Por Laura Souza

O Rio de Janeiro oferece uma diversidade imensa de passeios – sejam culturais, gastronômicos, históricos, turísticos ou de entretenimento. Do mais requintado ao mais popular, do mais caro ao gratuito, não faltam destinos para quem quer se aventurar pelas terras cariocas.

O Rio Book selecionou dois roteiros com programações diferentes para agradar “gregos e troianos”. Ficou em dúvida de qual fazer? Aproveite os dois e não deixe nenhuma delícia de fora!

Rio High

– Brunch no Instituto Moreira Salles
O IMS é um centro de cultura aprazível por fora e requintado por dentro, no espírito da família que o criou. A casa de 3.000 metros quadrados, que já foi morada do banqueiro Walter Moreira Salles e sua esposa Elisinha, guarda um excelente acervo de fotos históricas, músicas, livros e filmes, além de ser uma das mais bonitas da cidade, com seus jardins e vista para o morro Dois Irmãos. A programação mescla exposições nacionais e internacionais, shows, palestras, mostras de cinema e arte.
Em meio aos jardins assinados por Burle Marx, o brunch é um programa que mistura gastronomia e arte. No comando das caçarolas: Empório Jardim, duas vezes eleito melhor Café da Manhã do Rio de Janeiro por três publicações – Veja Rio, Revista Época e O Globo Zona Sul.
Endereço: R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Tel.: 3284-7424
Funcionamento: Terça a sexta, das 11h às 20h / Sábado e domingo, das 10h às 20h

IMS - brunch
Brunch no IMS

– Galeria de Arte Mercedes Viegas
Consultora de arte e museóloga por formação, Mercedes Viegas fundou sua galeria em 2000, movida pela sua sensibilidade intuitiva e o constante olhar para o novo, impulsionando uma geração de artistas. Ela representa cerca de vinte, focando nos jovens e emergentes, para que se tornem conhecidos no cenário contemporâneo internacional.  Estes artistas iniciantes são colocados lado a lado aos já renomados artistas contemporâneos nacionais e internacionais.
Ao visitar a galeria, é possível contemplar obras de grandes nomes brasileiros, como Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Cildo Meireles, Daniel Senise, Geraldo de Barros, Gisele Camargo, José Bechara, José Damasceno, Luiza Baldan, Matheus Rocha Pitta, entre outros.
Endereço: Rua João Borges, 86 – Gávea
Tel.: 2294-4305
Funcionamento: Segunda a sexta, das 11h às 19h / Sábados das 15h às 19h

– “Mesa do chef”: Jantar especial no Restaurante Hotel Cipriani, no Copacabana Palace
Para quem gosta de saber como o prato foi preparado, quais ingredientes foram escolhidos e ainda aprecia acompanhar o trabalho do chef nesse processo, nada melhor do que a oportunidade de estar no coração da cozinha do Cipriani nessa mais que exclusiva aventura gastronômica. A inspiração do chef serão os ingredientes frescos daquele dia, fazendo uma experiência diferente da outra. O menu especial conta com uma cuidadosa carta de vinhos e requer reserva com dois dias de antecedência. C’est magnifique!
Endereço: Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana
Tel: 2548-7070
Horário: Segunda a quinta, 19h às 00h / Sexta e sábado, 19h às 01h

belmond-copacabana-palace-hotel-cipriani-restaurant
Cipriani, no Copacabana Palace

– Diversão no Baretto-Londra
Um dos melhores (senão O melhor) bares de hotel do mundo. Criado como uma homenagem de Rogério Fasano para Londres (Londra significa Londres, em italiano), o bar oferece coquetéis exclusivos, opções de pratos leves para degustação e recebe shows ao vivo e DJs consagrados, em um clima que tenta resgatar o rock clássico dos pubs londrinos. Com uma atmosfera bem intimista, o Baretto-Londra é a opção perfeita para uma noite divertida e agradável!
Endereço: Avenida Vieira Souto, 80 – Ipanema
Tel.: 3202-4000
Funcionamento: Segunda a sábado, à noite

– Charuto no Esch Café
Se a escolha for um programa mais calmo, com bons charutos, uísques raros, conhaques nobres e brandies especiais, o lugar indicado é o Esch Café. Templo carioca de los puros, a casa tem uma clientela fiel, composta por artistas, jornalistas, empresários e muitos advogados, juízes e desembargadores. Para curtir as coisas boas da vida!
Endereço: Rua Dias Ferreira, 78, loja a – Leblon
Tel.: 2512-5651
Funcionamento: Segunda, 15h às 00h / Terça a sábado, 12h à 1h / Domingo, 14h às 22h

esch café Foto Ricardo Bhering
Esch Café

Rio Low

– Café da manhã na feira da Augusto Severo, na Glória
A feira, que acontece aos domingos, tem muitas opções para a degustação da primeira refeição do dia, mas nada melhor do que o tradicional pastel – ou o seu “primo” famoso, bolinho de aipim – com caldo de cana. Localizada na Glória e aos pés de Santa Teresa, a feira da Augusto Severo ganhou um charme a mais com a circulação de artistas plásticos, atores, músicos, escritores e jornalistas.
Endereço: Avenida Augusto Severo – Glória
Funcionamento: Domingo, de 8h às 14h

– Almoço no Cadeg
O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara é mais conhecido pela popular sigla Cadeg. O enorme espaço se caracterizou como um mercadão fervilhante, oferecendo uma variedade enorme de produtos e serviços, além de muitas opções gastronômicas – entre restaurantes, produtos alimentícios, lanchonetes e bares populares. São mais de 300 estabelecimentos, onde você pode encontrar bebidas, cereais e mercearia, doces, flores e decoração, laticínios e frios, entre outros.
Endereço: Rua Capitão Felix, 110 – Benfica
Tel.: 3890-0202/ 3526-5717
Funcionamento: Conferir em www.cadeg.com.br

Cadeg_2887
Cadeg

– Samba do Trabalhador
Para começar a semana bem, nada melhor que um bom samba! O sambista Moacyr Luz comanda uma das melhores rodas da cidade, no Clube Renascença, toda segunda-feira. O samba corre solto a partir das 17h e fica animado! As “canjas” de novos participantes ou de cantores ilustres já se tornaram de praxe, sendo possível cruzar com grandes nomes do samba no local.
Endereço: Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí
Tel.: 3253-2322
Horário: Segunda, 17h

moacyr luz-samba do trabalhador (divulgação2)

Moacyr Luz e seu “Samba do Trabalhador”

Chopp no Bar Urca, ou melhor, na Mureta da Urca
Seja para aquele chopp no final de tarde ou para apreciar o visual que as luzes proporcionam ao cair da noite à beira da Baía de Guanabara, a mureta já virou tradição carioca. Tradição esta que veio do jeitinho carioca de infringir as regras: o cliente vai ao balcão do Bar Urca, empunha sua cerveja e equilibra suas empadas ou pastéis de camarão, mas não entra. Atravessa a rua e transforma a mureta em um ponto de encontro descolado. Para fechar o dia, uma ode ao Rio de Janeiro!
Endereço: Rua Cândido Gafrée, 205, Urca.
Tel.: 2295-8744
Funcionamento: Segunda a sexta, 6h30 às 23h / Sábado e domingo, 8h às 23h

05/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Bar Urca - Foto de Berg Silva / Studio Bs
Mureta da Urca

Fotos: Divulgação, Acervo Rara Cultural, Tomás Rangel (IMS)