Há uns anos, os paulistas costumavam torcer o nariz toda vez que se deparavam com uma pizza carioca. Mas o tempo passou e as iguarias com padrão de qualidade certificado aportaram na cidade. Hoje são dezenas os restaurantes que servem uma pizza gourmet irretocável. E, claro, há ainda aquelas tradicionais que conquistaram o gosto e o coração dos cariocas. Confira algumas das melhores da cidade e eleja você (por que não?) a sua preferida. É para deixar qualquer um indeciso.

Alessandro & Frederico

pizzaria_02

Há cerca de 15 anos o Alessandro&Frederico abria as portas na cidade, com um bistrô moderninho em Ipanema. De lá para cá, mais filiais abriram por aqui, especializadas na pizza tradicional, mas de qualidade incontestada. Além das pizzas, há pães artesanais, massas, saladas caprichadas e antipasti generosos. Ambiente confortável e elegante. Badalação garantida e pizza de primeira.

Bráz

  

A pizzaria paulistana faz uma homenagem ao tradicional bairro do Brás, em São Paulo, berço da imigração italiana da cidade.  Há alguns anos, aportou no Rio e fez sucesso imediato entre os cariocas. O segredo está na massa crocante, com ingredientes de primeira (difícil é destacar um sabor diante de tantas boas opções), na decoração tradicional (um salão de azulejos brancos, prateleiras recheadas de condimentos e forno à lenha fumegante) e no chope servido no ponto.

Capricciosa

full_Capricciosa

Pizzas fininhas e de massa crocante e forno à lenha no ponto, como manda a tradição. A Marinara, com tomate, alho e orégano fresco,  mostra como a combinação de técnica e bons ingredientes pode transformar qualquer receita simples em algo irresistível.  Uma farta mesa de antipasti completa o programa.

Fiammetta

Surgida há 13 anos no Rio, conta com mais de 30 sabores de pizzas produzidas dentro dos rígidos padrões de qualidade, com farinha de primeira e forno a 400º C. A Pata Negra, por exemplo, tem presunto espanhol Pata Negra e queijo italiano Grana Padano. Com filiais em Botafogo e na Barra, a casa oferece ainda opções de massas e antipasti.

Pizzaria Guanabara

guanabara

Das mais tradicionais. A Pizzaria Guanabara virou sinônimo de saideira. É lá que os cariocas que gostam de uma badalação costumam terminar suas noites. Tudo por conta do horário estendido da casa, que costuma fechar as portas quando o sol já apareceu no horizonte, e das pizzas também, é claro, com queijo generoso e sabores tradicionais.

Eccelenza Pizzaria Artesanal

eccellenza-pizzaria rio

Pizza com ingredientes de primeira. Todas são feitas com molho de tomate italiano, mussarela de búfala e azeite extra virgem. Além dos sabores tradicionais e das combinações da casa, a pizzaria conta com duas opções de pizza wrap, servidas enroladas e fatiadas, perfeitas para quem quer apenas petiscar. A Ottima vem com pesto de azeitonas pretas, passas, mussarela de búfala, molho de tomate, raspas de limão siciliano e espinafre. Por cima, ainda é salpicada com grana padano e salsa.

Stravaganze

Stravaganze_Stravaganze-FotoRafaelWainberg-94

A Stravaganze nasceu em 2002 e já mudou o endereço, de Botafogo para Ipanema, mas não a qualidade das pizzas, o que garante clientes cativos. Funciona em uma casa ampla, com varanda no segundo andar, mesão comunitário e projeto da arquiteta Bel Lobo. Entre as boas pedidas de pizza, a que tem o nome da casa, com molho de tomate gorgonzola, lascas de pêra, nozes e alho poró.

Ráscal

Dia-da-Pizza rascal

Comida de qualidade e servida com rapidez. Além das opções à la carte, a casa conta com menu fixo. Massas preparadas na hora para o cliente e uma mesa de frios e saladas para complementar. As pizzas têm um cardápio especial e tamanhos que vão da individual à feita para a família. A Oliva vem com pasta de azeitonas pretas, mussarela de búfala, parmesão e manjericão fresco. Delícia.