Por Laura Souza

Quem acha que salada é só aquele prato com alface, tomate e cebola, está muito enganado. Foi-se o tempo que salada era sempre a mesma coisa, com os mesmos ingredientes e aquela entradinha sem graça. Hoje ela é prato principal, protagonista da refeição e tem até seus restaurantes especialistas.

Não é novidade que o estilo de vida saudável, começando pela alimentação, veio com tudo e para ficar. Não é aquela modinha passageira. Com o verão chegando, o calor, o pós-praia e opções de comidas mais “frescas” combinam perfeitamente com a proposta de uma saladinha deliciosa.

A regra para uma boa salada é misturar tudo o que for fresco e leve, com um bom azeite ou sumos naturais. Sem esquecer os tubérculos e a proteína, que dá o tom de prato completo. E os molhos? São tantas opções. É melhor deixar para os especialistas falarem. O Rio Book fez uma lista com os melhores restaurantes de saladas. O prato fica ainda mais gostoso em ambientes lindos, aconchegantes e que são a cara do verão.

Aproveite o roteiro saudável e lembre-se: quanto mais colorido, melhor!

 

.Org Bistrô

CHEF TATI LUND Crédito: TOMÁS RANGEL

O pequeno e confortável ambiente do bistrô já abre o apetite. A chef Tati Lund explora o frescor dos ingredientes, montando receitas tão nutritivas e belas quanto deliciosas, como a salada Da Tati, com beterrabas assadas, folhas, nozes, boursin e vinagrete de balsâmico. Assim como as mesinhas, os pratos primam pelas belas combinações de cores, e muitas das receitas trazem referências do mundo todo. A proposta é trazer uma nova alternativa de alimentação consciente com sustentabilidade, equilíbrio e simplicidade.

Foto: Divulgação (Tomás Rangel)

Avenida Olegário Maciel, 175 – Barra

Tel.: 2493-1791

www.orgbistro.com.br

 

Naturalie Bistrô

naturalie-bistro-decoracao

O restaurante e café vegetariano fica em uma casa charmosa e elegante no coração de Botafogo. A comida é sempre fresca e leve, preparada com ingredientes selecionados com muito cuidado. Por conta disso, o cardápio muda de acordo com a estação e a época da colheita dos ingredientes e tem opções veganas, sem glúten e sem lactose.

Foto: Divulgação

Rua Visconde De Caravelas, 11 – Botafogo

Tel.: 2537-7443

www.naturaliebistro.com

 

Celeiro

 

Especializado em almoços, o Celeiro oferece cerca de trinta opções diárias de pratos que fazem do seu bufê uma aquarela de folhas, grãos, legumes e molhos de receitas próprias. O pioneiro da comida saudável carioca – famoso pelas saladas deliciosas – conta com simpáticas mesinhas na varanda e uma decoração que remete às fazendas antigas. Um pequeno espaço de grandes prazeres gastronômicos!

Foto: Acervo Guia Boni & Amaral /Rara Cultural (Berg Silva)

Rua Dias Ferreira, 199 – Leblon

Tel.: 2274-7843

www.celeiroculinaria.com.br

 

Delírio Tropical

delirio-tropical--ipanema

Especializado em saladas, o restaurante tem frutas, verduras e legumes de lavoura própria (vindos diretamente de Teresópolis), garantindo o frescor dos pratos oferecidos. Diariamente, são cerca de  20 opções de saladas no bufê, que variam conforme a sazonalidade dos ingredientes. Para acompanhar, pratos quentes como rosbife, frango ao molho de laranja, hambúrguer de salmão, tortas salgadas e empadões.

A decoração segue o mote do nome: com ares tropicais e cores vivas, remonta uma bela tarde de verão, contribuindo para transformar aquela hora do almoço em um momento agradável e descontraído, como um oásis no meio do deserto, um verdadeiro “delírio tropical”.

Foto: Divulgação

Rua Garcia D Ávila, 48 – Ipanema

Tel.: 3624-8164

www.delirio.com.br / (Confira todos os endereços no site!)

 

Bibi

De longe a casa de sucos e sanduíches naturais mais famosa da cidade. As frutas expostas no balcão, tradição em qualquer loja do gênero no Rio, são substituídas por cores e fotos da cidade, sempre fazendo referências ao surfe, ao skate e a outros esportes de ação.

Guia dos Guias de Amaral e Boni: Bibi Sucos - Foto de Berg Silva / Studio Bs

Com o espírito praiano do carioca, o Bibi tem uma lista extensa de sucos no cardápio – dos mais tradicionais, como laranja e limão, aos mais exóticos, como de berinjela, mangaba, blueberry, carambola, umbu e graviola. As saladas são um capítulo à parte. Lá, você é o chef e escolhe os ingredientes, os acompanhamentos e o molho (inclusive se quer muito, normal, pouco ou sem) para o prato ficar exatamente como você quer!

Foto: Acervo Guia Boni & Amaral /Rara Cultural (Berg Silva)

Rua Jardim Botânico, 632 / Loja A – Jardim Botânico

Tel.: 3874-4000

bibisucos.com.br / (Para conferir todos os endereços e telefones, clique aqui!)

 

Balada Mix


balada salada de queijo brieUma grande rede de lanchonetes sofisticadas, focadas na alimentação saudável, que oferecem saladas, pães especiais, pizzas D.O.C, hambúrgueres feitos com carnes diferenciadas e opções bem diversificadas de sucos. 

O Balada Mix, além de receber cariocas de todos os estilos, também é famoso por revelar uma carioquice que todo visitante deve conhecer. Do café da manhã ao jantar, passando pelo pós-praia, a mistura de ambiente acolhedor com alimentação saudável faz do Balada o ponto de encontro perfeito, para todo o dia!

Rua Farme de Amoedo, 39 – Ipanema

Tel.: 2147-0111 / 3596-2777

www.baladamixrestaurante.com.br / (Para conferir todos os endereços e telefones, clique aqui!)

 

 

Jaeé

jaeé divulgação3Para quem não abre mão de comer bem, cuidando da saúde e da alimentação, mas nem sempre tem tempo para parar e comer com calma, o Jaeé é o local perfeito. O conceito de fast food saudável funciona de maneira simples: exibe pedidos prontos em prateleiras refrigeradas, que podem ser levadas para comer em casa ou no trabalho ou degustadas na hora.

Sopas, wraps, sucos naturais e funcionais, shakes, shots, chás,… E, é claro, saladas! Com o objetivo de servir, de forma rápida, comida fresca, saudável e gostosa, o Jaeé é um reduto saudável do cenário boêmio do Baixo Leblon.

Foto: Divulgação

Avenida Ataulfo de Paiva, 1228, loja B – Leblon

Tel.: 2143-6940

facebook.com/jaeerj