Por Laura Souza

Muitas são as formas de desbravar a Cidade Maravilhosa. Porém, ao explorá-la a pé muitos detalhes que ficam escondidos se revelam e encantam cariocas e turistas que se propõem a conhecer melhor o nosso Rio.  

E foi exatamente pensando nesses detalhes, na beleza e na riqueza histórica e cultural carioca que o charme da Belle Époque será o mote de um passeio incrível. A ideia é caminhar pela região que foi profundamente transformada no início do século XX para se tornar a Paris dos trópicos.

O roteiro começa na famosa Cinelândia, centro da grande reforma urbana encomendada que passou a ser conhecida como “Reforma Pereira Passos”. Lá é possível contemplar os mais importantes exemplos da arquitetura eclética francesa já construídos no Rio e entender, através da explicação do responsável pela visita guiada, os motivos que levaram Rodrigues Alves a encomendar tantas alterações na então capital do Brasil.

Da Cinelândia a caminhada segue para a Avenida Beira Mar, que já foi chamada de “Avenida mais bela do mundo”, para uma aula sobre as grandes obras para a Exposição Universal. De lá para a bela Praça Paris, herança simbólica e importante da época em que o Rio namorava a capital francesa.

Calce o tênis, coloque um chapéu e pegue a garrafinha de água. E boa viagem no tempo!

Informações do Local:

Ponto de encontro: Praça Floriano, S/N – Centro (em frente ao Theatro Municipal)

99177-1072

Domingo (14/01), encontro às 15h