Porções variadas, que chegam à mesa ou ao balcão do bar em pequenas quantidades, para serem compartilhadas entre amigos e familiares. Croquete de jamon,  gazpacho, tábua de queijo e embutidos… Para acompanhar, sangria. No fim, crema catalana. Tudo com tempero e sotaque espanhóis:  as tapas são um costume típico dos bares e restaurantes de lá. Mas nem é preciso ir tão longe para participar dessa experiência gastronômica das mais agradáveis. Visitar os restaurantes Venga! e Entretapas, no Rio,  é se sentir com os pés na terra do flamenco.

Inaugurado em 2009, o Venga!, com casas no Leblon e em Ipanema, tem mesinhas ao ar livre, clima descontraído, mas especial, com decoração de Chicô Gouvêa e iluminação de Maneco Quinderé. Entre as opções, pulpo a la gallega, um polvo caprichado com batatas e molho picante, e las cocas, uma massa coberta com cogumelo e queijo manchego.  E, como se não bastasse o ambiente e a comida, a música é das mais agradáveis.

venga

O Entretapas também chama a atenção pelo visual. Desde  2010 funciona em uma casa no Humaitá com fachada antiguinha e interior moderno e, em 2015, abriu mais filhotes em Ipanema e Jardim Botânico, com decoração coloridíssima.  O chef Jan Santos prepara iguarias inesquecíveis, como  a bochecha de vitelo com grão de bico e os “huevos rotos”, combinação de batata frita, ovos moles e linguiça. Uma visita ao local dificilmente sai da memória.

entrepatas1