Visitar Santa Teresa é conhecer um Rio pitoresco, que não se vê em outras áreas da cidade. Antiga rota de fuga de escravos no século XVIII, espalhado pelas encostas do Morro do Desterro, o bairro reúne um riquíssimo casario colonial e uma forte vocação artística e gastronômica, além de vistas inusitadas das zonas Sul e Norte. Entre suas atrações estão o Convento de Santa Teresa, o Parque das Ruínas, a Escadaria Selarón, os largos do Curvelo, dos Guimarães e das Neves, e o Museu Chácara do Céu.

Da Lapa até o alto do bairro, tudo pode ser percorrido a pé. E é aí que está a graça.

PARA APRECIAR

ESCADARIA SELARÓN


Uma obsessão do excêntrico artista chileno Jorge Selarón, a escadaria que vai da Rua Joaquim Silva, na Lapa, até o curso inferior de Santa Teresa, leva seu nome. Foram vinte anos de ladrilhos e azulejos colocados lado a lado, formando um mosaico interminável e fascinante.

MUSEU CHÁCARA DO CÉU

museu1

Há sempre uma exposição ou um evento especial no Chácara do Céu, que, junto com o Museu do Açude, integra os Museus Castro Maya. A construção do século XIX foi inteiramente adaptada para receber o público e preservar o acervo de 3.000 gravuras em papel.

PARQUE DAS RUÍNAS

 ruinas2

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas funciona em uma casa restaurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Já em sua época, a casa, que pertenceu à mecenas Laurinda Santos Lobo, sediava saraus que atraíam os mais importantes artistas do país e personalidades internacionais. O imóvel  ganhou intervenções modernistas e atrai turistas de todo o mundo.

PARA SABOREAR

APRAZÍVEL

aprazivel

O Aprazível consegue resumir a natureza do bairro, oferece cenário de cinema, mesas em gazebos de eucalipto com telhado de sapê, espalhados em áreas verdes que se comunicam em meio a mangueiras e abacateiros e oferecem uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara. Da cozinha saem receitas do interior feitas com originalidade e requinte.

TÉRÈZE

02/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Tereze - Foto de Berg Silva / Studio Bs

O Térèze se integra perfeitamente ao cenário, no cardápio e na ambientação do bairro. Há mesas de madeira reciclada, vasos de orquídeas e grandes janelas que revelam a arquitetura antiga da região. A culinária contemporânea passeia por diversas influências, sem abandonar os ingredientes brasileiros.

BAR DO MINEIRO

bar-mineiro

A caprichada e saborosa feijoada é a grande responsável pelas filas na calçada nos fins de semana. Mas o bar de Santa Teresa tem inúmeros outros atributos. É um ótimo cenário para paquerar, com muita gente bonita e descolada. Ao chegar, abra o apetite com os pastéis, os bolinhos de feijão ou ainda a porção de aipim frito com torresmo. Refresque-se com uma boa cerveja de garrafa, sempre geladíssima, ou com a caipirinha de limão, outra ótima pedida!

BAR DOS DESCASADOS

Bar-dos-Descasados_Ambiente-3

O bar ganhou esse apelido décadas atrás, quando o hotel Santa Teresa notabilizou-se por hospedar homens recém-separados. Agora, a expressão é um delicioso paradoxo, visto que o ambiente revela justamente o contrário: casais em franca intimidade, entre si e com os drinques delicados da casa. O menu de petiscos elaborado pelo Térèze, o restaurante do hotel, e a vista pitoresca da baía de Guanabara pelo viés da Zona Norte são luxos extras.

PARA DESCANSAR

SANTA TERESA HOTEL

HotelSantaTEresa (1)

Construído em uma histórica fazenda colonial e sede de um dos bares mais descolados da cidade, o Santa Teresa Hotel tem ambientes coloridos e uma vegetação exuberante presente. O requinte, o luxo e os detalhes, também merecem atenção.