Por Laura Souza 

Não é de hoje que a sétima arte provoca um misto de admiração, encantamento e viagem para aquele mundo mágico que se coloca na nossa frente de maneira tão intensa. Todos querem viver uma história de cinema, viajar para um lugar com cenário cinematográfico, passar por uma experiência de filme. A tela do cinema encanta seus espectadores.

Pensando nisso, o Rio Book resolveu unir o útil ao agradável. Que tal aproveitar uma gastronomia deliciosa em um cenário cinematográfico? Restaurantes e bares com vistas deslumbrantes! Uma excelente pedida, não é? Use e abuse da nossa lista e bom filme… quer dizer, bom apetite!

APRAZÍVEL

Aprazivel 13.06

Um ambiente acolhedor, rústico, com aquele clima de um lugar paradisíaco. E é mesmo! Ao entrar no Aprazível seria fácil se sentir transportado para outro lugar se não fosse a vista incrível da Baía de Guanabara e do Centro do Rio lembrando que estamos na Cidade Maravilhosa. As muitas árvores criam espaços exclusivos, onde é possível degustar uma comida que combina ingredientes de diferentes regiões do Brasil. Uma sugestão? Comece com o já famoso pão de queijo com linguiça e siga sem medo, viajando por diversos pratos brasileiros, da moqueca à galinhada, do baião-de-dois ao pernil das Gerais. E não para por aí! Além das cachaças e cervejas especiais, o Aprazível conta ainda com uma das melhores cartas de vinhos nacionais do Rio.
Rua Aprazível, 62 – Santa Teresa
2508-9174
www.aprazivel.com.br

BAR DO ALTO

bar do alto (divulgação)

O nome já diz: fica no alto mesmo. Mais especificamente no alto do Morro da Babilônia, no Leme, um dos pontos em que o processo de pacificação das favelas foi mais bem-sucedido. O atrativo principal do terraço onde fica o Bar do Alto é, sem dúvida, a vista de tirar o fôlego, que contempla a orla de Copacabana, do mar até o horizonte, e as montanhas do bairro. É até difícil tirar os olhos do cenário para colocar no cardápio. Nele, drinques coloridos caprichados e petiscos imperdíveis, como o harumaki recheado com feijoada, são as estrelas. Locais como o Bar do Alto têm atraído cada vez mais turistas estrangeiros para as favelas cariocas, promovendo uma integração nunca antes vista na cidade.
Rua São Jorge, casa 4, Morro da Babilônia – Leme
2530-2506
facebook.com/bardoalto

BAR DO OMAR
O típico bar carioca: tocado pela família, com aquela simpatia característica de quem é da gema. Se somarmos a vista exuberante para a Zona Portuária do Rio e a gastronomia literalmente campeã fica fácil entender porque o local vem se tornando um ícone da cultura de bares cariocas.

Comida deliciosa, atendimento de qualidade e uma vista incrível. Tem como essa combinação dar errado? E para provar que a mistura dá samba, todos os quesitos já foram premiados pela revista Veja Rio, e a gastronomia o colocou por dois anos consecutivos entre os 10 melhores do “Comida di Buteco”.

Um dos locais mais agraváveis para se frequentar na cidade recebe um público diverso para conferir suas rodas de sambas de compositores da Portela. É abrir uma cerveja gelada e se deliciar com esse roteiro da vida real. E põe real nisso!

Bar do omar - entardecer (divulgação) bar do omar

Rua Sara, 114 – Santo Cristo
2223-4249
facebook.com/BarDoOmar

BIRA DE GUARATIBA
bar do bira2 (divulgação)Um oásis no meio de Barra de Guaratiba. Construído sobre o verde da Mata Atlântica, na Zona Oeste, o restaurante do pescador Bira tem uma paisagem que não é ficção: das varandas abertas vê-se a floresta e os manguezais da Restinga da Marambaia. E a composição do cenário não para por aí. Nas paredes, quadros pintados pelo próprio dono, que também é artista plástico. Para completar o clima idílico, a casa serve delícias como o robalo cozido com banana e as moquecas de peixes diversos, além dos famosos pastéis de siri e camarão.

Estrada da Vendinha, 68 – Barra de Guaratiba
2410-8304
www.restaurantedobira.com.br

GABBIANO AL MARE
Poderia falar muito sobre essa sofisticada e contemporânea casa de massas, mas o que a resume da melhor forma: possui o certificado de qualidade Ospitalità Italiana, concedido por órgão do governo italiano a seletos restaurantes ao redor do mundo que preenchem rigorosos requisitos, tornando-se assim legítimos representantes da culinária italiana fora da Itália.

gabbiano

Sob o comando do chef Romano Fontanive e no segundo piso do Hotel Sol Ipanema, o Gabbiano dispõe de pratos gourmet clássicos e criativos. A paisagem belíssima do Posto 9 através da parede envidraçada convida o cliente a ficar e estender a conversa… Por conta disso, podemos dizer que é um dos ambientes gastronômicos mais sofisticados e acolhedores do Rio.

Hotel Sol Ipanema: Avenida Vieira Souto, 320 – Ipanema
2521-6464
www.solipanema.com.br/restaurante–bar.html

MAUÁ
maua-mar noite (divulgação)Se o cinema é a sétima arte, a vista do Mauá pode ser considerada a oitava! A visão panorâmica do alto do Museu de Arte do Rio (MAR), na Zona Portuária, é simplesmente inesquecível. Assim como a cozinha, tão inspiradora quanto o visual. Das caçarolas saem receitas cheias de técnica e sabor, que usam – e abusam! – de ingredientes brasileiros. Entre as boas sugestões estão os pratos com peixes amazônicos e o picadinho de caju, inédito na cidade, que usa a fruta no lugar da carne, que aparece em forma de um caldo denso e rico, tipo um bom rôti. Petiscar também é uma delícia… Vá nas lulas crocantes com vatapá. E, nessa toada, surgem preciosidades, como o harumaki de costelinha com teryiaki de goiabada.
Museu de Arte Do Rio: Praça Mauá, 5, Centro
3031-2819
www.restaurantemaua.com.br

MR. LAM
Neste imenso restaurante chinês de três andares, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, a experiência é gastronômica e visual. É para se sentir dentro de um filme mesmo: já na entrada, os clientes são recebidos por duas estátuas de guerreiros de terracota.

Continuando o passeio, a inspiração vem dos restaurantes Mr. Chow (de Londres, LA e NY) e não está apenas no ambiente requintado. A influência aparece nas receitas da tradicional cozinha cantonesa, a exemplo do viciante molho de amendoim criado por Mr. Lam para temperar os espetos de frango. Aplausos aos squabs, com carnes desfiadas, e os patos à moda mandarim, ou seja, laqueados, em técnica inédita e ainda não repetida no Rio. O balcão é um ótimo spot para apreciar coquetelaria caprichada e as sobremesas seguem influências de vanguarda: prove o ovo frito, de coco e maracujá, delícia linda e provocativa. As carnes podem ser classificadas entre as melhores: prove o ma mignon pra conferir um milanesa crocante e suculento. Merece um lugar na calçada da fama!

Ambiente-Mr.-Lam-02 (divulgação)

Rua Maria Angélica, 21, Lagoa
2286-6661
www.mrlam.com.br

RUBAIYAT
Rubayat_9196O Rubaiyat é uma superprodução – quase que hollywoodiana! Nunca se investiu tanto em um espaço gourmet no Rio. O resultado é magnífico, é mesmo coisa de cinema: grande, despojado, impressionante. Debruçado na pista do Jockey Club, dá a oportunidade de assistir às provas. O couvert – festival de pães, embutidos espanhóis, tomates e abobrinhas marinadas e outras gostosuras – é item fundamental. Aqui, as carnes do gado de criação própria são servidas em cataplanas; os pescados são bem executados; e a carta de vinhos, competente. Drinques também saem como manda o figurino. Até o burger, vistoso e suculento, está entre os melhores do Rio. No sábado e domingo… tem feijoada! Das boas. Das melhores do Rio, com direito a um imperdível leitão assado. Aliás, o pequeno suíno entrou no menu regular do restaurante. É o “baby pork”, assado no forno de barro a 160° por aproximadamente 1h30, resultando na tradicional pururuca, com a carne macia e pele deliciosamente crocante. É ou não é um cenário de cinema?
Rua Jardim Botânico, 971, Jardim Botânico.
3204-9999
www.rubaiyat.com.br

TERRA BRASILIS
terra brasilis (divulgação)Que a localização é privilegiada não tem como negar. Com dois eternos cartões postais da cidade como pano de fundo para as refeições, o Terra Brasilis oferece o melhor da culinária brasileira embalado por um happy hour delicioso, com os maiores sucessos da MPB como trilha sonora.

O ambiente é agradabilíssimo: os pés do restaurante ficam dentro do mar da Praia Vermelha, com vista frontal para o Pão de Açúcar e o Bondinho. Para completar os ares bucólicos e primaveris, uma amendoeira cresce no meio do salão, trazendo um pouco da bela vista além das janelas para dentro da casa. Nos três ambientes é possível sentir o clima aconchegante e confortável e degustar um cardápio com qualidade e diversidade, desde petiscos e pizzas até pratos sofisticados.

Praça General Tibúrcio s/n° – Praia Vermelha, Urca – RJ
2275-4651/97190-1654
restauranteterrabrasilis.com.br

XIAN
Tudo nele é novidade, remete a ares modernos, de beleza e sofisticação. Projetado em anfiteatro, o ambiente foi idealizado para se integrar totalmente com a natureza à sua frente. Localizado no rooftop do Bossa Nova Mall, pode-se dizer que o Xian é três em um:  lounge com bar de alta coquetelaria, restaurante asiático com living e nightclub com área externa pra shows.

xian2 (divulgação)

O cardápio comandado pelos chefs Daiske Takao, Breno Naar, Fernando Vaz e Dianna Macedo, os sabores da Ásia Moderna compõe um cenário vibrante. Para completar, carta de drinks, vinhos e sakês (é claro!) harmonizam com a experiência gastronômica.

O grand finale fica por conta da vista. Com a mais deslumbrante panorâmica do Rio de Janeiro, o espaço brinda a diversidade e propicia uma viagem completa em um só lugar – como em um filme. Xian é efervescência – é night and day – é pra todo mundo – e o mundo é aqui.
Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 – Rooftop – Bossa Nova Mall
2303-7080
www.xianrio.com.br