O Rio de Janeiro é uma cidade de muitas maravilhas – como seu próprio apelido diz. Existem lugares que, apesar de tão ricos culturalmente, são pouco visitados por turistas e pelos próprios cariocas. Conhecer esses locais e mergulhar na história e cultura do Rio, além de surpreender, pode ser um programão!

catedral metropolitana avenida chile centro
João Baptista em ação na Catedral Metropolitana, na Avenida Chile, Centro da Cidade

Dessa motivação, surgiu o “Roteiros Geográficos do Rio”, um projeto com roteiros diurnos e noturnos, onde todos os trajetos são percorridos a pé. As caminhadas são realizadas pelo Centro do Rio e em outros pontos tradicionais, como os bairros da Glória, Catete e Flamengo, assim como Copacabana (a “princesinha do mar” não poderia faltar!) e o bairro de Vila Aliança, na Zona Oeste.

Centro Cultural da Justiça Eleitoral (antigo STF e TSE), na Rua Primeiro de Março com a Rua do Rosário
Centro Cultural da Justiça Eleitoral (antigo STF e TSE), na Rua Primeiro de Março com a Rua do Rosário

Segundo o idealizador, João Baptista Ferreira de Mello, estas caminhadas nasceram do amor pela mais bela cidade do mundo. O geógrafo coordena a equipe que realiza os roteiros, oferecidos gratuitamente. Os eventos exploram a geografia, a história, a arquitetura, a religiosidade, as artes e a cultura, além do cotidiano e hábitos do Rio, expondo seus meandros, origens, expansão, simbologias e metamorfoses. É a chamada “geografia cultural”.

centro
Aula passeio pelo Centro do Rio

O fio condutor do programa é adotar procedimentos para a paz e o congraçamento da nossa cidade, aumentando a autoestima dos seus habitantes e os laços de afeto dos cariocas com o Rio e, nesse mesmo sentido, abrigando e abraçando turistas brasileiros e estrangeiros. A intenção é que iniciativas – grandes ou pequenas – possam ser cada vez mais adotadas para formar uma ciranda de bem-estar que colocará um sorriso ainda maior na cidade mais feliz do mundo – e em seus visitantes e moradores também!

centro noite
Caminhada pela noite do Centro

Os próximos roteiros serão em comemoração aos 15 anos do projeto. Intitulados “Festa dos 15 anos de aniversário do Projeto Roteiros Geográficos do Rio”, os dois passeios serão no mesmo dia: 8 do 8 (agosto). O primeiro será “Um Rio de Igrejas”, iniciando às 8 horas e 8 minutos, tal qual o início da Olimpíada de Pequim (ponto de encontro: calçada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (Praça XV com Rua Primeiro de Março). À noite, mais festa! Às 8 horas e 8 minutos, “Caminhando à Noite pela Orla Conde, Pira Olímpica, Largo do Carmo / Praça 15 e Cidade da Justiça” (ponto de encontro: nos degraus da Casa França-Brasil [ao lado do CCBB e em frente à Igreja de Nossa Senhora da Candelária]). Com data e horário assim, não tem como esquecer de ir comemorar!

Serviço
Inscrições: pelo email roteirosgeorio@uol.com.br / Facebook: Roteiros Geográficos do Rio/ Twitter: @roteirosgeorio / Tel.: 98871-7238.

Mais informações, aqui!