Há algo em comum entre a Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana e os restaurantes Temporada (ex Azul Marinho), no Arpoador, e Aprazível, em Santa Teresa. E a semelhança não está em nenhum item do cardápio ou na equipe que comanda as cozinhas. Nos três a vista chama quase tanta atenção quanto as iguarias que recheiam o menu. E eles não são os únicos. O Rio de Janeiro é generoso para quem gosta de unir boa gastronomia e cenário deslumbrante.

Na Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana a paisagem é para turista (e carioca também, por que não?) nenhum botar defeito. As clássicas coxinhas com creme de frango, os camarões empanados, os sanduíches de miga e os mil e um docinhos ficam ainda mais irresistíveis quando degustados em uma das muitas mesinhas da filial, de frente para o mar e a orla de Copacabana. É para se deixar ficar, admirando um dos mais famosos cartões-postais da cidade.

Aprazivel 13.06

Se a intenção é aproveitar uma paisagem noturna, subir as ladeiras de Santa Teresa pode ser uma boa opção. De uma das mesas do Aprazível é possível ver o Rio de cima, com seus milhares de pontos iluminados. É lindo! Mas, como se não bastasse, há ainda no restaurante da mineira Ana Castilho pratos típicos com um toque contemporâneo, como a galinhada caipira, com banana da terra e feijão-de-corda.  No Bar dos Descasados, no interior do Hotel Santa Teresa, o ambiente é perfeito para quem quer um pouco mais de badalação. Drinques delicados, petiscos caprichados, e, brindando tudo isso, a vista da Baía de Guanabara.

Quem gosta de um programa descontraído, mas sem abrir mão da dupla degustação de primeira e paisagem idem, uma boa pedida é o Bar Urca. Os clientes assíduos compram chope e petiscos, como empadas de camarão e pastéis, apoiam tudo na mureta da Urca e ficam degustando as iguarias de frente à baía, pontilhada por barcos. Assistir ao pôr do sol no local é programa perfeito.

Entre as novidades da cidade que deixam o cliente extasiado mesmo antes de provar qualquer prato está o Cota 200. O restaurante, localizado no alto do Morro da Urca, é todo envidraçado e a paisagem vai mudando ao longo do dia e dependendo da estação do ano. Para chegar é preciso pegar o bondinho do Pão de Açúcar. Diversão garantida.

restaurantes-le-pre-catelan1

No mesmo clima panorâmico está o Le Pré Catelan, localizado no Hotel Sofitel. Restaurante estrelado (tem uma estrela no Guia Michelin), comandado pelo chef Roland Villard, com ambiente sofisticado e menu impecável. Mas a vista das mesas para a Praia de Copacabana é imbatível.

bar-astor-rio-de-janeiro-e1430238437499

Ali no finzinho da Praia de Ipanema, no trecho mais charmoso da cidade, o Arpoador, duas opções que valem a pena. O Astor é cheio de saborosas comidinhas perfeitas para acompanhar bons drinques, como canapés e mini sanduíches, como o petit burguer, com gorgonzola, ementhal e bacon. Mais para frente, em pleno calçadão do Arpoador, o bar Temporada, localizado onde antes funcionava o tradicional Azul Marinho e criado para durar até agosto de 2015, quando uma nova casa deve ser inaugurada. A cozinha é comandada pelo chef argentino Christian Garcia, mas as mesas de frente para o mar e o movimento dos banhistas são uma atração à parte.