Agora é oficial! Os 100 melhores estabelecimentos do Rio de Janeiro foram premiados ontem, no Prêmio Abresi Top 100 Gastronomia Carioca por Boni & Ricardo Amaral. O evento aconteceu nesta terça-feira (21), durante a 29ª Super Rio Expofood, realizada no Riocentro. Foram contemplados restaurantes, botecos, bares e cafés que mais se destacaram na gastronomia carioca. Oferecido pela Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi), o prêmio tem como proposta atender, além de moradores do Rio apreciadores da boa mesa, os turistas que estejam preparando seus roteiros gastronômicos na Cidade Maravilhosa.

Thiago-e-Candice
Candice e Thiago: premiados

O presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, foi o primeiro a subir ao palco. “Hoje é um dia especial para o Rio de Janeiro”, afirmou. Para ele, o prêmio amplia o leque de opções culturais e gastronômicas da Cidade Maravilhosa. “O lançamento do Top 100 Gastronomia Carioca tem significado importante em nossa cidade, pois ações como essa podem reativar a economia do Rio de Janeiro”, destacou.

esse
Boni, Amaral e alguns dos premiados

Presidente do SindHotéis-RJ e diretor da Abresi, Alfredo Lopes destacou a importância da premiação. “Nosso objetivo é mostrar que a gastronomia é um dos grandes atrativos do receptivo turístico, e movimenta fortemente, não somente os bares e restaurantes, mas também o segmento de turismo e hotelaria. Neste sentido, queremos unir forças com os sindicatos do interior do estado, além de fortalecer o trabalho dos restaurantes de hotéis, que têm grandes pérolas do mundo gastronômico”, disse.

“O interessante é a convivência pacífica do boteco com os grandes restaurantes.”

Ricardo Amaral

Empresário, gourmand e um dos idealizadores da premiação, Ricardo Amaral explicou que a gastronomia no Rio de Janeiro está crescendo. “Nós temos uma característica interessante: o boteco carioca, por exemplo, tem sua peculiaridade. E o interessante disso tudo é a convivência pacífica do boteco com os grandes restaurantes. Isso é gratificante e só enobrece a nossa cozinha”, reiterou.

IMG_5916 (1)
Boni discursa no início da premiação

Seu amigo e parceiro na seleção gastronômica mais charmosa da cidade, Boni chamou a atenção para o bem-estar da Cidade Maravilhosa. “A gastronomia é a linha do primeiro combate ao abandono e a crise. E nós temos a missão de resgatar o Rio de Janeiro e manter seu posto de Cidade Maravilhosa”, sentenciou, sendo aplaudido em seguida.

candice
Boni ao lado de Candice, Sergio Lopes e Thiago Lacerda no momento da entrega dos certificados.

No comando do Candice Cigar Co, junto com Candice Marroco, o ator Thiago Lacerda elogiou o prêmio que exalta o Rio e a gastronomia carioca. “O mais importante é a iniciativa de sugerir os 100 melhores e, assim, fomentar o turismo do Rio de Janeiro. Qualquer iniciativa de levar ao carioca a autoestima é perfeita”, observou Lacerda. Localizado no complexo Vogue Square, na Barra da Tijuca, o Candice Cigar Co foi um dos 100 estabelecimentos premiados.