Por Laura Souza

O Rio é uma cidade de muitas facetas! Até mesmo os cariocas que moram aqui há anos muitas vezes não conhecem tudo de bom que a cidade tem para oferecer. Para os turistas, sair dos roteiros tradicionais e mergulhar nos hábitos de outro lugar é uma oportunidade única e riquíssima de entrar em contato com outra cultura. E se divertir muito, é claro!

IMG-20180112-WA0077

Becoza e Omar, no Bar do Omar

Essa é a proposta de Juarez Becoza com os seus Bonde do Becoza e Bonde Andando. Para quem não conhece, Becoza é especialista em botequim, pesquisador e guia de turismo etílico-gastronômico no Rio há mais de 15 anos. Colunista do jornal O Globo (coluna Pé-Sujo) e do site Culinary Backstreets, ele também é curador de bares do Guia Boni & Amaral de Gastronomia. Sua missão (e paixão!) é explorar os segredos da gastronomia popular carioca e dividir com amigos e pessoas interessadas em conhecer melhor as verdadeiras maravilhas e delícias da Cidade Maravilhosa.

IMG-20180112-WA0059

Fritada do Bar da Portuguesa

O Rio Book, que também adora um boteco, entrevistou Juarez Becoza para conhecer um pouco mais da história dos seus bondes. Uma entrevista de dar água na boca!

 

Rio Book: Como surgiu a ideia de fazer o Bonde do Becoza?

Juarez Becoza: O Bonde surgiu há uns cinco anos. Muitos amigos me pediam para levá-los nos bares sobre os quais eu escrevia no Globo – muitos deles ficavam distantes, difíceis de chegar. Comecei a levar amigos informalmente, em vans que a gente alugava juntos. Depois comecei a perceber que isso poderia ser um passeio formal, um negócio mesmo, um tour absolutamente original, levando turistas e cariocas para conhecer tesouros escondidos da gastronomia popular da cidade. É um esquema de preço único e consumo liberado de comida e bebida. Uma festa itinerante! Hoje o bonde ocorre uma vez por mês, com grupos de 10 a 25 passageiros, quase sempre rodando bares do subúrbio e da Zona Norte. Mas já houve bondes para bares da Baixada Fluminense e da Ilha do Governador.

IMG-20180112-WA0065

Rio Book: E o Bonde Andando?

Juarez Becoza: O bonde surgiu quando foi inaugurado o sistema AirBnb Experiences aqui no Rio, há sete meses. A ideia é fazer passeios mais curtos, para grupos menores, e mais voltado para turistas estrangeiros. O Bonde Andando, que também é chamado de "Rio's Best Local Bar Flavors" ou "Sabores de botequim no Rio", acontece sempre às quintas e sábados, das 17h30 às 21h30. Além de conhecer três bares clássicos do bairro, comendo e bebendo à vontade, promovo uma degustação das melhores cachaças do Brasil, com direito a palestra.

IMG-20180112-WA0078

Ricardo Amaral aprovando as empadas do Bar da Portuguesa

Rio Book: Quais são as suas exigências para um bar/boteco entrar na rota dos bondes? O que não pode ter e o que não pode deixar de ter para cair nas graças do Becoza?

Juarez Becoza: Olha, eu tenho uma lista imensa de bares que costumo visitar. Vou variando. As exigências não são muito rigorosas, isto é, o bar precisa ser a cara do Rio de Janeiro, servir comida boa e barata, ser famoso no cenário da gastronomia de botequim carioca, ter um ambiente acolhedor e um espaço que permita passar horas agradáveis com um grupo grande de pessoas.

IMG-20180112-WA0075

Alegria no Cachambeer, de Marcelo Novaes

Rio Book: Em todos esses bondes já aconteceu alguma história curiosa ou engraçada?

Juarez Becoza: As histórias são muito parecidas: a turma chega desconfiada, sem saber muito bem o que esperar, e já no primeiro bar estão todos felizes, em congraçamento. No último bar a festa é total. Levo muitos cariocas da Zona Sul, muitos deles nunca pisaram no subúrbio. É interessante ver como eles ficam embasbacados com a qualidade dos bares, e com a diversidade da vida no subúrbio. É lindo ver como o passeio ajuda a quebrar preconceitos e aproximar as pessoas.

 

Rio Book: Quais são suas dicas para quem nunca foi em um Bonde do Becoza ou em um Bonde Andando?

Juarez Becoza: Vai com fome, com sede e sem preconceito!!!

 

Rio Book: Do que você mais gosta nos Bondes?

Juarez Becoza: Da oportunidade de ver as pessoas se conhecendo, sendo felizes e descobrindo um Rio de Janeiro único e também maravilhoso, que está fora do circuito turístico tradicional.

IMG-20180112-WA0060

Deu vontade de pegar esse bonde? Neste sábado, dia 13, sai mais um Bonde do Becoza caminhando por bares de Copacabana. No programa: Adega Pérola, Pavão Azul e Galeto Sat’s. No cardápio: petiscos à vontade, cerveja à vontade, caipirinha, batida e uma degustação (pra lá de farta) de três das melhores cachaças do Brasil, com direito a palestra sobre a bebida. O passeio começa às 17:30 e vai até as 21:30. Para mais informações: 99375-7580.