Em uma cidade que é cenário dos mais bonitos a paixão por cinema já é tradição. Desde 1999 o Festival do Rio anima os cariocas e já se tornou um dos mais importantes do mundo.

Alguns dos nomes mais destacados do cinema mundial já passaram pelo festival apresentando seus filmes. Roman Polanski, Costa-Gavras, Leos Carax, Louis Malle, Carlos Saura, Peter Greenaway, além de atores como Jeanne Moureau, Samuel L. Jackson, Marisa Paredes, Jeremy Irons, Forest Whitaker, Willem Dafoe, Charlotte Rampling, Ricardo Darín, Helen Mirren e Isabelle Huppert, entre muitos outros.

Nesta 19ª edição são mais de 250 títulos em uma programação espalhada por toda a cidade e por Niterói. Para manter a tradição de espelhar na tela o estado do mundo com toda sua pluralidade, os selecionados vão dos bastidores de Hollywood a uma pequena vila na República do Congo, da guerra na Síria à Guerra Fria nos EUA, entre outros temas. Na Première Brasil, 52 títulos, alguns dos nacionais mais aguardados do ano. No RioMarket, parte do festival dedicada ao mercado, que já é o maior evento do setor na América Latina, uma maratona de seminários, workshops e masterclasses, além das muito aguardadas rodadas de negócios. A novidade esse ano é o projeto “Rio, Pipoca e Biscoito”, com uma mistura fina que o carioca adora: cinema e música. Durante três noites Alcione, Zélia Duncan e Filipe Catto, entre outros nomes, se apresentam no Teatro Rival.

festivalwoody
“Roda gigante”; o novo de Woody Allen com Kate Winslet e Justin Timberlake no elenco.

As mostras paralelas sempre foram sucesso por reforçar a diversidade: “Midnight Movies apresenta: Pornochanchada à japonesa” e “Felix apresenta: Clássicos do queer britânico”  são alguns exemplos da programação. Até domingo ainda tem muita coisa bom para assistir: “Os magníficos”, de Domingos de Oliveira; o chinês “Anjos vestem branco”, de Vivian Qu; o americano “Artista do desastre”, de James Franco; “Based on a true story”, de Roman Polanski, e “Roda gigante”, o novo de Woody Allen, na noite de encerramento. A programação completa você consulta aqui.

Fotos: Divulgação