A Tijuca faz aniversário de 258 anos nesse fim de semana com uma extensa e variada programação gratuita para toda a família. O ponto alto é o show do cantor e compositor Erasmo Carlos no domingo, 9 de julho, às 20h, na Praça Saens Peña. No dia, o Tremendão, que nasceu na Rua do Matoso e viveu na Professor Gabizo até os 22 anos, vai receber o título de “Cidadão Tijucano”. Outra artista consagrada que participa da festa é Sandra de Sá. A cantora, que morava no Méier, mas era frequentadora assídua da Tijuca, se apresenta amanhã, sábado (8), às 20h.

Para exaltar o orgulho dos moradores, o slogan da festa organizada pela Prefeitura do Rio, com patrocínio de empresários e empreendedores da região, é #Soutijucano. E não faltam motivos para gostar da região. A Tijuca é um dos bairros mais antigos, tradicionais e populosos da capital fluminense, possui três escolas de samba, quatro estações de metrô, a maior floresta urbana do mundo e guarda as relíquias do fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá.

TRUCKS, SERVIÇOS SOCIAIS, TEATRO E MUITO MAIS

Praça Sãens Peña, palco do aniversário de 258 anos do bairro
Praça Sãens Peña, palco do aniversário de 258 anos do bairro

Além dos shows, a Praça Saens Peña, palco da festa, vai abrigar a Tijuca Beer Fest – feira de food trucks e cervejas artesanais, do meio-dia às 22h – e, ainda, passeio ciclístico, apresentação de teatro infantil e de grupos folclóricos, shiatsu, tai chi chuan, serviços de beleza, entre outros.

Alguns comerciantes do bairro também oferecem promoções especiais, entre eles, o restaurante Salete, que completa 60 anos em 2017 e recebeu o título de Patrimônio Cultural Carioca.

SERVIÇO
Aniversário de 258 anos da Tijuca
Local: Praça Sãens Pena
Data: 8 e 9 de julho
Horário: das 9h às 22h.
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado (8)

9h às 10h – Aulão de tai chi chuan

15h –Folia de Reis do Morro da Formiga

16h – Maracatu do Morro do Salgueiro

17h –Peça infantil “Memórias de nossa infância”, com o Grupo No palco da Vida

18h – Quadrilha PoDeC, que apresentará a dança “Meu nome é favela – Quando derem a minha vez, toda a cidade vai cantar”.

18h15 – Show de abertura da noite com A Casa e o Sol

18h30 – Show com o Grupo Chegando de Surpresa e gari Renato Sorriso

19h30 – Show de Rangel e Batucada

20h30 – Show com Sandra de Sá


Domingo (9)


 9h as 12h – Pedala Tijuca

9h as 20h – Bicifeira

14h30 – Desfile de moda afro

16h – Quadrilha Gonzagão, que apresentará a dança “Que Diferença Faz?”

17h – Show com a banda Grajaú Street Band

20h – Show de encerramento com Erasmo Carlos.