Por Laura Souza

O Rio Book passeia pelo o que o Rio de Janeiro tem de melhor. Do samba ao rock, da praia ao club exclusivo, o importante é curtir a cidade e toda a sua diversidade. O Rio é democrático: tem para todos os gostos!

Pensando nisso, preparamos mais um roteiro “High-Low” do Rio de Janeiro que está uma delícia. A única recomendação é: ficou em dúvida, aproveite todos os programas!

RIO HIGH

Passeio no Shopping Leblon
O Shopping Leblon tem prazer em dizer que é o shopping mais carioca. O merecido título está de acordo com o conceito do seu projeto arquitetônico. Inspirada no estilo de vida carioca, que encanta locais e turistas, a construção é solar e aconchegante, além de abrigar várias lojas de marcas consagradas, referências nacionais e internacionais.

leblon2
Acervo Rio Book / Rara Cultural (Estúdio Líquido)

E a gastronomia? Que tal um espaço eclético com a vista privilegiada para o Corcovado e o Cristo Redentor? O delicioso Espaço Gastronomia proporciona prazer e conforto ao mesmo tempo. Ao passear pelo Shopping, é perceptível que tudo foi pensando para criar uma experiência prazerosa e inspiradora, que consagrou o local como um dos mais sofisticados destinos de compras e lazer da cidade.

O que dizer de um passeio por lá? Seja conferindo as últimas tendências de moda, curtindo um cinema ou teatro (o maior da zona sul), dando uma passada na Livraria da Travessa ou deixando as crianças aproveitarem a área de lazer infantil… Com tantas possibilidades, não tem como não relaxar e se divertir!

Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon
Tel.: 3138-8001
shoppingleblon.com.br

Almoço no Fasano Al Mare
Ouvir o sobrenome Fasano é ter certeza de tradição e qualidade. Com o Al Mare, restaurante localizado no lobby do Hotel Fasano Rio de Janeiro, não seria diferente: a célebre tradição gastronômica da família se faz presente. Sob o comando de Rogério Fasano, o chef Paolo Lavezzini – importado diretamente da Enoteca Pinchiorri, em Florença – rege a cozinha com maestria.

01/09/2014 - Rio de Janeiro - RJ - Guia dos Guias de Amaral e Boni - Fasano Al Mare - Foto de Berg Silva / Studio Bs
Fasano Al Mare – Acervo Guia Boni & Amaral / Rara Cultural (Berg Silva)

O cardápio passeia pelos aspectos diversos aspectos da culinária mediterrânea, com foco especial em peixes e frutos do mar, como o nome já diz. Além do almoço e jantar, no salão agradável terraço serve-se diariamente café-da-manhã.

Para quem quer um evento mais privê, o restaurante oferece também um ambiente separado, circundado por cortinas de linho branco, para eventos com até 50 convidados. Uma mesa escandinava sob o maravilhoso lustre de Murano acomoda até 14 pessoas para almoços e jantares. Puro glamour!

Av. Vieira Souto, 80 – Ipanema
Tel.: 3202-4000
www.fasano.com.br

Uma tarde na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa
O palacete é de uma beleza ímpar. A construção de 1920 é fruto de uma história de amor: foi presente de um homem apaixonado para sua esposa. E ele caprichou! Encomendou o projeto para um arquiteto francês e mandou vir da Europa todas as peças de acabamento e decoração. Após ser tombado pelo Departamento Geral do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura e comprado pelo educador e antiquário Carlos Alberto Serpa de Oliveira (que deu o nome da mãe dele ao palacete), o local virou uma casa de arte e cultura.

Julieta bar - Divulgação
Julieta Bar – Divulgação

Para quem quer passar uma tarde agradável, a Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa tem muitas opções. Começando pelo Chá da Tarde Musical. Como forma de promover um chá diferente, integrando lazer e cultura, com uma mensagem ao mesmo tempo lúdica e prazerosa, as peças são encenadas pelos atores da Companhia de Teatro Julieta de Serpa. O JClub, anteriormente denominado Paris Show, também é uma excelente opção! O piano bar oferece sempre uma boa música, é claro! E como não passar no Julieta Bar?  O bar que é referência nacional e internacional e é reconhecido por suas premiações possui uma carta de drinques que ultrapassa as fronteiras do Brasil e já tem fama consolidada no Chile, no Peru e na Argentina. Merece um brinde!

E se precisar de privacidade e discrição, anexo ao Paris Gastrô, o Privé é um ambiente que permite, para até 16 convidados, um atendimento diferenciado e um cardápio especial, elaborado de acordo com o desejo do cliente. O espaço reservado e elegante apresenta uma decoração clássica que dá mais charme a encontros de negócios e pequenas comemorações sociais. Instalado na antiga varanda do palacete, que teve sua arquitetura inspirada no Petit Trianon, a sala é decorada no mais requintado estilo francês Regence, transição do século XVIII para o século XIX. C’est chic!

Praia do Flamengo, 340
Tel.: 2551-1278
julietadeserpa.com.br

Festa de Halloween no Copacabana Palace
Doces ou travessuras? Os dois! As bruxas estarão soltas no Copa! Mas somente as bruxas boazinhas e muito elegantes. Nesse sábado Copacabana voltará seus olhares para o luxuoso hotel e a festa em comemoração ao Halloween (tradição norte-americana). Organizada pelos promoters Carol Sampaio e Michel Diamant, é a primeira vez que o Belmond faz uma festa de Dia das Bruxas. A promessa é uma decoração de arrepiar, com muitas velas, teias de aranha, esqueletos e morcegos pelos salões. Os drinques serão poções mágicas (feitos com gelo seco para dar aquele clima). Para garantir a diversão, a trilha sonora será dos Dj’s Papagaio, Rapha Lima e Giordanna Forte.

Belmond Copacabana Palace em noite de lua cheia - Divulgação
Belmond Copacabana Palace em noite de lua cheia – Divulgação

O ideal é entrar no clima e ir a caráter, mas se quiser seguir a regra do pretinho básico também está valendo. Dentro da festa terá um estande fazendo maquiagens temáticas nos convidados. É para soltar todas as feras que existem em você e cair na gandaia! Com muita classe, claro.

Ingresso inteira (3º lote): 300,00
Para mais informações e compra de ingressos, clique aqui!

Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana
Tel.: 2548-7070
belmond.com/Copacabana

RIO LOW

Almoço no Aconchego Carioca
Toda carioquice da chef Kátia Barbosa, cheia de jogo de cintura, vai parar – que delícia! – na comida dela. O Aconchego Carioca é o berço dos lendários bolinhos de feijoada e de outros quitutes que reinventaram o conceito de gastronomia popular carioca. A comida é dos deuses, com pérolas como os camarões na moranga e o baião de dois. A carta de cervejas artesanais tem mais de 150 rótulos. A casa conseguiu transformar a Praça da Bandeira em polo gastronômico. A comida deliciosa e o clima descontraído ajudam a ficar horas por lá sem nem ver o tempo passar. Uma verdadeira delícia!

O clássico bolinho de feijoada - Acervo Guia Boni & Amaral / Rara Cultural (Berg Silva)
O clássico bolinho de feijoada – Acervo Guia Boni & Amaral / Rara Cultural (Berg Silva)

Rua Barão de Iguatemi, 379 (mas em breve se mudará para uma outra casa na mesma rua) – Praça da Bandeira
Tel.: 2273-1035
www.aconchegocarioca.com.br

Tarde na Feira dos Yabás
A Feira das Yabás reúne boa música e boa gastronomia em Oswaldo Cruz, mais especificamente na Praça Paulo da Portela. O evento, idealizado pelo sambista, cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, é gratuito e acontece no segundo domingo de cada mês. Ao todo são 16 barracas. As comandantes de cada uma são matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais do bairro, que apresentam suas delícias e não deixam a culinária negra carioca cair no esquecimento.

É claro que a Velha Guarda da Portela não poderia ficar de fora: entre outras barraqueiras, Tia Surica oferece mocotó e aipim com carne-seca e Dona Neném, a mais velha das tias, prepara rabada com batata, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca.

Teresa Cristina se apresenta na Feira das Yabás - Divulgação
Teresa Cristina se apresenta na Feira das Yabás – Divulgação

A boa comida fica por conta das barraqueiras. E a boa música? Alguma dúvida que vem das rodas de samba? Comandadas por Marquinhos de Oswaldo Cruz, trazem um ou mais convidados em cada edição. Tem coisa melhor do que boa comida embalada por um bom samba?

Praça Paulo da Portela – Oswaldo Cruz
facebook.com/feiradasyabasoficial

Chope com galeto no Sat’s
Aqui as atrações são muitas. Vão desde escolher entre os molhos de limão, alho ou laranja – ou ainda um que mistura os três –, o tenro franguinho na brasa, a simpatia dos donos Sérgio e Elaine e a inconfundível carta de cachaças com mais de 400 rótulos. E se não bastasse tudo isso, o Galeto Sat’s funciona até quase de manhã porque, segundo os donos, não existe hora certa para ser feliz entre amigos, comer e beber com qualidade na mesa de um bar. Tem como não seguir a filosofia deles? Só de ler já dá vontade de correr para o Galeto Sat’s (seja de Botafogo ou Copacabana) e pedir um chope gelado e um galeto no capricho!

Divulgação
Galeto e chope: mistura carioca no Sat’s – Divulgação

Rua Barata Ribeiro, 7d – Copacabana
Tel.: 2275-6197
Rua Real Grandeza, 212 – Botafogo
Tel.: 2266-6266
facebook.com/galetosats

Noite no Baródromo
Se “Sambódromo”, o termo cunhado por Darcy Ribeiro a partir da junção de “samba” com o sufixo “dromo”, significa “lugar para correr o samba”, o nome desse bar já diz tudo. É o lugar para correr tudo o que temos direito no bar: cerveja gelada, petiscos deliciosos e o bom e velho samba!

O Baródromo é o primeiro bar temático com o tema do Carnaval carioca. Para completar, fica no bairro que é o reduto da boemia: a Lapa. Se você achava que não dava para ser mais carioca da gema, o Baródromo arranjou um jeito: o Cabaret do Milton!

Milton-cunha-1
Milton Cunha no Baródromo – Divulgação (Berg Silva)

Sim, é desse Milton mesmo que estamos falando: o Cunha! O Cabaret do Milton é um espetáculo com a cara dele. Mistura samba, carnaval, circo e poesia e é a atração do Baródromo. Com quatro horas de duração, o show tem 21 artistas no elenco e é marcado pela irreverência e bom humor do carnavalesco, que comanda e dirige o espetáculo, é claro! A cereja do bolo? Hoje (26/10) o Cabaret recebe o Salgueiro como convidado.

É para sambar e cantar até de manhã!

Ingresso antecipado: 30,00
Para maiores informações, clique aqui!

Local: Rua do Lavradio, 163 – Lapa
Tel.: 2504-5754
facebook.com/barodromo
www.barodromo.com.br