Por Laura Souza

Os admiradores da riquíssima cultura japonesa já podem comemorar: neste final de semana (9 a 11 de março) o Japan Festival Rio Matsuri chega pela primeira vez ao Rio e promete transformar o Riocentro na terra do Sol Nascente.

Rio Matsuri 5

O tradicional evento da comunidade nipônica já acontece há 20 anos em São Paulo. Para comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrado esse ano, traz para o Rio cerca de 100 stands de gastronomia, exposições, workshops, espaços para cultura pop japonesa e infantil, além de concurso de cosplayers e miss nikkey.

Para representar os especialistas na gastronomia japonesa, o chef Shin Koike (foto), do restaurante Shin, fará um workshop com os sabores típicos do Japão. Shin é Embaixador da Difusão de Culinária Japonesa, título dado pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

chef-shin-koike

No evento, cariocas e turistas terão a chance de conhecer e vivenciar um pouco da cultura através de shows musicais, danças folclóricas, taikô, artes marciais, cerimônia do chá, exposições de fotografias, bonsai, ikebana e artes plásticas, e workshops de mangá, origami, kirigami. A cultura pop japonesa também estará presente com animês e games. Para os pequenos, terá o espaço kumon e o mundo da Hello Kitty.

Rio Matsuri 8

E mais! A decoração promete ser um capítulo à parte. Os 22 mil m² do pavilhão 4 serão decorados com enfeites tipicamente japoneses, como tanabatas e chouchins. Haverá ainda o torri – tradicional portão japonês – e tanzakus – papéis coloridos onde são escritos desejos e mensagens aos deuses fixados em bambus.

Prepare-se para viver uma experiência única com tudo o que tem direito: quem quiser se sentir um verdadeiro japonês poderá usar um Happi personalizado, um traje tradicional (mais conhecido com kimono).

Mergulhe no universo da cultura japonesa!

 

Rio Matsuri 4

Ingressos pelo site: https://www.ingresse.com

Fotos: Divulgação

Informações do Local:

Riocentro – Pavilhão 4: Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca

Sexta (9/3), das 17h às 23h / Sábado (10/3), das 10h às 23h / Domingo, (11/3), das 10h às 21h