Por Laura Souza

Que tal começar a semana com um passeio diferente? O Rio é sol, é mar, é natureza… mas também é cultura. E cultura também pode ser diversão – para os grandes e para os pequenos.

O Rio Book passeou pela Cidade Maravilhosa e fez um roteiro cultural especial. Embarque nessa viagem!

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Ex-Africa traz para o público (e para o CCBB) pela primeira vez um grande e essencial panorama da arte contemporânea do continente e da identidade da África moderna, em um momento em que sua herança cultural volta a ganhar evidência mundialmente.

Com curadoria de Alfons Hug, a exposição apresenta a recente produção de 18 artistas jovens reconhecidos internacionalmente, vindos de oito países africanos. Ao time se juntam dois artistas afro-brasileiros: Arjan Martins e Dalton Paula, promovendo a reflexão da herança do continente africano para a formação da identidade brasileira.

exafrica1

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro

Tel.: 3808-2020

Visitação: até 26 de março, de quarta a segunda, das 9h às 21h – Entrada gratuita

www.culturabancodobrasil.com.br

 

Centro Cultural Correios

O nome da exposição já diz tudo: A Cara do Rio. A mostra, que começou em 2003 reunindo apenas 25 artistas, comemora 11 edições agora com 90 trabalhos que traduzem a visão metalinguística de uma cidade observada através de si própria.

O público poderá apreciar pinturas, fotografias, esculturas monumentais, instalações, cerâmicas e ocupar a área externa entre o prédio do Centro Cultural Correios e o da Casa Franca Brasil, onde está a obra da escultora carioca Marina Vergara.

Com um olhar esperançoso, o curador da mostra, Marcelo Frazão, diz que o objetivo da exposição é “resgatar a auto estima do carioca, que há anos vem se desgastando”.

Centro_Cultural_CorreiosIMG_0252

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro

Tel.: 2253-1580

Visitação: até 22 de abril, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h – Entrada gratuita

https://www.correios.com.br/sobre-correios/educacao-e-cultura/centros-e-espacos-culturais-dos-correios/centro-cultural-rio-de-janeiro

 

AquaRio

Com estrutura para visitação pública de nível internacional, o aquário marinho que já um sucesso entre seus visitantes veio para coroar a paixão pelo mar que habita o coração de cariocas e turistas que passeiam pela cidade.

Com 26 mil m² e 4,5 milhões de litros de água, é o maior Aquário Marinho da América do Sul e suporta até 8 mil animais de 350 espécies diferentes em exposição. Diversas atrações, tanques grandiosos e toda a infraestrutura necessária proporcionam um entretenimento educativo e divertido.

Para fechar o verão com chave de ouro, o AquaRio está fazendo uma promoção para quem quiser aproveitar as terças para conhecer a vida marítima. A entrada com preço especial pode ser adquirida pelo site ou na bilheteria. Não tem como não mergulhar nessa, né?

Aquario Peixe-Leão

Praça Muhammad Ali – Gambôa

Tel.: 3613-0700

www.aquariomarinhodorio.com.br