Por Laura Souza

Janeiro é um mês que tem cara de férias. Principalmente para as crianças que esperam pelos dias de brincadeira e diversão ansiosamente o ano todo. Praia, piscina, parquinho, natureza… Todas essas programações são maravilhosas e fazem muito sucesso. Mas ainda não inventaram nada que substitua a magia de um escurinho do cinema. As luzes se apagam, o filme começa e os olhinhos dos pequenos brilham e mergulham em um mundo de fantasia. Se tiver uma pipoquinha para acompanhar, então, melhor ainda!

E nessas férias dois filmes estão fazendo muito sucesso com as crianças – e com os pais também! Em cartaz na maioria dos cinemas "Viva – A Vida é uma festa" e "Touro Ferdinando" estão lotando as salas e fazendo o público sair das sessões muito satisfeito. O Rio Book não poderia deixar de conferir. E contou um pouquinho dos dois filmes para quem quer levar a criançada para passear (pode ser a criança interior também!).

 

Touro Ferdinando

A animação é um remake de um livro e filme infantil que talvez seja conhecido de infância de muitos pais. Dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha e com possibilidade de indicação para o Oscar, a obra conta a história de Ferdinando, um touro que não segue em nada o estereótipo de touro. Calmo, delicado e amante da natureza, ele foge das arenas e das brigas e corre para baixo das árvores para ficar cheirando flores.

A história se passa na Espanha e mostra os hábitos da cultura local de maneira lúdica. Por um engano, Ferdinando acaba sendo escolhido para uma pomposa tourada na Plaza de Toros. O filme passa uma mensagem sobre estereótipos, aparências e como o destino pode mudar.

 

Viva – A Vida É Uma Festa

A animação traz os hábitos da cultura mexicana. Com muita cor e música, a história nos apresenta Miguel Rivera, um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso. Porém, sua família desaprova seu sonho e para virar o jogo ele acaba sendo transportado para o mundo dos mortos em busca de seu tataravô, que também era músico. De toda essa aventura, acaba saindo uma enorme reunião familiar.

O filme é um musical de animação produzido pela Pixar Animation Studios e distribuído pela Walt Disney Studios. Baseado em uma ideia original de Lee Unkrich, a obra promete dar uma verdadeira lição de vida nas crianças e adultos. E o Rio Book deixa um spoiler: é possível que lágrimas sejam derramadas.