Por Laura Souza

O Rio é uma cidade que preserva sua história e cultura. E foi com o intuito de promover uma leitura transversal da Cidade Maravilhosa e de seu tecido social, sua vida simbólica, seus conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais que o Museu de Arte do Rio foi criado.MAR 2

Fundado em 1º de março de 2013, o MAR é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O museu conta com exposições (nacionais e internacionais) que são únicas e que unem dimensões históricas e contemporâneas da arte. Mesmo sendo um espaço relativamente novo, já conta com seu próprio acervo e com empréstimos de obras de algumas das melhores coleções públicas e privadas do Brasil.

Como apoio à educação, possui também a missão de inscrever a arte no ensino público da nossa cidade através da Escola do Olhar. A proposta da escola é inovadora: possibilitar o desenvolvimento de um programa educativo de referência, unindo arte e educação a partir do programa de curadoria da instituição. Nesse sentido, a escola é voltada para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores.

MAR 6

Localizado na Praça Mauá, o MAR é um dos marcos do Porto Maravilha, que revitalizou a zona portuária do Rio. Seu projeto arquitetônico é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen e é um capítulo à parte! Suas instalações pertencem a dois prédios de estilos diferentes, que são interligados. Um é o tradicional e tombado pelo patrimônio histórico Palacete Dom João VI; o outro era originalmente um terminal rodoviário que foi todo reformado com um estilo modernista. O primeiro abriga as salas de exposição do museu; e o segundo, a Escola do Olhar. Os dois prédios são unidos por uma praça, uma passarela e uma cobertura fluida, em forma de onda – o traço mais marcante da caligrafia dos arquitetos – transformando-os em um conjunto harmônico. E belíssimo!

MAR 3

Completando cinco anos de existência em 2018, o MAR oferece durante todo o mês de janeiro (de 2 a 28/01) uma programação especial. Atividades, cursos e laboratórios para toda a família possibilitam explorar o mundo da arte e da cultura através de temas como fotografia, livro, desenho e corpo em movimento. A ideia principal é que os visitantes se relacionem com as obras e espaços das exposições por meio de jogos, performances, brincadeiras e oficinas diferentes todos os dias.

Definitivamente, o MAR merece uma visita!

MAR 5

Informações do Local:

Praça Mauá, 5 – Centro

3031 2741