ver grande parte da cidade lá de cima e o cenário ainda ganha um colorido diferente dependendo da hora do dia. Entre as opções de pratos, o cliente pode escolher entre os menus fixos com refeições rápidas e caprichadas, com wraps, pratos quentes e sobremesas

O restaurante que o chef Pedro Siqueira, ex-Taillevent (Paris, duas estelas no Guia Michelin), Dom e Fasano Al Mare, acabou de ser inaugurado e já está causando burburinho, formando um quarteirão estrelado com os vizinhos Lorenzo Bistrô,  Volta e Casa Carandaí. O cardápio brasileiro tem um toque contemporâneo.  Entre os pratos, moqueca da casa com pirão de tomate assado e filé-mignon curado com batata-baroa e pirão de queijo.

Um bistrô com cardápio tipicamente parisiense, mesinhas do lado de fora e decoração aconchegante. Pequeno no tamanho, grande no sabor. Quem comanda a cozinha é o chef Pedro de Aragão. Antes de abrir as portas da casa do Leblon, ele saiu em busca dos pratos perfeitos. O resultado está no menu:  frango com cogumelos, peixe do dia com cuscuz de legumes, nhoque de aipim com aspargos e espinafre. Para escolher qualquer item e sair de lá feliz.

LA CABRERA

Em Buenos Aires, o La Cabrera está ente os restaurantes de carne mais tradicionais. As filiais da casa na argentina (são quatro e todas ficam em Buenos Aires) estão sempre com fila na porta. No Rio os famosos cortes portenhos são servidos no BarraShopping, no mesmo local onde antes funcionava o Antiquarius. Restaurante amplo e com decoração caprichada.

FOGO DE CHÃO

Há mais de trinta anos, a churrascaria faz seus espetos correrem pelo salão. A mais nova filial da casa, na Barra da Tijuca, dentro do Casa Shopping, tem os mesmos cortes nobres e o bufê de saladas para acompanhar, com queijos, pães, alcachofras e endívias.  Num amplo bar, aqueles que não optarem pelo rodízio podem saborear uma série de porções. No salão, uma loja com produtos para churrasco.

ENTRETAPAS

A casa das famosas tapas espanholas abriu mais uma filial na cidade, no Jardim Botânico, com decoração para lá de colorida e ambiente amplo.  O chef Jan Santos e o sócio Antônio Alcaraz continuam agradando em cheio nos petiscos e pratos.