Quase ninguém conhece a Feira de São Cristóvão pelo nome oficial – Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas –, mas como Feira dos Nordestinos ou dos Paraíbas. O local é uma mistura de música, gastronomia, cultura e atrações diversas. Um destino excelente para os cariocas que querem conhecer e experimentar a diversidade do seu país e para os turistas que querem se aventurar por diferentes sabores de uma cultura tão rica.

feira 3

De espírito alegre e descontraído, a Feira é reconhecida pelos sabores, mas também pela música, que ecoa em todos os cantos do complexo. É uma algazarra que começa no fim da tarde de sexta-feira e segue até a noite de domingo. Antes era aberto, com as barracas voltadas para a rua. Hoje, a estrutura é fechada e organizada – mas não totalmente, para não quebrar o espírito do lugar, que reúne sertanejos e repentistas saudosos de sua terra natal. Para dar o clima, tem até personagens como Lampião e seus cangaceiros, vestidos a caráter, prontos para fotos.

Feira - restaurante

Mas a estrela maior é mesmo a gastronomia regional do Nordeste. Muitas das mais de setecentas barracas da feira servem o maior clássico dos nordestinos: a carne de sol com baião de dois. O mais cobiçado está na Barraca da Chiquita, presente ali desde 1979. Tem paçoca de pilão, buchada e sarapatel, e como não poderia deixar de ser, tem também o bode assado. Outro ponto procurado pelos turistas é a Barraca do Maranhão, onde se serve uma exclusividade por aqui, o arroz de cuxá, preparado com vinagreira, uma erva que só lá sabem usar. E tem muita cerveja e cachaças locais com rótulos divertidíssimos.

feira - prato

Uma atração turística fundamental para quem quer conhecer muito do Rio e um pouco mais do Brasil!

A Feira de São Cristóvão está no “Guia Boni & Amaral – O Rio é uma festa! 2015” (Rara Cultural), publicação que reúne restaurantes, botecos, bares, comidinhas e afins do Rio de Janeiro. Um excelente roteiro para quem não quer perder nada da Cidade Maravilhosa!

Serviço
Local: Campo de São Cristóvão, s/nº – São Cristóvão – Tel.: 2580-5335 / 2580-6946
Funcionamento: Terça a quinta para almoço. / Fim de semana: de 10h de sexta às 21h de domingo.
Mais informações, aqui!

Fotos do acervo Rara Cultural (Berg Silva) e divulgação.