Por Laura Souza

O novo sistema de visto eletrônico já está dando frutos para o turismo do Rio de Janeiro. Facilitando a entrada de turistas dos EUA, Japão, Canadá e Austrália, o e-visa surpreendeu até as projeções mais otimistas.  

O primeiro balanço feito pelo Ministério das Relações Exteriores após a adoção da medida comparou os primeiros 15 dias de fevereiro desse ano com o mesmo período de 2017 e concluiu que o aumento foi de 70% nos pedidos de visto dos Estados Unidos. No Japão, o aumento foi de 26%; e na Austrália, 57%. O Canadá teve o menor índice, com apenas 4%. Mas não é porque os canadenses não estão querendo trocar o frio de lá pelo calor carioca, mas porque o Canadá é o único país onde ainda não foi realizada nenhuma ação especial de divulgação desde a concessão do visto eletrônico. Mas a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) trabalhará nesse sentido nos próximos meses. Ou seja, serão esperados mais canadenses nas tropicais terras cariocas.

Responsável pela promoção do Brasil no exterior, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, comentou que apesar de sempre acreditar no sucesso da iniciativa ficou surpreendido de forma positiva com a rápida resposta dos mercados emissores.

“Quando estivemos em Nova Iorque para fazer o lançamento para o mercado norte-americano, acompanhados do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e do embaixador do Brasil nos EUA, Sérgio Amaral, ouvimos dos líderes do trade daquele país que esperavam contar com o dobro de turistas em direção ao Brasil em poucos anos. Mas esse primeiro balanço foi fantástico. Indicam que essa meta pode até ser ultrapassada”, declarou Vinicius Lummertz.

O balanço também apontou um dado muito importante: o visto eletrônico está com grande aceitação. Isso está sendo perceptível em todos os consulados brasileiros, onde o processo já é uma realidade, mas onde também é possível optar pelo método tradicional (procurar o consulado, encaminhar os documentos e aguardar o chamado). Ao saber da nova possibilidade (e da praticidade!) do e-visa (feito pela internet ou aplicativo, de qualquer lugar e com tempo de resposta menor que 72 horas) os turistas aproveitam a oportunidade para aderir à nova tecnologia! Na Austrália, onde a inciativa está implantada desde novembro, 98% dos vistos já são emitidos pela internet. Nos EUA, o novo método já foi escolhido por 65% dos turistas; no Canadá, 72%; e no Japão, 33%.

E a novidade: e-visa para turistas chineses! O sucesso do e-visa está fazendo com que o presidente da Embratur queira expandir os horizontes, abrindo para a China a possibilidade de solicitar o visto eletrônico. Uma forma mais rápida e prática para incentivar a vinda dos visitantes do outro lado do mundo para a Cidade Maravilhosa!

“Não podemos deixar passar essa oportunidade. Está claro que o turista estrangeiro busca países onde encontra facilidades como o visto. A China tem um potencial enorme. São 130 milhões de chineses viajando anualmente pelo mundo. Pouco mais de 50 mil vem para o Brasil. Temos natureza, cultura, gastronomia. Mas é preciso facilidades para o visto de entrada, maior conectividade e voos mais baratos” destacou Lummertz.

O Rio Book já adianta suas boas-vindas a todos os turistas – estrangeiros e brasileiros – que elegerem o Rio como seu destino. Aproveitem a estadia, as nossas belezas, a nossa hospitalidade… e o portal, é claro!