Idealizado por Lotta de Macedo Soares, com projeto arquitetônico e urbanístico de Affonso Eduardo Reidy e projeto paisagístico de Burle Marx, o Parque do Flamengo foi o primeiro parque de lazer ativo do Brasil. Construído sobre um grande aterro na Baía de Guanabara, é um sopro de beleza e natureza entre a Praia de Botafogo e o aeroporto Santos Dumont.

parque do flamengo aerea

Consta nos registros como inaugurado em 1965 mas, na verdade, nunca aconteceu uma cerimônia oficial porque o parque continua inacabado. Vários equipamentos previstos no projeto original nunca foram feitos. 1965 é considerado o ano da inauguração porque a festa do Dia das Crianças foi uma das maiores festas públicas realizadas naquela época. Lotta esteve presente na entrega do Teatro de Fantoches e Marionetes e participaram cerca de 30 mil crianças em diversas atividades gratuitas.

Teatro de Fantoches e Marionetes (Foto de Claudio Machado - Instituto Lotta)
Teatro de Fantoches e Marionetes (Foto de Claudio Machado – Instituto Lotta)

Entregue à cidade como Parque IV Centenário, foi tombado antes mesmo de inaugurado. Com 7 quilômetros de extensão e mais de 1,3 milhão de metros quadrados de área, é a maior área de lazer ao ar livre da cidade e o maior parque urbano à beira mar do mundo. Oferece um vasto complexo de lazer que inclui quadras de esportes, pista de skate, tanque de nautimodelismo, a cidade das crianças, o teatro de marionetes, quiosques e restaurantes, ciclovias e monumentos, além da própria faixa de areia da praia do Flamengo. Em sua área estão ainda o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Marina da Glória.

MAM e Marina da Glória
MAM e Marina da Glória

Recentemente o Instituto Lotta de Cultura e Cidadania, junto com associações e concessionárias que trabalham no parque, criou o movimento #OCUPAPARQUE  para resgatar o objetivo inicial: lazer em recreação viva, alegre e construtiva.

parque do flamengo-cidade das crianças
Cidade das crianças
Jardins
Jardins

Seus imensos gramados são convidativos para piqueniques e muita diversão para adultos e crianças. É um parque vivo pensado para o carioca e todos que visitam a cidade. Como bem disse Lotta: “O Parque do Flamengo foi projetado de maneira ambiciosa. Nobre ambição, ato de amor, tentar melhorar as condições de habitabilidade de uma cidade, criando um parque novo, organismo vivo, feito para o homem e na medida dele”.

Abricó de macaco: flora característica do Parque
Abricó de macaco: flora característica do Parque

Veja a programação completa do parque aqui.