Por Laura Souza

Além das promessas que todo mundo faz na virada do ano, janeiro sempre começa com aquele clima de uma alimentação mais leve e de explorar coisas novas. O Rio Book seguiu essas duas propostas e fez um roteiro com um tipo de gastronomia que começou parecendo ser apenas uma modinha, mas se firmou, conquistou seu lugar e hoje é uma paixão carioca: a culinária japonesa!

É bem verdade que ainda tem gente que torce o nariz para o famoso “peixe cru”. Mas o Rio Book adverte: existem várias outras delícias que podem (e provavelmente vão!) conquistar o paladar dos mais exigentes comensais. Aproveite o comecinho de 2018 e aventure-se! E para aqueles que já são fãs, que tal curtir um almoço ou jantar muito gostoso sem ficar com aquele peso na consciência depois?

Hashis a postos? Vamos ao roteiro!

 

Shin

Designado pelo governo do Japão como embaixador da culinária nipônica no Brasil, Shin Koike veio de São Paulo para revelar, no Vogue Square, o seu trabalho autoral e criativo, mas absolutamente fiel às suas raízes. Tudo isso em um ambiente delicioso, que recentemente foi todo repaginado por André Piva. Junto com essas mudanças, vieram também alterações no cardápio e no nome. O chef, que veio até morar em terras cariocas para se dedicar integralmente ao restaurante, democratizou a sua cozinha e mudou o nome do estabelecimento para “Shin”. E está fazendo sucesso no Vogue, o novo point da Barra da Tijuca. Vale (muito!) a visita!

Shin Koike, Vogue Square

Avenida das Américas, 8.585 – Barra da Tijuca

Tel.: 3030-9092

www.shinkoike.com.br

 

Sushi Leblon

O Rio chique, artístico e badalado já passou por aqui. E ainda passa… Com mais de 30 anos de sua abertura, o Sushi Leblon continua sendo um caso de amor para quem frequenta a rua Dias Ferreira, hoje a mais concorrida e festejada passarela gastronômica do Leblon. Muito antes disso, porém, esse simpático restaurante de culinária japonesa já atraía uma turma e tanto, em busca dos seus peixes trabalhados de forma bem criativa, com a consultoria do craque paulista Jun Sakamoto. Tudo é muito gostoso e com pitadas surpreendentes: a melhor pedida para acertar em cheio!

sushi leblon

Rua Dias Ferreira, 256 – Leblon

Tel.: 2512-7830

www.sushileblon.com

 

Mee

O oriental do Copacabana Palace é o mais falado da cidade, principalmente depois de confirmar a estrela Michelin, conquistada já na primeira edição do guia no Brasil. O menu pan-asiático, de fato, empolga. O interessante no Mee é aventurar-se a sentar nas poltronas altas, junto ao balcão, e acompanhar o preparo dos pratos frios de várias origens, especialmente japonesa, desse que estabeleceu um novo patamar da cozinha asiática no Rio. A comida, além do ambiente – em tons de vermelho, muito elegante –, é realmente diferenciada e nos convida a caminhos do Oriente que conhecemos pouco. Vale a pena se deixar levar pelo menu proposto e conhecer sabores nunca antes experimentados nessa verdadeira viagem gastronômica.

mee

Avenida Atlântica, 1.702 – Copacabana

Tel.: 2548-7070

www.copacabanapalace.com.br

 

Ten kai

A confortável casa de dois andares oferece tatames em ambientes reservados e um salão de linhas sofisticadas, com imagens de máscaras de Kabuki atrás do sushibar onde clássicos nipônicos são preparados com o mesmo entusiasmo que criações mais contemporâneas. Os cozinheiros japoneses – ou filhos de – garantem a autenticidade da casa, que está sempre com seu menu repleto de iguarias, muitas delas importadas diretamente da Terra do Sol Nascente.

Além de especialidades mais conhecidas, como os sushis e sashimis, há sempre ingredientes raros de se ver por aqui – e vale perguntar por eles. O vasto menu merece ser explorado. E a ótima carta de saquês também!

Rua Prudente de Morais, 1.810 – Ipanema

Tel.: 2540-5100

www.tenkai.com.br

 

Gurumê

O nome já diz a que esse restaurante veio: gurumê significa “gourmet” em japonês. A cozinha oriental contemporânea traz o conceito japa fusion com toques de sofisticação. É, simplesmente, um dos maiores fenômenos gastronômicos da cidade, servindo comida japonesa de qualidade e com uma ótima relação custo-benefício. Não à toa ganhou o selo Bib Gourmand do Guia Michelin 2016. A decoração é um capítulo à parte! Para dar uma ideia: um túnel de madeira em formato de onda compõe o ambiente e atraiu até mesmo a atenção da renomada revista americana Wallpaper.

Uma cozinha mais do que caprichada e um ambiente descontraído e aconchegante. A mistura ideal entre sofisticação e qualidade!

gurumê

Fashion Mall: Estrada da Gávea, 899 – São Conrado

Tel.: 3324-4290

Rua Aníbal de Mendonça, 132 – Ipanema

Tel.: 2540-7065

Shopping Tijuca: Av. Maracanã, 987 – Tijuca

Tel.: 2567-5092

www.japagurume.com.br

 

Manekineko

O tradicional restaurante com a logo do gatinho japonês acumula filiais e fãs pelo Rio de Janeiro. Com a cara da cidade e seis restaurantes com ambientes modernos, o Manekineko é leve, descontraído e acolhedor. O cardápio varia entre opções tradicionais e novidades da culinária nipônica, sendo exclusivo e com um toque de sofisticação e modernidade. Foi dessa combinação que surgiu o queridinho dos amantes de um bom japa: o Monte Fuji (foto). O prato com doze peças é um empanado de farinha de mandioca, com recheio de atum, salmão, camarão e cream cheese, servido intercalado com fatias de laranja, lima-da-pérsia e limões siciliano e taiti. Um sabor para ser compartilhado!

Manekineko - Monte Fuji

Rua Voluntários da Pátria, 446 – loja 1 e 2 A – Cobal Humaitá

Tel.: 2537-1031 / 2537-1510

 

Estrada da Barra da Tijuca, 1636 – Bloco E, Lojas A e B – Itanhangá Center

Tel.: 2492-2442 / 2492-1168

 

Avenida Ayrton Senna, 2.150 – entre os blocos F e H – Casa Shopping

Tel.: 2431-6935 / 2431-6974

 

Rua Dias Ferreira, 410 – Leblon

Tel.: 2540-6981 / 2540-7424

 

Rua Barão da Torre, 472 – Ipanema

Tel.: 2523-0300 / 3202-2674

 

Avenida Dom Helder Câmara Nº 5080 – Lj 4407 – Pátio, 2° piso – Cachambi – Norte Shopping

Tel.: 2596-4070 / 3271-8137

www.manekineko.com.br