Por Laura Souza

Um dos maiores points do Carnaval carioca está de volta com força total! Para preencher o final do ano de 2017 com muito samba, pagode e cultura popular e já preparar o ‘esquenta’ para o Carnaval do ano que vem, o Terreirão do Samba reabre neste domingo (5/11).

Entrada do Terreirão do Samba
Entrada do Terreirão do Samba

Localizado na Praça XI, pertinho do Sambódromo, o berço do samba foi reformado recentemente e agora conta com um espaço para 16 mil pessoas por noite de evento. E para suprir a demanda de todos esses foliões, ganhou 35 quiosques e uma estrutura fixa de 75 banheiros bem posicionados para dar todo o conforto necessário para a noite ser só de muito samba e diversão.

Além disso, a reforma da Prefeitura do Rio também trouxe melhorias para o centro das atenções. O famoso palco João da Baiana recebeu uma cobertura em formato de concha e quatro camarins para os artistas se sentirem em casa. A Prefeitura seguiu todas as normas de acessibilidade e fez, ainda, mudanças que garantiram uma boa circulação e mais segurança, como nova pavimentação, iluminação cênica, elementos decorativos e instalações elétrica, hidráulica e sanitária e prevenção contra incêndio.

Obras no reduto do samba
Obras no reduto do samba

 

Conforme disse Ricardo Amaral em recente artigo na Folha de São Paulo,

“Um dos espaços mais importantes da cultura popular, o Terreirão do Samba estava parado. Agora, através de uma parceria público privada, reabrimos o espaço, que terá durante o ano inteiro uma programação de samba, o mais carioca e brasileiro dos gêneros musicais.”

Para celebrar essa volta triunfal às terras cariocas, o palco a céu aberto mais popular do carnaval do Rio trará ninguém menos que o mestre Jorge Aragão para o show de reabertura. Além do sambista, a Roda das Rodas, grande encontro de 40 rodas da cidade, celebrará o Dia Nacional da Cultura em grande estilo. O evento, com entrada gratuita, começa às 15h nesse domingo (5/11).

Jorge Aragão fará o show de reabertura
Jorge Aragão fará o show de reabertura

Como o nome já diz, o Terreirão do Samba é um equipamento cultural voltado para a preservação do Samba e da cultura popular. E é exatamente isso que será feito em sua nova versão: valorizar o samba e os sambistas, resgatando a história e a simbologia desta região, tão importante para o ritmo que é a cara da cidade.

Terreirão: preservação do Samba e da cultura popular
Terreirão: preservação do Samba e da cultura popular

A agenda de eventos promete! As atrações incluem Leci Brandão, Samba do Trabalhador (em uma apresentação muito especial no Dia Nacional do Samba, dia 2 dezembro) e happy hours em todas as sextas de novembro e dezembro. Para 2018, o calendário começa já no dia 1º de janeiro com um mega show que vai aquecer os tamborins para a programação do Carnaval – que começa logo depois, em fevereiro. Comemorando os 100 anos do Cordão do Bola Preta, o Bloco e sua madrinha, a cantora Maria Rita, vão animar o palco do Terreirão provando que “lugar quente é na cama ou então no Bola Preta”.

Samba do Trabalhador agitará o palco do Terreirão em dezembro
Samba do Trabalhador agitará o palco do Terreirão em dezembro

É para sambar até de manhã!

Informações do Local:

Rua Benedito Hipólito, 66 – Centro

2088-1955


Reabertura: Domingo (5/11), às 16h