Por Laura Souza

Países diferentes unidos pela língua. A ideia de reunir todos os países lusófonos, criar um site inédito com dramaturgia em Língua Portuguesa e promover coproduções entre artistas e companhias internacionais surgiu através do primeiro Festival Internacional de Teatro. E deu tão certo que agora os horizontes foram expandidos com a 9ª edição do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa – o FESTLIP.

O Festival reúne através das artes cênicas, música, literatura, artes plásticas e gastronomia, artistas e pensadores de Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste e São Tomé e Príncipe. Pela primeira vez, uma montagem teatral reunirá atores das oito nacionalidades, com a maior parte dos ensaios realizados à distância por conexão digital. A Exposição também está de cara nova: estátuas vivas proporcionarão uma experiência de poesia com obras dos oito países lusófonos.

E as conexões não param por aí! Música e gastronomia também são fortes fatores culturais que aproximam e possibilitam uma identificação. Na Festa Disritmia djs do Brasil e de Angola farão essa ponte, conectados pela música. Já na mostra gourmet “Conexão dos Paladares”, criada pelo Chef Juarez França (do Zazá Bistrô), um prato típico brasileiro será misturado com iguarias gastronômicas típicas dos outros sete países amigos.

Para as crianças, tem FESTLIPinho. O teatro da Casa de Cultura Laura Alvim será palco para atividades artísticas e educativas, mostrando a diversidade das culturas de língua portuguesa e suas manifestações em nosso imaginário. Tudo começa com uma divertida oficina com brincadeiras populares dos países do festival.  Através de atividades coletivas os participantes seguirão um percurso por cinco jogos de Portugal, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique e duas histórias afro-brasileiras. Ao final, o grande momento: a confecção de um brinquedo popular brasileiro.

festlip 1

O FESTLIP é a maior aliança entre os povos que possuem o português como idioma, conectando no total oito países, quatro continentes e 260 milhões de pessoas. Você não vai ficar fora dessa, né?

Para conferir a programação completa, clique aqui!

 

Informações do Local:

Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Sesi Centro, Zazá Bistrô

De 13 a 23 de dezembro