Por Laura Souza

Neste feriado, estaremos funcionando normalmente porque o melhor evento do Rio é o Rio. Aproveite um roteiro de três dias de diversão sem parar pela Cidade Maravilhosa!

Sábado

Café da manhã na Colombo do Forte
Os mesmos salgados famosos, as tortas, os doces, os biscoitos e os pães da tradicional Confeitaria Colombo do Centro da cidade estão também na filial do Forte de Copacabana. A diferença está na paisagem. E que paisagem! Com suas mesinhas ao ar livre, debaixo de frondosas amendoeiras e de frente para as areias da praia mais famosa do mundo, a Colombo do Forte oferece fartos cafés da manhã e uma experiência única no Rio. Um local especial para turistas e cariocas que amam a cidade.

Delícias da Colombo do Forte
Delícias da Colombo do Forte

Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana
3201-4049
www.confeitariacolombo.com.br

Caminhada pela orla da Princesinha do Mar e mergulho no Leme
Estar no Rio e não ir a Copacabana é quase um pecado! Tom Jobim já dizia que existem praias tão lindas, mas nenhuma com o encanto de Copacabana. É foi dessa música que veio o apelido de “Princesinha do Mar” para a praia mundialmente famosa. Suas areias emanam charme para todos os públicos e não tem quem não se encante. Circundada por um calçadão igualmente famoso, com o marcante traçado de pedras portuguesas que formam ondas pretas e brancas, o calçadão convida para uma caminhada admirando a beleza da praia. E se der calor, vale esticar até o Leme e dar um belo mergulho no Caribe carioca de águas azuis cristalinas!

Calçadão da praia de Copacabana
Calçadão da praia de Copacabana

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
Dançar – ou, para os mais tímidos, só ouvir – um forró e se deliciar com a culinária nordestina no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (ou, como é mais conhecida, na famosa “feira de São Cristóvão) é um programa diferente e bem interessante. O contato com outra cultura fica evidente em cada esquina de estabelecimentos variados, que vão desde restaurantes a lojas que comercializam produtos locais, como o badalado Guaraná Jesus.

A entrada da Feira de São Cristóvão
A entrada da Feira de São Cristóvão

Campo de São Cristóvão – São Cristóvão
2580-5335
www.feiradesaocristovao.org.br

Domingo

Café da manhã no hotel Yoo2
O Yoo2 do Rio, localizado na Praia de Botafogo, conecta alma local com design de vanguarda. O mais novo ‘it place’ da cidade conta com um visual deslumbrante, que dá vontade de prolongar o café da manhã. Falando nele, uma combinação de pães artesanais, sucos de frutas e café fresquinho dão conta do recado para iniciar bem o dia.

Yoo2: beleza e sofisticação
Yoo2: beleza e sofisticação

Praia de Botafogo, 242
3445-2000
yoo2.com

Passeio no Jardim Botânico

Quando a Corte Portuguesa veio se exilar no Brasil, o Jardim Botânico abrigava espécies vegetais de várias partes do mundo, em um projeto paisagístico de tirar o fôlego. Símbolo maior da preservação da biodiversidade no Rio, o jardim está entre os mais importantes centros de pesquisa nas áreas de botânica e preservação ambiental. Merecem destaque o orquidário e os raros exemplares de palmeira-imperial, muitos deles com mais de 150 anos. O local também abriga um teatro, um excelente café e um parque infantil. Ótima pedida para um delicioso passeio de domingo (com gostinho de sábado)!

As belezas do Jardim Botânico
As belezas do Jardim Botânico

Rua Jardim Botânico, 920
3874-1808
www.jbrj.gov.br

Almoço no Venga Taberna
Após o bucólico passeio no Jardim Botânico, nada como passear pela gastronomia. E é isso que o Venga Taberna oferece: uma voltinha pela culinária espanhola. O primeiro bar de tapas tipicamente espanhol do Rio oferece uma diversidade de pratos que faz a escolha ficar difícil!

Venga Taberna no Jardim Botânico
Venga Taberna no Jardim Botânico

Rua Visconde de Carandaí, 5 – Jardim Botânico
venga.com.br
3502-4123

Passeio pelo Vogue Square
O Vogue Square é um complexo mall gastronômico e de serviços. No complexo gastronômico – criado com curadoria de Ricardo Amaral – é possível encontrar muitas opções. Nossos destinos foram dois locais…

Charuto no Candice & Co.
A Candice & Co. é, atualmente, a maior rede de tabacarias do Brasil. Mas seus serviços vão muito além disso. O conceito dos seus ambientes passam sofisticação, bom gosto, charme e cultura, atraindo o público, que se encanta principalmente com os protagonistas da casa: os charutos – cubanos, nacionais ou importados! Lá será possível viver momentos de descontração e prazer com a degustação de produtos de qualidade e atendimento personalizado, com total satisfação garantida.

Candice e Thiago Lacerda
Candice e Thiago Lacerda

Avenida das Américas, 8.585 – Barra da Tijuca
3030-5215
candicecigarco.com.br

Jantar no Chez Heaven Bistrot
O Chez Heaven Bistrot é o mais novo bistrô da Vogue Square. Comandado pela famosa e prestigiada internacionalmente Chef Heaven Dalhaye em parceria com o lutador Minotauro, a casa está se tornando queridinha dos frequentadores shopping gourmet. Heaven abriu o espaço pensando em resgatar a história de sua família e a essência dos bistrôs franceses. Seguindo a tradição e técnicas francesas, o cardápio é variado (e delicioso!) e conta com pratos como paleta de cordeiro, carne de pato (uma tradição da família e destaque no menu!), massas, peixes e até hambúrguer. Guarde apetite para os doces, que são de comer rezando!

Minotauro e a chef Heaven
Minotauro e a chef Heaven

Avenida das Américas, 8585 – Barra da Tijuca
facebook.com/chezheaven

Segunda
A dica para o feriado é relaxar e dormir até um pouco mais tarde para se recuperar da noitada no Vogue Square. Aproveite o resto do dia para repor as energias almoçando no Picci Tratoria e curtindo a deliciosa praia de Ipanema.

Pici Trattoria
Como o nome já diz, a especialidade é a gastronomia italiana. No coração de Ipanema, o restaurante tem um ambiente charmoso e de decoração leve – tanto dentro quanto do lado de fora, onde ficam confortáveis banquinhos para um bate-papo e os garçons servem drinques e deliciosas entradinhas. Falando nos drinques, são deliciosos! A casa conta ainda com uma corretíssima carta de vinhos, música ambiente e equipe atenciosa. A comida dispensa comentários! Os pratos seguem à risca a tradição italiana. Uma dica: guarde um espaço para a sobremesa, que também são incríveis e imperdíveis!

A ''Carne Cruda'' do Pici Trattoria
A ”Carne Cruda” do Pici Trattoria

Rua Barão da Torre, 348 – Ipanema
2247-6711

Praia de Ipanema
Depois de comer as delícias do Pici Trattoria, nada como uma tranquila caminhada à beira-mar. E após a caminhada, aproveitar o sol e descansar nas areias da praia de Ipanema, curtindo o dia até ele chegar: o mais belo (e aplaudido!) pôr do sol da cidade.

Entardecer na praia de Ipanema
Entardecer na praia de Ipanema

Comidinhas, drinques e boa música no Baretto Londra
Para fechar o dia, nada como uma noite no bar mais bonito da cidade. A união do estilão italiano com ambientação inglesa faz da casa, decorada com duas “Union Jack” (a bandeira do Reino Unido) pintadas nas cores da Itália, um “must” em criatividade. Outros detalhes também fazem a diferença: as paredes do bar são decoradas por capas de discos de vinil e, pelo salão, sofás pretos criam um clima intimista. O Baretto-Londra é famoso não só pelos certeiros sets musicais, mas também por ser um dos cantos mais animados do Rio. Para beber e comer, coquetéis premiados acompanhados de pratos leves. A cereja do bolo? O fato de estar dentro do requintado Hotel Fasano, contrastando com sua sofisticação, dá um mix (no mínimo) interessante.

Salão do Baretto-Londra
Salão do Baretto-Londra

Avenida Vieira Souto 80, Hotel Fasano – Ipanema
3202-4000
www.fasano.com.br