Por Laura Souza

O final de semana no Rio é caracterizado por um grupo importantíssimo de cariocas (e visitantes também!): as crianças. A cultura da nossa cidade é incluir os pequenos nos programas dos adultos (sempre que possível). Por isso, na maioria dos locais elas roubam a cena e logo são as protagonistas.

Porém, é claro que um lugar feitinho para elas cai super bem, não é mesmo? Proporcionar uma atividade que entretenha os exigentes mini clientes não é fácil. Mas esses estabelecimentos que o Rio Book lista hoje fazem isso com maestria. A criança se sente bem-vinda e acolhida – e se diverte muito, é claro!

Esquilos
A Floresta da Tijuca por si só já é um espetáculo. Considerada a maior floresta urbana do mundo, abriga espécies exóticas e raras da fauna e da flora brasileiras. Para quem curte uma aventura com a criançada – como caminhar pelas muitas trilhas – com um descanso merecido ao final ou para os que preferem o conforto de um passeio tranquilo, nada como um momento agradável em contato com a natureza.

E de contato com a natureza o “Os Esquilos” entende bem! Situado no coração da Floresta da Tijuca, o restaurante oferece um cardápio de culinária internacional com especialidades brasileiras. Com uma extensa área verde e um gramado ótimo para todo tipo de brincadeira. Além de eventuais visitas ilustres dos esquilos (de verdade!). A diversão das crianças é ilimitada! Uma dupla de delícias para os pequenos (e para os grandinhos também!): o melhor da culinária em um espaço privilegiado.

esquilos1

Estrada da Cascatinha – Alto da Boa Vista
Funcionamento: Quarta a Domingo, de 12h às 17h
Tel.: 2492-2197 / 99924-5072
www.osesquilos.com.br

Maya Café
Um cantinho especial em Laranjeiras. A qualquer hora do dia, você pode chegar e ter um momento delicioso e agradável, seja para tomar café da manhã, almoçar pratos leves e saudáveis, experimentar sanduiches especiais. E as crianças não podiam ficar fora dessa!
A área infantil do Maya é um paraíso para os pequenos. Com um tapetão (para liberar os bebês no chão mesmo), brinquedos diversos e livrinhos infantis para entreter a criançada. A diversão é garantida! E um detalhe: animais de estimação também são bem-vindos. Para eles, tem agua geladinha e onde amarrar a guia perto de algumas mesas. É muito carinho!

Maya

Rua Professor Ortiz Monteiro, 15/B – Laranjeiras
Tel.: 2205-4950 / 3172-5125 / 98895-9280
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 22h30
mayacafe.com.br

Confeitaria Colombo
A Confeitaria Colombo é considerada um patrimônio cultural, histórico e artístico da cidade. Não se pode contar a história do lugar sem associá-la à história urbana do Rio de Janeiro. Além disso, quem conhece, ama!

A filial do Forte de Copacabana é uma ótima pedida para o final de semana com as crianças. As delícias de lá já são famosas – a coxa-creme, o camarão empanado e os doces maravilhosos –, sendo a vista o diferencial. É de tirar o fôlego! E falando nele, é bom ter bastante para dar uma volta pelo Forte com os pequenos. Além das áreas externas, ainda dá para visitar o interior do forte e conhecer o Museu histórico-militar. O local onde ficam os canhões com vista para o mar é um dos preferidos da garotada – e dá para tirar belíssimas fotos!

forte de copa

Praça Cel. Eugênio Franco nº1 – Posto 6, Copacabana (Forte de Copacabana)
Tel.: 3201-4049 / 99603-2171
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 20h.
www.confeitariacolombo.com.br

Applebee’s 
A rede de restaurantes norte-americana trouxe o Applebee’s para as terras tupiniquins e conseguiu misturar o estilo dos Estados Unidos com a nossa brasilidade. Os tradicionais pratos americanos são servidos em um ambiente casual e a preocupação é sempre proporcionar ao cliente um ambiente confortável e aconchegante.

Para as crianças, um cardápio exclusivo. Nele, as opções vão do hambúrguer ao fettuccine.  Além disso, um espaço kids para antes ou depois de comer não deixa ninguém ficar entediado. E não se preocupem com a infraestrutura para os bebês: eles oferecem cadeirões e trocador. Um passeio completo para toda a família!

ATENÇÃO: Toda foto deve ser publicada com o crédito do autor, de acordo com a Lei Nº 9.610 de 19/02/1998.

Shopping New York City Center: Avenida das Américas, 5000 – Barra da Tijuca
Tel.: 3269-5254
Funcionamento: Domingo a Quinta, das 11h30 às 23h / Sextas e Sábados, das 11h30 às 0h.
www.applebees.com.br

Galeto Coimbra
No coração de Botafogo, fica o Galeto Coimbra. Um restaurante que oferece o clássico galeto assado com molho à campanha, fritas e farofa. Para quem prefere, também tem picanha. E a tradicional cervejinha (para os adultos, claro!) bem gelada para acompanhar.

A casa tem clima familiar, que fica ainda mais caracterizado pelo espaço infantil. No canto da varanda existe uma área destinada aos pequenos, com pula-pula e uma casa de bolinhas. O cardápio não tem prato infantil, mas que criança não gosta do franguinho desfiado com arroz e feijão? Delícia!

Rua Dezenove de Fevereiro, 147 – Botafogo
Tel.: 2146-4994
Funcionamento: De segunda a domingo, das 11 às 0h
www.facebook.com/galetocoimbra

Gepetto
Localizado em Vargem Grande, o Gepetto agrada todos os gostos. Apesar da especialidade ser a carne, o restaurante conta com um menu eclético. As opções variam entre frutos do mar, massas, pizzas e picanha e filé mignon na chapa, é claro!

Para os pequenos, pratos infantis com filé ou frango grelhado e os acompanhamentos campeões no mundo kids: arroz, feijão e batata frita. Depois de comer tudo, enquanto os adultos conversam, é hora de brincar! Um parquinho bem amplo a céu aberto, com balanços, escorrega, gangorra e outros brinquedos dá conta do recado e conta, ainda, com a participação mais que especial de galinhas e patinhos (sim, de verdade!) para as crianças apreciarem. Os menores (até 2 anos) tem direito a um espaço coberto com brinquedos, piscina de bolas e TV com desenhos animados.

Excelente pedida para um programa em família!

gepetto

Estrada dos Bandeirantes, 23.417 – Vargem Grande
Tel.: 2428-1100
restaurantegepetto.com.br

Si Señor
Como o nome já entrega, a casa serve comida mexicana. Na realidade, é especializada na culinária tex-mex, que mistura os pratos típicos do Texas (EUA) com elementos da cozinha do México.

Para os ‘chicos’, uma revistinha com passatempos diversos distrai enquanto a comida não chega. A Gangue Si Señor – composta por Mucha Treta, Juanes, Isabelita, Muerto Loco e Las Chiquitas – entretém os pequenos com desenhos para colorir, atividades de ligar os pontos, brincadeira de palavra cruzada, entre outros.

Quando a comida chega, impossível não ficar com água na boca com hot dog na tortilla de trigo com queijo derretido e batata palha, acompanhado de batatas smiles ou quesadilla de queijo, mini fajitas com batata frita, mini burguers com queijo, acompanhados de batata frita ou smiles ou ainda quesadilla de queijo e mini churros com doce de leite. Um prato cheio para os amantes da comida apimentada!

si senor menu kids

Shopping New York City Center: Avenida das Américas, 5.000 – Barra da Tijuca
Tel.: 3258-3079
Funcionamento:
Segunda a Quinta: 12:00 às 15:00 e 17:00 às 23:00
Sextas e Sábados: 12:00 à 01:00
Domingos e Feriados: 12:00 às 23:00
www.sisenor.com.br

Gran Parrilla Argentinean Steak House
Além do futebol, qual a outra paixão argentina? O churrasco! E como temos mais em comum com nossos ‘hermanos’ do que se imagina, nada como desfrutar do mundialmente conhecido churrasco argentino. O Gran Parrilla traz a tradição e a qualidade com cortes perfeitos e carnes importadas das melhores regiões da Argentina.

O ambiente é confortável e sofisticado, tornando qualquer refeição um momento especial. Pensando justamente no conforto, o espaço infantil previne que os pequenos fiquem entediados. Com escorrega, piscina de bolas e outros brinquedos, a criançada tem diversão garantida!

gran parrila espaço infantil

Avenida Lúcio Costa, 8000 – Barra da Tijuca
Tel.: 2433-1730
Aberto de segunda a domingo, do meio-dia ao último cliente.
www.granparrilla.com.br

Joaquina
Nas duas unidades do Joaquina – no Humaitá e em Copacabana – as crianças são sempre bem-vindas! E eles fazem questão de deixar isso claro com toda a estrutura que oferecem. O menu infantil é especial para eles. Servido para crianças de até 12 anos, tem opções como o bifinho de filé mignon, frango ou filé de peixe com arroz, feijão e purê de batata, fritas ou legumes. É de dar água na boca até nos adultos!

No Humaitá, na Cobal, há um espaço para os pequenos com brinquedos. Já em Copacabana, uma caixinha de brinquedos faz a festa da criançada, de onde eles podem tirar os itens que mais lhe interessam e levar para brincar na mesa.

Joaquina área de recreação (fim de semana)

Rua Voluntários da Pátria, 448 – Humaitá
Tel.: 2535-2774
Avenida Atlântica, 974 – Loja A – Copacabana
Tel.: 3647-8569
www.facebook.com/barjoaquina

La Byciclette
É aconchegante a atmosfera campestre da casa, potencializada pela localização: no Espaço Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico – o que torna tudo mais agradável.

As comidinhas não ficam atrás, uma delícia! Da cozinha, saem fornadas de pães artesanais, assados na pedra, deixando aquele cheirinho maravilhoso no ar. Há também massas integrais e sanduíches. Seja para um café da manhã especial ou para um gostoso lanche da tarde, a cesta de pães variados, manteiga, geleias artesanais, ricota, frutas da estação e iogurte com granola dão conta do recado.

O passeio – antes ou depois – pelo Jardim Botânico é (quase) obrigatório. A criançada adora e é uma ótima oportunidade de estar em contato com a natureza!

Rua Pacheco Leão, 320 – D – Jardim Botânico
Tel.: 3256-9052
Funcionamento: Segunda a domingo, das 8h30 às 21h
www.labicyclette.com.br

 

E se ficou com um gostinho de “quero-mais”, confere o roteiro de passeios infantis que o Rio Book já postou aqui!