Por Laura Souza

Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o charmoso Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas funciona em uma casa restaurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Além de uma das vistas mais bonitas do bairro, o Centro Cultural promove atividades culturais e possui um mirante que proporciona uma vista magnífica para a Cidade Maravilhosa.

parque das ruínas 1

No século XX, a casa era ponto de encontro do modernismo brasileiro, sediava saraus que atraíam os mais importantes artistas do país e personalidades internacionais. Lá foi residência de uma das maiores mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Laurinda promovia um dos mais efervescentes salões da sua época e entretinha seus convidados com música, dança, poesia e um impecável serviço de cozinha.

Laurinda Santos Lobo
Laurinda Santos Lobo

Grandes personagens e celebridades nacionais e internacionais visitaram Laurinda e fizeram brilhar os salões de sua casa. Tarsila do Amaral, João do Rio, o escritor Anatole France e a dançarina pioneira da dança moderna Isadora Duncan são apenas alguns nomes que passaram por lá. Villa Lobos não só frequentou os salões e lá tocou muitas vezes, como compôs, em homenagem à Laurinda, a peça Quattour – Impressões da Vida Mundana.

O projeto de revitalização do local utilizou-se de intervenções modernistas (ou pós-modernistas): somou às ruínas do palacete neocolonial estruturas em ferro e vidro. Essas estruturas, além de fortalecerem a construção original, criaram espaços de circulação – caminhos e escadas que tornaram possível caminhar por dentro do casarão – em vários níveis, até chegar ao terraço e ao mirante, a principal atração, que oferece uma vista privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara.

Caminhos internos do Parque das Ruínas
Caminhos internos do Parque das Ruínas

Hoje, após a reforma, a estrutura do Parque das Ruínas conta com teatro, galerias de exposição, palco externo, extensas área de jardins, terraços panorâmicos, um bar-café-e-lanchonete. Voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas, como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema, o centro cultural acolhe e realiza vários projetos, fazendo com que o local conte sempre com uma programação gratuita e intensa, com exposições, teatros infantis, festas, feiras, apresentações de circos e música, palestras e oficinas voltadas às atividades de iniciação ou qualificação, visando sempre a promoção cultural da cidade. Além disso, caracteriza-se como uma instituição carioca, um cartão-postal do Rio, fomentando o turismo cultural e atraindo turistas do mundo todo.

parque das ruínas 5
Vista de tirar o fôlego!

Aliados, os valores histórico, cultural e artístico do local reforçam seu compromisso com a preservação da memória do bairro de Santa Teresa enquanto patrimônio da cidade. O objetivo é oferecer um espaço agradável para a cultura e também para lazer e contemplação. Nesse sentido, o Parque das Ruínas é um programa perfeito para aproveitar e relaxar sozinho, com amigos ou com toda a família!

Informações do Local:

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

2215-0621 / 2224-3922


Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.