Por Laura Souza

O Centro da Cidade do Rio de Janeiro é um lugar onde se esbarra com cultura em cada esquina. Porém, sendo um dos principais bairros comerciais e empresariais da cidade, toda essa beleza histórica acaba, muitas vezes, passando despercebida. Imersos no agitado cotidiano, os pedestres passam em frente às instituições que são verdadeiros patrimônios culturais e nem percebem por estarem, por exemplo, olhando para a tela do celular.

Os Roteiros Geográficos do Rio tem justamente a missão de ressignificar esse olhar, voltando-o para as nossas riquezas artísticas e culturais. O projeto conta com roteiros diurnos e noturnos, onde todos os trajetos são percorridos a pé e narrados pelo idealizador e coordenador, Prof. Dr. João Baptista Ferreira de Mello.

Hoje, sexta-feira, é dia de Caminhando Entre Luzes no Centro do Rio à Noite. O ponto de encontro será nos degraus da Casa França-Brasil (ao lado do CCBB e em frente à Igreja de Na. Sa. da Candelária). De lá, segue por um riquíssimo itinerário, que inclui o Centro Cultural Banco do Brasil, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Pira Olímpica, Rua do Ouvidor, o sobrado e o brilho das estrelas Carmen e Aurora Miranda na Travessa do Comércio, Paço Imperial, Praça XV, as esculturas interativas de Manoel Bandeira, Machado de Assis e Joaquim Nabuco junto à Academia Brasileira de Letras, Theatro Municipal, da Biblioteca Nacional, o Boêmio Amarelinho, entre outras paradas.

Para participar, não é necessário fazer inscrição. É só chegar e se juntar ao grupo. E aproveitar a viagem no tempo!

Foto: Divulgação.

Informações do Local:

Ponto de encontro: Nos degraus da Casa França-Brasil (ao lado do CCBB e em frente à Igreja de Na. Sa. da Candelária).

98871 7238


Sexta-feira, às 20 horas